Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
E VIVA CERVANTES
Lasana Lukata



Um amigo apaixonou-se por uma mulher, mas virou um drama porque ambos eram diferentes: ele servente, aluno e pertencente à classe E, e ela, professora e da classe B, disse a ele isso (o amor nem sempre vence qualquer barreira), puxou a linha do tempo no quadro e foi mostrando que nos textos sagrados, muito antes de Cristo, já se dizia, andarão dois juntos se não estiverem de comum acordo? Entrou em Ovídio que disse: Si qua voles apte nubere, nube pari (Se queres casar bem, casa com teu igual) e os latinos acompanhavam com o seu provérbio: Dissimilia non deberi conjugi (Desiguais não devem casar). Eu mesmo me apaixonei por uma moça torcedora do Botafogo. Só vivo me apaixonando, perdi a conta, outrora era uma do Vasco. Em tese não temos nada a ver um com o outro porque torço pelo Fluminense, mas já é certo que existe harmonia nos contrários, vejam, de Deus, a Luz, saiu o Diabo, Trevas e do PTREVAS saiu o PSOL. A vida tem disso: umas vezes da luz sai as trevas, outras vezes das trevas sai a luz. Ora, não dizem que Botafogo e Fluminense é o Clássico Vovô? Então temos algo em comum: gostamos de vovôs. Parece que a felicidade só transita entre os iguais, mas basta a semelhança para se dar bem? A professora do meu amigo casou com um empresário da classe B, mas só vive chorando pelas ruas dos maus tratos. A felicidade não está numa classe. E a própria vizinha dela disse que há mulheres que gostam de sofrer. Eu, como meu amigo, que mora num bairro da classe E, não vou discordar, nesse caso, da vizinha e psicóloga classe B cuja parede é geminada à da professora classe B. Mas continuemos a linha do tempo que a professora deixou iniciada. Ela não citou Cervantes que em Dom Quixote também deixou o seu “Cada ovelha com sua parelha”. Poderia diversificar para a sétima arte no filme, ...E o Vento Levou, que a visão continuaria. No drama, a namoradeira Scarlett O’Hara ama Ashley Wilkes, mas este lhe diz que eles são diferentes e que vai casar com a sua prima Melanie Hamilton porque eles são iguais, gostam dos mesmos livros... Scarlett é filha de fazendeiro e é ensinada a amar a terra. Note-se que o autor coloca Scarlett com dois Tês e no filme, correndo por fora vem o renegado capitão Rett Butler, apaixonado por ela, porque sendo mais velho, percebe que ela tem um caráter igual ao dele, também tem dois Tês no nome e na alma: Rett. E casa-se com ela. O espiritual e platônico Ashley Wilkes, não pode se misturar com a Terra de Scarlett. Cada ovelha com sua parelha, Scarlett forma com Rett o casal Terra-Terra, mas não posso contar o filme todo porque isso é crônica e a moça do computador já está avisando que os meus créditos estão acabando e desejo falar de outro drama, Era uma Vez na América, onde Deborah e David Aaronson formam o par romântico no filme, mas ao longo do relacionamento David percebe que ela é ambiciosa quando diz que quer chegar ao topo, quer ser atriz. “Você é igual ao Max e talvez por isso se odeiem”, diz David (Robert De Niro). Max é o grande amigo de David que tem um grande sonho, o maior de todos, o topo: roubar o Banco Federal. Cada ovelha com sua parelha, Deborah deixa David e mais tarde formará casal com o semelhante Max. A linha do tempo já vem riscando os céus dos nossos dias e com o ogro Shrek não vai ser diferente: a princesa Fiona fica feiona para poder fazer par com ele, não é cada ovelha com sua parelha?! Ogro só pode com ogro. É a regra. Não sei de quem! E as linhas dessa crônica estão acabando. No máximo 45. Tenho que fazer a linha do tempo cair em algum lugar da terra. Como não é só no amor que os iguais se atraem. O que você acha? Deixemo-la cair e terminar lá em Brasília, na cúpula do Senado Federal, a sua trajetória, aonde os políticos no Conselho de Ética vem procurando para o Presidente do Senado Federal, para conduzir o seu processo de quebra de decoro parlamentar, um relator. Relator semelhante. E viva Cervantes. Cada ovelha com sua parelha.
                         


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 52893


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LASANA LUKATA
Artigos Pagliarin e a Língua Portuguesa LASANA LUKATA
Ensaios prudentes como as serpentes, simples como as pombas LASANA LUKATA
Ensaios Rodas emperradas LASANA LUKATA
Artigos A emoção nos peitos de Olenka LASANA LUKATA
Crônicas Fanini, Juanribe Pagliarin, Guilhermino Cunha e Cia. LASANA LUKATA
Crônicas De mãos vazias LASANA LUKATA
Crônicas Jato Sólido LASANA LUKATA
Crônicas A estufa não está vazia LASANA LUKATA
Crônicas Tony Maneiro: O vampiro de Meriti Lasana Lukata

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56746 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55821 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55013 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54873 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54745 Visitas

Páginas: Próxima Última