Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Escravos de Sua Própria Carne
John Macarthur

Por John MacArthur

Nós ainda somos "de carne", e portanto nosso corpo físico se deteriora e morre. O micróbio da morte habita em nós. Por causa da maldição do pecado, começamos a morrer logo que nascemos.

Para os cristãos, entretanto, há mais para esta vida terrena do que a morte: "Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça" (Rm 8.10). Em outras palavras, o corpo do homem está sujeito à morte (já está morrendo) por causa do pecado, mas o espírito do crente está vivo em Cristo. A vida eterna é a nossa possessão presente. Embora o corpo esteja morrendo, o espírito já está dotado de incorruptibilidade.

Aqui a palavra "corpo" se refere claramente ao corpo físico (não o princípio da carne), e a expressão "morte" fala da morte física. Perceba que os versos 10 e 11 usam a palavra "corpo" (soma) em vez de "carne" (sarx) — palavra que Paulo usou nos nove primeiros versículos. Dessa maneira, ao contrastar "corpo" com "espírito", ele não deixa dúvidas quanto ao seu significado. No versículo 10, o "espírito" é vida, refere-se ao espírito humano, à parte espiritual do nosso ser. O corpo pode estar morrendo por causa do pecado, mas o espírito do crente está totalmente vivo e progredindo por "causa da justiça" — porque somos justificados e portanto já "passamos da morte para a vida" (Jo 5.24). Aqui Paulo está simplesmente dizendo o que também disse aos Coríntios: "Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia" (2Co 4.16).

De fato o Espírito que habita em nós também promete "vida para nosso corpo mortal" numa ressurreição futura com o corpo glorificado (Rm 8.11).

O que Paulo quer dizer é que o corpo, sem o Espírito de Deus, não tem futuro. Está sujeito à morte. Portanto, não temos obrigação em relação ao lado mortal do nosso ser: "Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis" (Rm 8.12, 13). Aqui Paulo usa a palavra sarx ("carne") no sentido de "princípio pecaminoso" — e a compara com "os feitos do corpo". Se você vive de acordo com a carne — se vive em resposta aos impulsos pecaminosos — você "deve morrer".

Paulo está mais uma vez traçando os pontos de distinção, tão clara-mente quanto possível, entre os cristãos e não-cristãos. De forma nenhuma ele está alertando os crentes quanto ao perigo de perda da salvação se viverem segundo a carne. Ele já mostrou que o verdadeiro cristão não vive e nem pode viver segundo o princípio do pecado (vs. 4-9). Além disso, Paulo iniciou o capítulo 8 com a afirmação "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (8.1). Ele terminará o capítulo com a promessa de que nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (vs. 38,39). Um alerta sobre a possibilidade de queda contradiria o propósito da sua carta.

Paulo simplesmente estava reiterando o que disse por diversas vezes em suas epístolas no Novo Testamento — que aqueles que têm vida e coração totalmente carnais não são verdadeiros cristãos. Eles já estão mortos espiritualmente (v. 6) e, a não ser que se arrependam, estão condenados à morte eterna. Enquanto isso, a vida deles na terra é um tipo de servidão horrorosa ao pecado. São escravos da sua própria carne, constrangidos a suprir seus desejos sensuais.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Comentário dos livros do Velho Testamento:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Comentário do Novo Testamento:
http://livrono.blogspot.com.br/

Mensagens:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/

Escatologia (tempo do fim):
http://aguardandovj.blogspot.com.br/


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52806


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Escravos de Sua Própria Carne John Macarthur
Artigos O Declínio da Pregação Contemporânea John Macarthur
Artigos O perigo da Pregação Superficial John Macarthur
Artigos Evolução e Ética John MacArthur
Artigos Definindo Discernimento John MacArthur
Artigos Abordagem não Doutrinária em Busca da Relevância John MacArthur
Artigos Muito Mais que Um Pregador John MacArthur
Artigos Continuaremos no pecado? John MacArthur


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68997 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56749 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55823 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55077 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55019 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54876 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54783 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54749 Visitas

Páginas: Próxima Última