Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NÃO SE CALOU APENAS UMA VOZ
DIRCEU DETROZ

Não se calou apenas uma voz. Com a morte do narrador Luciano do Valle, o esporte brasileiro perdeu um de seus maiores visionários. Arrisco-me a dizer que ele foi o maior. Será inalcançável

Antes das suas qualidades de visionário, vamos falar do Luciano do Valle narrador. Já podemos afirmar que ele é uma lenda. Legiões de novos profissionais cresceram ouvindo Luciano do Valle narrando dezenas de esportes. Um exemplo a ser seguido.

Hoje ouvimos muitas vozes no esporte. É impossível distingui-las pela voz. Isso jamais acontecia com Luciano do Valle. Mesmo sem vê-lo, sabíamos que era ele. A voz possante. A capacidade de transformar um gol, um ponto, uma cesta, uma reta de chegada, um pódio em emoção inigualável. O patriotismo que deveríamos imitar.

Agora o esporte já tem uma lenda em cada mídia. Fiori Gigliotti é à lenda do rádio. Armando Nogueira é à lenda do jornalismo. Agora, Luciano do Valle será à lenda da televisão. É uma pena que sem eles aqui o esporte, em especial o futebol, ficará mais pobre. Sempre faltará alguma coisa.

Amigos ainda muito abalados com sua morte declararam que Luciano do Valle não merecia morrer antes da Copa do Mundo. Ele era um dos entusiastas da copa do Brasil. Eu tenho uma visão diferente. Imaginem a felicidade de estar morto e não precisar narrar uma nova derrota da seleção Brasileira no Maracanã. Talvez, chamado pela morte, ele foi poupado disso.

Existem as lendas, e existem os visionários. Luciano do Valle foi os dois. O que mais encanta, é que um de seus menores feitos, foi antecipar a TV por assinatura dentro de uma programação da TV aberta.

O voleibol brasileiro não seria esse ganhador e essa potência mundial, sem o pontapé inicial dado por Luciano do Valle. Tentando falar sobre Luciano, o técnico bicampeão olímpico Zé Roberto, mais chorou do que falou. Isso demonstra claramente o que o voleibol deve a Luciano do Valle.

Certamente sem existir um Pelé, ainda assim, o futebol seria futebol. Nesta certeza eu pergunto: E existiria uma jogadora brasileira, tantas vezes, eleita a melhor do mundo como Marta, se não fosse um visionário Luciano do Valle? Duvido muito!

Esses são alguns dos muitos legados que Luciano do Valle deixou para o esporte nacional. É uma pena o Brasil ser tão carente dessas lendas e desses visionários. Se os homens e as mulheres que fazem a nossa política, se espelhassem nessas pessoas, o Brasil como um todo, seria uma potência mundial.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 65876


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Sangria desatada - Flora Fernweh 75861 Visitas
HISTÓRIA DE CINCO ROSAS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 71207 Visitas
DOIS CORAÇÕES - orivaldo grandizoli 70914 Visitas
Carta Tardia - Fernando Rodrigues dos Santos 70583 Visitas
O SABICHÃO - Robério Pereira Barreto 70386 Visitas
Essa não é mais uma carta - Fernando Rodrigues dos Santos 69660 Visitas
RPG. - Kady Barker 69460 Visitas
A mulher grávida - Flora Fernweh 69362 Visitas
Perolado de Carmim - José Ernesto Kappel 69281 Visitas
Computador formatado, ano novo! - Vander Roberto 69266 Visitas

Páginas: Próxima Última