Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OSTENTANDO MAUS EXEMPLOS
DIRCEU DETROZ

Perigosamente uma parte da sociedade brasileira composta por jovens emergentes, começa a ultrapassar a barreira do certo e errado. A principal culpada como um todo é a própria sociedade. É dentro desse contexto que a base está se rasgando como papel da pior qualidade.

Um dos pilares dessa base é a educação. Que no Brasil virou uma espécie de fábrica de experiências mal sucedidas. As gerações mais velhas sabem que educação não se faz apenas de bê-á-bá, ou regra de três. Os professores deixaram de ser ensinados como se deve educar. Ou talvez, têm receio de penalização se educar como deveriam.

Essa tarefa ficou para as famílias. Que novamente tentam empurrar a responsabilidade para as escolas. Sabemos que nos dias atuais, a família deixou de ser uma reunião de pessoas por laços afetivos.

Já faz algumas décadas que as famílias estão mais preocupadas com as questões financeiras. A luta pelo dinheiro para a sobrevivência do dia a dia é a guerra que as famílias travam. A obrigação é sair de casa quando ainda está escuro, e só regressar depois que escureceu novamente. A educação deu prioridade às finanças.

No Brasil estamos fomentando um desperdício de gerações. Tragadas pelas drogas. Pelo crime. Pela ociosidade. E na última década, com o advento do mundo virtual, o moderninho passou a ser adjetivo de atitudes ilícitas. Com um perigo ainda maior. Não são repreendidas. Você é o bobinho da vez se não fizer.

Na semana passada vi dois exemplos desses na televisão. Num deles, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, convocou uma coletiva para puxar as orelhas dos policiais que perseguiram traficantes na cracolândia. Enquanto isso, os alunos da universidade Gama Filho, eram presos na tentativa de conversar com a presidente Dilma.

O outro exemplo foi ainda mais engraçado. Enquanto um apresentador de televisão chamava o cantor canadense Justin Bieber, de “babaca” e mau exemplo para a juventude, o telão atrás dele, mostrava cenas de jovens brasileiros com a mesma idade do cantor, saqueando a carga de um caminhão, como se estivessem passeando num parque de diversões. Mau exemplo ainda pior.

Não sou um visionário. Longe disso. E mesmo sem ser, eu percebo um cenário escuro no nosso horizonte. Estamos cada vez mais próximos de um confronto de classes no Brasil. Com consequências inimagináveis. Como a classe dominante está se deixando acuar, o embrião do confrontamento já existe. E não se enganem. Existe um dedo político nisso tudo. Talvez, um que falte na mão de alguém.



Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52835


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55097 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55043 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54929 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54802 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54788 Visitas

Páginas: Próxima Última