Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SORTEIO FALSO
Rubemar Costa Alves

Aceitei colaborar num centro cultural de localidade – como dizer sem magoar? – “menos favorecida...” com palestras para a garotada. Temas bem escolares (interessantes e fáceis para mim...), e fui o primeiro nome de ‘professor’ que sortearam. Possível! Dei a palestra. Fui o segundo nome sorteado. Estranho! Dei a palestra. Fui o terceiro nome sorteado... Meu limite é 1 – 2 – 2. Desconfiei e exigi que a organizadora (bonitinha... sem ser ordinária / desculpe, NELSON RODRIGUES) despejasse a sacola do sorteio - só havia o meu nome. Bom, se a primeira palestra tivesse saído ruim, não me repetiriam. Ou EU a seduzi e hipnotizei?!...
PALESTRA 1: FERROVIA AINDA VITORIOSA (com lindas projeções a cores)
A primeira linha de trem foi a Estrada de Ferro Mauá, em 1854, e durou até os anos 60.
Os trens turísticos ainda fazem sucesso no Brasil, na carona das várias atrações ecológicas e naturais do nosso país. Há antigas e conhecidas linhas, como por exemplo a do Corcovado, no Rio de Janeiro, e a da Inconfidência, locomotiva “Maria Fumaça”, fabricada há mais de cem anos, ligando São João Del Rei a Tiradentes, cidades históricas de Minas Gerais. Não sei se já instalaram o Trem do Pantanal (projetado há cerca de 10 anos) entre Campo Grande e Corumbá, em Mato Grosso do Sul... Também como sonho de governante o Ouro Preto-Mariana, em Minas Gerais, o Madeira-Mamoré, em Rondônia, o Rio-Petrópolis (extinto há anos) e outros ao longo do Brasil. De um total de 19 linhas instaladas, 15 são efetivas e 4 sazonais, ligadas a grandes datas, como por exemplo o Trem Do Frevo, que em fevereiro sai em Recife, e o Trem do Forró, durante as festas juninas, que liga Campina Grande e Galante, na Paraíba. No Rio, o Estrada de Ferro Corcovado, inaugurada em 1884, a primeira exclusivamente turística, e a que recebe o maior número de passageiros; em São Paulo, 47 quilômetros entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão (era um simpático trenzinho vermelho, visto na neblina, e a população ‘pulou’ e esbravejou com uma nova cor cinza... – havia no trem, não sei se conservaram, estátuas de barro dos personagens de Monteiro Lobato, pois o Sítio do Pica-Pau Amarelo é em Taubaté, mesma região); e no Rio Grande do Sul, 48 quilômetros do Trem da Uva, na Serra Gaúcha.
          Garotada sedenta de carinho (e EU???) gostou muito. Nada recebi e ainda paguei refrigerante para todo mundo. Uns quarenta ‘sedentos’, pode? (Segredo: Fui menino de cinema gratuito no paredão da igreja católica. Muita saudade!)
FONTE:
“Ferrovias turísticas mesclam ecologia e cultura” – Jornal O GLOBO, Rio, 11/12/05.

                   F I M



Biografia:
PARVUS IN MUNDUS EST. (O MUNDO É PEQUENO DENTRO DE UM LIVRO) Ser dedicado, paciente, ousado, crítico, desafiador e sobretudo enlighned são adjetivos de um homem cosmopolita que gostaria de viver mais duzentos, ou quem sabe trezentos anos para continuar aprendendo e ensinando. Muitos de nós acreditam que uma vida de setenta, oitenta anos é muito longa, contudo refuto esse pensamento, pois estas pessoas não sabem do que estão falando. Sempre é tempo de aprender, esquadrinhar opiniões, defender, contestar ou apoiar teses, seguir uma corrente filosófica (no meu caso, a corrente kantiana), não necessariamente crer num ser superior, mas admirar e respeitar quem acredita nele. Entender a diversidade de costumes e culturas denominados de forma polissêmica nas diferentes partes do mundo, falar um ou dois idiomas, se perguntar o porquê e tentar encontrar respostas para as guerras, a segregação racial, as diferenças étnicas, o fanatismo religioso, o avanço tecnológico, o entendimento político. Enfim, apenas estes temas já levaria uma vida para se ter uma compreensão média. A leitura é o oráculo para estas informações, é ela que torna o mundo cada vez menor capaz de se acomodar nas páginas de um livro. É por isso que se diz que não há fronteiras para quem lê. Atualmente as pessoas confundem Balzac com anti-inflamatório, Borges com azeite, Camilo Castelo Branco com rodovia estadual, Lima Barreto com laranja de determinado município paulista, Aristóteles com marca de carro e por aí vai. Embora, eu tenha dissertado sobre o conhecimento culto, os meus trabalhos publicados aqui demonstram o dia a dia das pessoas comuns narrados através de divertidas e curiosas estórias. Meu público alvo são as mulheres. É para elas que escrevo, pois são elas possuidoras de sensibilidade capaz de entender o conteúdo do meu trabalho.
Número de vezes que este texto foi lido: 52835


Outros títulos do mesmo autor

Contos O REPRODUTOR ANÔNIMO Rubemar Costa Alves
Contos VINUM VITA EST Rubemar Costa Alves
Contos GRAVIDEZ MASCULINA Rubemar Costa Alves
Contos RIMAS EM...ULHO Rubemar Costa Alves
Contos SEQUESTRADINHO... Rubemar Costa Alves
Contos ESPIONAGEM Rubemar Costa Alves
Contos CÁFTENS LITERÁRIOS Rubemar Costa Alves
Contos INICIAÇÃO Rubemar Costa Alves
Contos TERNO E GRAVATA... Rubemar Costa Alves
Crônicas AS PROTAGONISTAS DO 31 DE OUTUBRO Rubemar Costa Alves

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 38.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54740 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54675 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54589 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54454 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54406 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54398 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54351 Visitas
Amores! - 54294 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54290 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54232 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última