Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NO RIO ANTIGO, O BONDE
Rubemar Costa Alves

Era devagar, devagarinho, num tempo de menor pressa, mas sempre chegava ao seu destino.
          Recentemente, as novelas LADO A LADO e JÓIA RARA fizeram saltar o coração saudoso dos usuários ‘daquele tempo’, o tempo do ser feliz ainda sem muita briga e muita bronca. Nunca se escutou falar de violência e matanças envolvendo condutores e passageiros, comuns hoje em dia.      
          Bom, me contaram uma estória. Linha 66, da praça XV, no centro, a Tijuca, menina morava em Catumbi, pegava o bonde no meio do trajeto, chegou atrasada na escola, bateu no portão, o bonde atropelara um burro da carroça de lixo e houve demora na remoção do ‘cadáver’. Pronto, foi educadinha em explicar e falou difícil – não deixaram entrar. “Ótimo!” (ELA teria terríveis-temíveis aulas de educação física, matemática e......... latim.) Num outro dia, bonde atropelou um cavalo do quartel da polícia militar, mesmíssimo local – deixaram entrar! “Ótimo!” (Teve deliciosas aulas de português, inglês e francês!!!)
        Piada carioca de que “tudo na vida é passageiro, menos o cobrador e o motorneiro”.
        Batalhas de confete, namoro começado no bonde e quedas ao descer com o veículo em movimento.
          A menina cresceu, primeiro emprego, resolveu voltar para casa de bonde para ler um livro com calma. Muita gente esperando, mas havia um intervalo entre as pessoas, o bonde dela veio, tropeçou numa trouxa enorme de roupa no chão, caiu, foi xingada por uma lavadeira profissional, custou a levantar e ir junto com a multidão... perdeu “aquele” exato bonde, horário certinho para a radionovela noturna em casa.
          Bondes inspiraram músicas: “Seu condutor”, de Murilo Alvarenga (da famosa dupla Alvarenga & Ranchinho) e Herivelto Martins – “O bonde São Januário”, de Wilson Batista e Ataulfo Alves.
          Quase cem linhas de bonde, delicioso veículo democrático sobre 400 quilômetros de trilhos, desativadas gradativamente até 1967. Numa pesquisa, li que em 1962 havia 600 bondes e um total de 84 mil quilômetros de trilhos em toda a cidade. No Rio de Janeiro, terra do super verão (inverno com média mínima em torno de 15 graus!), eram abertos, cortininhas suspensas e amarradas nos dias sem chuva. Explode, coração: dava para flertar e namorar. Dizem que, no começo do século XIX, havia para as moças a linguagem das flores e para os rapazes a linguagem da posição da bengala, mesmo subindo ou dentro do bonde.
          Virada de urbanidade. A cidade evoluía, agora urbanização maior nas áreas menos povoadas, em paralelo novos trilhos para nova linha de bonde – antigas chácaras loteadas... surgiam novos bairros.
          Tudo começou em 1859, com a Companhia de Carris de Ferro da Tijuca estreando uma viagem de bonde entre o largo do Rocio (atual praça Tiradentes, centro da cidade) e um local próximo à Usina, no bairro da Tijuca (zona norte), veículos ingleses com tração animal; em 1892, a Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico, que tinha linhas pela zona sul, substituiu os burros por energia termelétrica, usina geradora de vapor no bairro do Flamengo, perto do centro; em 1905 /dia 30 de maio/, a Light se instalou no Rio, construiu a Usina Hidrelétrica de Fontes e dois anos depois distribuiu energia à cidade e eletrificou todos os bondes: medo das pessoas, mas não, não dava choque nem causava danos à saúde! Inicialmente apenas um carro (como apareceu nas novelas televisivas em cenário de Rio Antigo), depois outro e um reboque. Havia os chamados “bondes ceroulas” porque os bancos eram cobertos por capas de brim branco para não sujar as roupas elegantes dos frequentadores do antigo Teatro Lírico e do Municipal; os “bondes caradura” eram de segunda classe e mais baratos; o “taioba” era o bonde-bagageiro, assim como havia o “bonde-assistência”, o “bonde-correio”, o “bonde para casamento” e outros. Anos passaram, em 1938 aumento para 980 bondes circulando na década de 40, um milhão de passageiros por dia – a integração das linhas era na (extinta) Galeria Cruzeiro, no Hotel Avenida (hoje Edifício Avenida Central), quem vinha da zona sul pegava outro bonde para a zona norte.
          Assim como o povo, MACHADO DE ASSIS encantou-se em 1883, quando pela primeira vez viu um bonde elétrico – gracejou em sua característica ironia, e elaborou 10 regras bem humoradas de como se comportar dentro do veículo.
          No carnaval, bondes ficavam superlotados com foliões fantasiados. Consta que o início foi em 1928, batalha de confete em homenagem a um veterano motorneiro do bonde São Januário, quando então surgiu a frase de “tudo na vida é...............” – “Justo, muito justo, justíssimo”, como diria o ‘santeiro’ JOSÉ WILKER.
          Nos anos 50, início do declínio do serviço de bondes, mais lentos e dificultando o tráfego no centro da cidade – ônibus surgindo, novo meio de transporte coletivo. A despedida simbólica foi no dia 1/3/63 com um carro da linha 13 (Ipanema) na última viagem, ao som de Cidade Maravilhosa pela banda da Polícia Militar, na presença de intelectuais, artistas, boêmios da zona sul e interessados – num curto período, trólebus (ônibus elétricos) ainda aproveitaram os cabos de energia elétrica, circulando pela turística e atraente zona sul. Na zona norte, pelo motivo de “400 anos” da agora cidade-estado, inauguração em janeiro de 1965 de um serviço turístico de bondes entre a praça da Bandeira e o Alto da Boa Vista, dez carros com bancos longitudinais, pintados de prateado e azul, logo ’cariocamente’ apelidados de Rita Pavone, cantora italiana de muito sucesso que usava suspensórios – extinção desta linha em dezembro.
          Aposta no Rio. Existe ainda a idéia romântica e saudosista de bondes modernos e leves sobre os trilhos, no mínimo como atração turística.
-------------------------------------------   
NOTA DO AUTOR:       
O BONDE influiu até na linguagem, surgindo expressões populares como “comprar um bonde, pegar o bonde andando, pegar o bonde errado, puxar um bonde, saltar do bonde em movimento, perder o bonde da história”...
FONTES:
“Quarenta anos depois, bondes ainda resistem na memória dos cariocas” – Jornal O GLOBO, Rio, 24/9/06. // “Trilhos que fizeram história” – Revista NÓS DA ESCOLA, número 52/2007.

