Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Porção do Cristão
Richard Sibbes

A Porção do Cristão – Como a Morte se nos Tornou uma Coisa Boa e Nossa

Richard Sibbes produziu um comentário excelente sobre a passagem de I Coríntios 3.21-23, do qual pretendemos apresentar algumas citações, tendo em vista a grande a extensão do seu texto. No momento, enfocaremos apenas parte dos comentários de Sibbes nos quais ele demonstra como a morte física é também parte da porção do cristão, não mais como um inimigo, mas como um amigo.   

“1Co 3:21 Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso:
1Co 3:22 seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso,
1Co 3:23 e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.”

Sibbes começa argumentando que não é bom agir como estavam fazendo os coríntios, ou seja, colocando a confiança deles nos assuntos da fé, em outros homens sujeitos às mesmas fraquezas que eles. Isto porque esta atitude nunca é sem algum prejuízo ou perigo em relação a Cristo, que deve em todas as coisas ter a primazia.
Como estas preferências em honra costumam produzir facções, então o apóstolo afirmou: "ninguém se glorie nos homens." E ele acrescentou uma razão para não nos gloriarmos em outros, a saber, que tudo é nosso em Cristo. Estamos aperfeiçoados e enriquecidos nele, de modo que não dependemos do favor de ninguém nas questões relativas à fé, ao nosso crescimento e bem-aventurança espiritual. Todos os dons dos apóstolos e dos mestres não eram para si mesmos, mas recebidos de Cristo para o benefício da igreja. E isto não mudou em relação a cada geração de cristãos.
Sibbes assim se expressou: "a vida e a morte são vossas." O que precisamos duvidar de outras coisas, quando a morte é nossa? Aqui há também uma gradação: "Tudo é nosso". Nós somos de Cristo, e Cristo é de Deus. A gradação é para cima e para baixo. Deus desce até nós. Tudo é do Pai, e de Cristo o mediador, para o homem, e por amor do homem para a criatura. A gradação é: “Nós somos de Cristo, e Cristo é de Deus." O que torna a concatenação abençoada, ou o encadeamento e ligação de coisas aos sábio e grande Deus. Todas as coisas procedem dele, e são realizadas nele novamente, e assim como elas vêm de um, então eles acabam em um. Como um círculo começa e termina em um ponto, então tudo vem de Deus e termina em Deus.
Nisto consiste o dote que a igreja tem por seu casamento com Cristo. Ele é o maior rei que sempre existiu, e ela é a maior rainha, porque Cristo é o Senhor dos céus e da terra, e de todas as coisas, e sua propriedade é tão grande quanto a dele. "Todas as coisas são suas, etc”.
Tudo o que possa vir, para o presente ou para o futuro, "tudo é vosso".
Então nossa própria vida é nossa, enquanto vivemos com o propósito de ter uma vida melhor (em tudo deve ser entendido como sendo o propósito para a felicidade), que é a única vida. Esta vida presente não é senão uma nuvem que passa, mas temos um mundo de vantagens nesta vida, para obter a garantia de uma melhor. Esta vida, na verdade, é apenas um pequeno ponto de tempo entre duas eternidades, antes e depois, mas é de grande consequência, e que nos é dada para ter uma vida melhor, para que a glória possa ser iniciada em graça, para que possamos ter mais amplamente suprida aqui a nossa entrada no reino dos céus, como Pedro afirma em 2 Pedro 1.11.
A vida é nossa, porque o tempo que vivemos aqui é um tempo de sementeira. Esta vida nos é dada para fazer um grande número de coisas boas para a colheita que nos está reservada para o mundo vindouro, e quando fizemos a obra que Deus nos deu para fazer, somos reunidos aos nossos pais.
Um bom cristão, quanto mais tempo ele vive, mais semeia para o Espírito. É portanto, uma coisa abençoada para um homem temente a Deus viver muito tempo. Todos os seus pecados são expurgados, e nunca serão colocados em sua conta. E todas as suas boas ações estão registradas em memória para o seu galardão, ainda que seja um copo de água fria, Mat 10.42.
