Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Urbano Santos:terra prometida, quem a respeitará??
NILMA DA SILVA SODRE


À margem direita do Rio Mocambo há 83 anos, Urbano Santos fora elevada à cidade, acorda hoje para agradecer, ouvindo as troadas de foguetes para homenageá-la, para saudar os filhos e filhas desta terra que por ela mantém respeito. De nossa parte, entendemos que as proficiências não nascem de uma hora para outra, mas a partir delas, gradativamente seremos capazes de minimizar os índices de desempenho e a trilhar por caminhos que não sejam da opressão, do medo, do dissabor. Percebo que apesar desses 83 anos, nunca é tarde para que se projetem novas mudanças, outras histórias, um amanhã com diferentes experiências.
Ouve-se tantos dizerem: “a voz do povo”, “a vontade do povo”, “amor ao povo”, mas quem a ouve? Quem a respeita ou quiçá respeitará? Trago um recorte bíblico que traz um ensinamento sob minha ótica, bem oportuno; o Senhor recompensou Abraão com a terra prometida, dizendo-lhe “ Ergue os olhos e olha, do lugar em que estás para o norte e para o sul ... toda a terra que vês , Eu a darei a ti à tua prosperidade”. Desse modo, ao longo desses 83 anos é necessário que os homens percebam que lhes é oferecido a oportunidade para sair dos planos da promessa e entrar na terra que será para todos e para a concretização de sonhos. Lembrando que aos que amam a cidade jamais será negado o direito de amar e ser amado, respeitar e ser respeitado; o Rio Jordão representa a metáfora para a reflexão de nossa incredulidade, e a terra prometida não precisa ser igual a Canaã (não ter nada) pelo contrário, tendo que seja mantido para a prosperidade de seu povo.
A nossa mensagem nesses 83 anos, não se fixa apenas na parábola do Rio Jordão ou da Terra Prometida, fixa-se ainda, no histórico da cidade, na manutenção da cultura de um povo, no respeito ao próximo, na sensibilidade para o reconhecimento de avanços, na possibilidade de ouvir e ser ouvido; na reformulação de pensamentos, no projeto de recomeço, na valorização profissional, na capacidade individual e coletiva , na trajetória de um aniversário que perdura pela bravura dos filhos de alçarem um passo para o “ juntos somos mais”; portanto esse 10 de junho não cairá no esquecimento, Urbano Santos, teus filhos respeitam tua história; pois alguns sonhos que pareciam tão distantes podem ser construídos ao passo que lhes são permitidos.
Por último, devo ter dito que essa mensagem é para todos nós cristãos, cidadãos, irmãos, para construção de novos saberes, lembrando que nem todos constroem, uns querem apenas usufruir , destruindo, apagando o que há na memória, descartando a cultura e a história, sem se dispor a servir para agradar ao próximo. E, entre nós não há o Rio Jordão, mas as margens do Rio Mocambo, que deu origem à nossa cidade, nelas, aprendamos a nos renovar, a encontrar na terra prometida forças para enfrentar os declínios e incompreensões, abrindo mão de projetos pessoais, posturas, posições e para todos aqueles que cantam, levantam, marcham, convidam, declamam a pergunta que nesse ato não terá muito sentido é : Nessa terra prometida, quem a respeitará?


Biografia:
Nilma da Silva Sodre, natural de Urbano Santos, professora da rede pública, publicou em 2006, um livro intitulado Confissões (in)Versos, contendo poesias diversas, atualmente mantém um blog cujo título ArteSingullar tem atraído alguns leitores. Se tiverem interesse acesse: contosetal.blogspot.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52804


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Ler: se eu quiser aprender...? Nilma da Silva Sodre
Crônicas Urbano Santos:terra prometida, quem a respeitará?? NILMA DA SILVA SODRE
Crônicas Sujeitos simples, objetos e outros predicados Nilma da Silva Sodre
Crônicas Em Maceió, de todos os presentes: a transformação NILMA DA SILVA SODRE
Crônicas Se a minha voz, nesse 7 de Setembro NILMA DA SILVA SODRE


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55838 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55113 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55060 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54944 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54891 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54817 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54807 Visitas

Páginas: Próxima Última