Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
- Ipaussuense -
André Francisco Gil Francisco Gil

- Ipaussuense –

andré francisco Gil
29/03/14.

Sou ipaussuense.Nasci,e não resido nesse momento na minha Flor do Vale,terra do poeta Geraldo Generoso,Timburi.De Ipaussu (Pedra Grande) para o Itaim (Pedra Pequena),radicado nessa capital isenta de inércia.Mas sinto saudade de minha gente,parentes e amigos que ficaram.Nesse cenário o poeta aqui comeu muita carne de vaca com mandioca.Comeu muito ossinho de suã do açougue do João Fardelloni e do seu Paulo Betti.Lambuzava dedos e boca com deliciosos pés de galinha ao molho de tomate.Comia chuchu e cambuquira.Um pé de laranja-bode minha companheira.Os favos de mel que eram colhidos na Fazenda dos Bentinhos.A sombra da mangueira no quintal onde eu residi na Francisco Bonacci.Minha boca enchia de doçura e infância.Bananeira que todo ano despencava.A fofoca adoçada com gargalhada.O mato (braquiária) onde eu fazia minhas necessidades fisiológicas.Lugar bom,lá sim,se o caboclo se sentisse apertado era só correr pro mato.Aqui se não tiver banheiro tá lascado,companheiro.A goiabeira do quintal do Japonês.A sensibilidade que fortalece a vida.As invasões na oficina do Colibri,onde qualquer limalha era vendida para seu Pedro do ferro-velho.Deixado seja o dizer espiritual na garganta do galo quando ele cantava as quatro.Um canto aperriado da cultura paulista.Cultura caipira.O canavial que se estendia pela rodovia.O cafezal,lindo tapete verde na Fazenda Brilhante.Escrita pensada,parte única de gente sacudida.José Wilson Ramos estimado jornalista.Mestres saudosos da minha querida escola do lago:Pedro Theossi,Homero Mastrodomênico,Antônia Grandini,Cristina Galvanin,Regina Galvanin,Walquíria Sganzerla,Gisele Zanatta,Vera Rabelo,Genoveva Schachetti,Sidney,Marcos Sennis,Amábile,Maria Amélia,Lurdinha,Vera Marcato,Zezinho,entre tantos outros.Digo com voz embargada são todos inesquecíveis,são meus ídolos,são meus preferidos.Nossas escritoras Leda Biaggioni,Lisiane Sciarini.Poetisas Zenaide Viésser,Débora Cavallini.Nosso homem de letras e homem de negócios Jair Dálio.Minha artista das artes-plásticas memorável:Fabiana Amaral.A viola maviosa mas agora silenciada de seu Adálio.Não se nega a especificação e a exigência de um romance.O bolinho de chuva de dona Maria,minha mãe.A vassoura desesperada de seu Paulo Campolim.As comidas típicas em dia de quermesse na matriz.A primeira comunhão com minha saudosa catequista Conceição Jardim.A música caipira nos beijando de manhã.Os pardais e sua algazarra nos pés de couve.A barbearia do seu Eduardo.O supermercado Zilo Serve.O carnaval animado da mãe Zefa.-Fala Mestrinho-aquele carinho.Não se cala a voz de um ipaussuense.Pôr-do-sol único findando o dia e anunciando a chegada da noite na minha perfumada Flor do Vale.Terra do prefeito Luizão,dos meus amigos vereadores Agnaldo Peres,Pelezinho...Dos peões destemidos;Pedrada,Carudão...Ah,Ipaussu me derramo em lágrimas quando me lembro de suas ruas de paralelepípedo.Eu te amo Ipaussu.



Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52846


Outros títulos do mesmo autor

Poesias [ vampirismo ] André Francisco Gil Francisco Gil
Poesias [ risada ] André Francisco Gil Francisco Gil
Poesias [ náufrago ] André Francisco Gil Francisco Gil
Poesias [ luz divina ] André Francisco Gil Francisco Gil
Poesias [ lendas de dragões ] André Francisco Gil Francisco Gil
Poesias - Ipaussuense - André Francisco Gil Francisco Gil
Artigos Invasão russa na Flip. André Francisco Gil Francisco Gil
Poesias [ escuridão ] André Francisco Gil Francisco Gil
Poesias [ deseo ] André Francisco Gil Francisco Gil
Poesias [ caminho colorido ] André Francisco Gil Francisco Gil

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69079 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57977 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57630 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55903 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55222 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55198 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55080 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54961 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54945 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54934 Visitas

Páginas: Próxima Última