Não há um suspiro, nem uma lágrima, que não esteja registrado. Assim, quanto mais vive um homem piedoso, mais rico ele será em boas obras, e terá a sua porção na glória do porvir.
Esta vida é, por assim dizer, a sementeira do céu. Realmente é o céu o verdadeiro paraíso de todas as plantas de Deus, mas elas devem ser plantadas primeiro aqui, e por isso a Igreja é chamada de o reino dos céus, porque somos plantados aqui pela primeira vez.
Agora, quanto à morte. Se a vida não for nossa para o bem, a morte nunca será nossa para o mesmo fim. Aquele que não faz um bom uso da vida, nunca terá a morte para ser o seu conforto, porque em vez de ser uma entrada no céu, ela abrirá um porta para o inferno. Mas se a vida é nossa, e nós fizemos uma abençoada melhoria da mesma, então a morte também será nossa. E “bem-aventurados os que morrem no Senhor”, Apo 14.13.
É uma coisa estranha que a morte deva ser nossa, que é uma coisa hostil destruidora da natureza, o rei do medo como diz a Escritura em Jó 18.14; e o terrível de todos os terríveis, como diz o filósofo, "o último inimigo", como diz Paulo, 1 Coríntios 15.26. A morte é nossa de muitas maneiras. É uma peça de nossa provisão, porque estas palavras contêm a provisão da igreja. A Igreja é esposa de Cristo. "Todas as coisas são de Cristo", e, portanto, todas as coisas do cônjuge, e entre outros dons particulares dados para a igreja, a morte é um deles.
Mas esta morte no evangelho é voltada para outra coisa. É uma morte inofensiva. O ferrão foi extraído. Assim, pois, perdeu todo o seu veneno em Cristo. Aquilo que é maligno e nocivo à morte é tirado. O que é o veneno e o aguilhão da morte? É o pecado. Agora este é perdoado em Cristo. Mas não é suficiente para a graça de Deus, que a morte não deve nos ferir. Não, de fato, ela é nossa, ela tende ao nosso benefício de muitas maneiras.
Em primeiro lugar, ela nos desveste desses trapos, destes corpos doentes e fracos, desta ocasião tão inquietante para as nossas almas. Ela derruba este tabernáculo, ela joga fora nossos velhos trapos, e nos coloca um novo manto de imortalidade, e as vestes de glória. Ela termina tudo o que é mal. Tudo está encerrado na morte. É o fim do mal. Ela coloca um fim em todos os nossos labores, em todos os nossos problemas e tristezas. Então, o trabalho maldito de todos os nossos pecados (que são a causa da tristeza) terá um fim. "Bem-aventurados os que morrem no Senhor, que descansam dos seus trabalhos," Apo 14.13.
Não há descanso até que estejamos mortos. A morte é a realização de nossa mortificação.
Ela nos liberta de homens ímpios, e nos coloca fora do alcance de Satanás. Este mundo é o reino de Satanás, mas quando tivermos ido, ele nada mais tem a ver conosco. O pecado trouxe a morte, e agora a morte põe fim ao pecado, nós não seremos mais perturbados por Satanás ou suas tentações, o que é um grande privilégio.
E, então, a morte é uma passagem para outro mundo. É o portão de glória e felicidade eterna. É o começo de tudo que é bom, que é para sempre e eternamente bom. Nossa morte é nosso aniversário. Com efeito, a morte é a morte em si, a morte é a morte da morte. Porque quando morremos, começamos a viver, e nós nunca vivemos de fato até morrer. Pois o que é esta vida? Ai de mim! é uma morte. Todos os dias em que vivemos, uma parte da nossa vida é tirada. Morremos a cada dia, 1 Coríntios 15.31. Quanto mais vivemos, menos da nossa vida temos para viver.
A vida no céu começa com a morte. A morte é o aniversário desta vida de imortalidade, e que é somente a vida que pode realmente ser chamada de vida.
Quando Cristo veio morrer para comprar a vida, não era essa vida triste na terra, mas a vida no mundo vindouro, aquela vida de glória imortal, e assim o dia da morte é o aniversário desta vida. E para os nossos corpos, eles são, senão aperfeiçoados pela morte, e enchidos, como vasos lançados no fogo, para serem moldados, para serem vasos mais gloriosos depois.