                   F I M





Biografia:
PARVUS IN MUNDUS EST. (O MUNDO É PEQUENO DENTRO DE UM LIVRO) Ser dedicado, paciente, ousado, crítico, desafiador e sobretudo enlighned são adjetivos de um homem cosmopolita que gostaria de viver mais duzentos, ou quem sabe trezentos anos para continuar aprendendo e ensinando. Muitos de nós acreditam que uma vida de setenta, oitenta anos é muito longa, contudo refuto esse pensamento, pois estas pessoas não sabem do que estão falando. Sempre é tempo de aprender, esquadrinhar opiniões, defender, contestar ou apoiar teses, seguir uma corrente filosófica (no meu caso, a corrente kantiana), não necessariamente crer num ser superior, mas admirar e respeitar quem acredita nele. Entender a diversidade de costumes e culturas denominados de forma polissêmica nas diferentes partes do mundo, falar um ou dois idiomas, se perguntar o porquê e tentar encontrar respostas para as guerras, a segregação racial, as diferenças étnicas, o fanatismo religioso, o avanço tecnológico, o entendimento político. Enfim, apenas estes temas já levaria uma vida para se ter uma compreensão média. A leitura é o oráculo para estas informações, é ela que torna o mundo cada vez menor capaz de se acomodar nas páginas de um livro. É por isso que se diz que não há fronteiras para quem lê. Atualmente as pessoas confundem Balzac com anti-inflamatório, Borges com azeite, Camilo Castelo Branco com rodovia estadual, Lima Barreto com laranja de determinado município paulista, Aristóteles com marca de carro e por aí vai. Embora, eu tenha dissertado sobre o conhecimento culto, os meus trabalhos publicados aqui demonstram o dia a dia das pessoas comuns narrados através de divertidas e curiosas estórias. Meu público alvo são as mulheres. É para elas que escrevo, pois são elas possuidoras de sensibilidade capaz de entender o conteúdo do meu trabalho.
Número de vezes que este texto foi lido: 52836


Outros títulos do mesmo autor

Contos O REPRODUTOR ANÔNIMO Rubemar Costa Alves
Contos VINUM VITA EST Rubemar Costa Alves
Contos GRAVIDEZ MASCULINA Rubemar Costa Alves
Contos RIMAS EM...ULHO Rubemar Costa Alves
Contos SEQUESTRADINHO... Rubemar Costa Alves
Contos ESPIONAGEM Rubemar Costa Alves
Contos CÁFTENS LITERÁRIOS Rubemar Costa Alves
Contos INICIAÇÃO Rubemar Costa Alves
Contos TERNO E GRAVATA... Rubemar Costa Alves
Crônicas AS PROTAGONISTAS DO 31 DE OUTUBRO Rubemar Costa Alves

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 38.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54702 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54607 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54569 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54400 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54358 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54336 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54298 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54216 Visitas
Amores! - 54179 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54140 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última