Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Aquecimento global
Wellerson Araujo

Aquecimento global pode causar impacto desastroso também na economia

O aquecimento global poderá causar perdas similares às das grandes guerras e da depressão dos anos 30 caso não seja combatido imediatamente.
De acordo com o governo da Grã-Bretanha, os efeitos do aquecimento global poderão custar ao planeta até 20% do PIB anual global. No entanto, seria possível evitar isso gastando apenas 1% do PIB atual.
Especialistas afirmam que a dificuldade de redução da emissão de gás carbônico será imensa em um mundo que terá aproximadamente mais 2,5 bilhões de habitantes em 2050.
Além disso, a maioria desta população viverá em países como a China ou a Índia, que começam a usufruir de um sistema de eletricidade. O desafio é ainda maior porque as pesquisas de energia – tanto as organizadas por governos como pelas financiadas por empresas – estão diminuindo.
Nos EUA, por exemplo, o gasto federal anual com pesquisas e desenvolvimento de tecnologias energéticas é menos que a metade dos gastos realizados há 25 anos.
A conferência internacional
Uma conferência internacional de aquecimento global aprovou nesta sexta-feira uma relatório que alerta contra ameaças diretas ao planeta Terra e à sobrevivência da humanidade a não ser que o mundo se adapte às mudanças climáticas e aja para interrompê-las. As ameaças vão do aumento vertiginoso da fome no mundo à extinção de até 30% das espécies do planeta.
De acordo com relatório do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na siga em inglês --considerado a maior liderança mundial em mudança climática), até 30% das espécies do planeta enfrentam um risco crescente de desaparecerem se a temperatura global aumentar 2ºC acima da média dos anos 1980 e 1990.
Para este século, a previsão do relatório é que as temperaturas aumentarão entre 1,8ºC e 4ºC.
Áreas que atualmente sofrem com a falta de chuvas se tornarão ainda mais secas, aumentando o risco de fome e doenças no mundo, diz o relatório. O mundo enfrentará também ameaças crescentes de enchentes, tempestades e erosão.
"É uma pequena visão de um futuro apocalíptico", afirmou o grupo ambientalista Greenpeace sobre o relatório final.
O relatório afirma que a África será o continente mais atingido pela mudança climática. Até 2020, prevê o texto, até 250 milhões de pessoas poderão ser expostas à falta de água. Em alguns países, a produção alimentícia cairá pela metade.
A América do Norte deverá experienciar tempestades mais severas, com perdas humanas e econômicas, ondas de calor e incêndios selvagens.
Partes da Ásia estão sob ameaça de grandes enchentes e avalanches devido ao derretimento das geleiras do Himalaia. A Europa também verá o desaparecimento das geleiras dos Alpes, diz o texto.
A Grande Barreira de Corais da Austrália perderá muitos de seus corais mesmo em aumentos moderados da temperatura do mar.
A série de relatórios do IPCC de 2007 é a primeira em seis anos do corpo de 2.500 cientistas formado em 1988. A conscientização do público sobre mudanças climáticas deu ao IPCC importância vital e alimentou a intensidade das negociações --a portas fechadas-- durante a conferência de cinco dias desse ano.

Acordo

Um acordo sobre o relatório final foi alcançado após uma sessão que durou toda a noite de quinta para sexta-feira, na qual capítulos-chave foram simplesmente eliminadas do texto enquanto cientistas confrontaram negociadores de diversos governos que tentavam diluir as ameaças contidas nos dados oficiais.
"Foi um exercício complexo", admitiu Rajendra Pachauri, líder do IPCC, ao falar sobre o acordo. Vários cientistas apresentaram suas objeções contra a edição final do relatório, mas no final tiveram de concordar com as concessões.
O clímax dos cinco dias de negociações foi alcançado quando delegados removeram partes de um capítulo que destacava os efeitos devastadores das mudanças climáticas, que acontecem a cada aumento de 1º C na temperatura do planeta, além de uma discussão sobre o nível de confiabilidade científica de algumas afirmações.


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52808


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Hackers Wellerson Araujo
Artigos Bazar Wellerson Araujo
Artigos Hackers Wellerson Araujo
Artigos Aquecimento global Wellerson Araujo
Artigos Aquecimento global Wellerson Araujo
Artigos Hackers Wellerson Araujo
Romance Amanhecer em Copacabana Wellerson Araujo
Poesias Encontro Wellerson Araujo
Releases Hackers Wellerson Araujo
Crônicas BAZAR Wellerson Araujo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 11.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68960 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55770 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55003 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54764 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última