A morte é nossa em todos os sentidos. Ela é o nosso maior amigo sob a máscara de um inimigo. Assim ainda tudo quanto Satanás possa sugerir em contrário, a morte é nossa, nosso amigo que era o nosso inimigo; uma coisa boa que era um doente. Assim como as tentações e tribulações que contribuem para o nosso aperfeiçoamento, não sendo coisas boas em si mesmas, mas extremamente úteis para o nosso bem-estar eterno.
Satanás abusa da nossa imaginação, ampliando o bem do mal, e o mal do bem. Mas, na realidade, a morte, e tudo o que abre caminho para ela, a doença e a miséria, são nossos; fazem-nos bem, eles nos tornam aptos para o céu.
Portanto, a morte é nossa. É um bom mensageiro, que traz boas notícias quando chegar. Posto isto, é que o sábio diz: "O dia da morte é melhor do que o dia do nascimento", Ecles 7.1.
Quando nascemos, entramos em miséria, quando morremos, saímos da miséria para a felicidade. É melhor sair da miséria do que vir para ela.
Se o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento de um cristão, certamente então a morte é deles. Põe um termo final em tudo o que é miserável, e é um terminal onde começa tudo de bom. Não há nada no mundo que nos traga tantas coisas boas como a morte. Ela termina tudo o que é mal tanto do corpo e da alma, e ela começa a felicidade que nunca terá um fim.
Então por que devemos nos assustar e ficar atemorizados demais na mensagem da morte, como se fosse uma coisa tão terrível? Por que devemos ter medo daquilo que é uma parte da nossa porção eterna? Por que devemos ter medo daquilo que é amigável para nós e que nos trará tantas coisas boas?
Rogo-lhes, portanto, vamos nos colocar contra aqueles tempos sombrios onde a morte será apresentada a nós como uma coisa feia e triste. É assim a natureza de fato, mas pela fé, a morte se tornou amável. Na verdade, como eu disse, não há nada no mundo que nos faça tanto bem como a morte, porque é o melhor médico. Ela cura todas as doenças de qualquer natureza da alma e do corpo.
E, na verdade, para calar a boca dessa morte, ela é o ponto de morte e destruição de si mesma, pois depois da morte não há mais morte. Ela é consumida por si mesma. Pela morte, vencemos a morte. "Nós nunca poderemos morrer mais", Rom 6.9. Nós estamos livres de todas as mortes. Portanto, ter medo da morte, é ter medo da vida, ter medo da vitória, pois nós nunca venceremos a morte até que morramos.
Assim, as coisas presentes, sejam elas boas ou más, elas são nossas, para nos ajudar no estado de graça, e para nos preparar para o estado de glória.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Caniço Ferido 4 Richard Sibbes
Poesias O Caniço Ferido 3 Richard Sibbes
Artigos O Caniço Ferido 2 Richard Sibbes
Artigos O Caniço Ferido I Richard Sibbes
Artigos Oração Richard Sibbes
Artigos Oração Richard Sibbes
Artigos O Padrão de Pureza Richard Sibbes
Artigos Abusando da Misericórdia de Cristo Richard Sibbes
Artigos Conflitos da Alma e Sua Vitória Richard Sibbes
Artigos A Consciência Descobrirá Tudo Richard Sibbes

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 18.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69025 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57928 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57565 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55847 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55132 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55086 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54968 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54906 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54840 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54835 Visitas

Páginas: Próxima Última