Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Propósito e o Modo de se Buscar a Deus
Thomas Manton

Tradução e adaptação de citações extraídas do sermão de Thomas Manton, baseado no Salmo 119.2, elaboradas pelo Pr Silvio Dutra.

“Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração.” (Salmo 119.2)

Neste salmo o homem de Deus começa com uma descrição do caminho para a verdadeira bem-aventurança. No primeiro verso o homem bem-aventurado é descrito pelo curso de suas ações, "Bem-aventurados os retos em seus caminhos." Neste, pela estrutura de seu coração: “Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração." O princípio interno das boas ações é a verdade e a pureza do coração.
Aqui você pode constatar duas marcas de um homem bem-aventurado:
1. Eles guardam os Seus testemunhos.
2. Eles o buscam com todo o coração .
Doct . 1. Aqueles que mantêm estreita vigilância dos testemunhos de Deus são abençoados.
A título de explicação, duas coisas são percebidas:
1. A noção de que é dada aos preceitos e conselhos na palavra: eles são chamados de seus testemunhos.
2. Guardar estes testemunhos é o que concerne ao homem bem-aventurado.
Primeiro, a noção pela qual a palavra de Deus é expressada é testemunho, por isto se entende toda declaração da vontade de Deus, em doutrinas, mandamentos, exemplos, ameaças e promessas. Toda a palavra é o testemunho que Deus tem revelado para a satisfação do mundo sobre o caminho da sua salvação.
Agora, porque a palavra de Deus se apresenta em duas partes, a lei e o evangelho, esta noção pode ser aplicada a ambos. Em primeiro lugar, à lei, no que diz respeito à "arca do testemunho" Êxodo 25.16, porque as duas tábuas foram colocadas nela, o evangelho também é chamado de testemunho, "o testemunho de Deus acerca de seu Filho”: Isa 8.20, "À lei e ao testemunho", onde testemunho parece ser distinguido da lei. O evangelho é assim chamado, porque Deus tem testificado nele como o homem deve ser perdoado, reconciliado com Ele, e obter o direito à vida eterna. Precisamos de um testemunho neste caso, porque isto é mais desconhecido para nós. A lei foi escrita no coração, mas o evangelho é um estranho. A luz natural discernirá algo da lei, e levantar assuntos que são de uma estirpe moral, mas as verdades evangélicas são um mistério, e dependem somente do testemunho de Deus acerca de seu Filho. E sob o evangelho este testemunho é gravado no coração e não em tábuas de pedra, como na dispensação da lei. Por isso permanece o testemunho em mistério enquanto o homem não nascer de novo, recebendo o testemunho do Espírito em seu coração.
Agora, a partir dessa noção de testemunhos temos esta vantagem:
[1] Que a palavra é uma declaração completa da mente do Senhor. Deus não nos deixa no escuro nas questões que dizem respeito ao Seu serviço e à salvação do homem. Ele nos deu o seu testemunho, ele nos revelou a sua mente, o que ele aprova e o que ele não permite, e em que condições ele vai aceitar os pecadores em Cristo. É uma coisa abençoada que não somos deixados à incerteza de nossos próprios pensamentos: Miquéias 6.8, "Ele te mostrou, ó homem, o que é bom." A maneira de agradar e desfrutar de Deus é claramente revelada na sua palavra. Podemos saber o que devemos fazer, o que podemos esperar, e sob que termos. Nós temos o seu testemunho.
Todavia esta revelação permanecerá em oculto àqueles sobre cujos olhos permanece o véu da incredulidade por recusarem a Cristo.
[2] Outra vantagem que temos por esta noção é a certeza da palavra, é o testemunho de Deus. O apóstolo diz, I João 5.9, “Se tomarmos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior". E Deus dá este testemunho em nossos corações pelo Espírito Santo. Isto é a razão porque deveríamos dar muito mais valor ao testemunho de Deus do que o que damos ao testemunho de homens, que são falíveis e enganadores. Entre os homens, "na boca de duas ou três testemunhas, tudo está estabelecido", Deut 19.15, “Agora, quanto a Deus, há três que dão testemunho no céu, e três que dão testemunho na terra", 1 João 5.8. Estamos aptos para duvidar do evangelho, e ter pensamentos suspeitosos de uma tal excelente doutrina, mas agora existem três testemunhas no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito, o Pai por uma voz: Mat 3.7: "E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado", etc. E o Filho também por uma voz, quando ele apareceu a Paulo do céu: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” E o Espírito Santo deu o seu testemunho, ao descer sobre ele na forma de uma pomba, e sobre os apóstolos em línguas de fogo. "E três são os que testificam na terra," pois ele diz: 1 João 5.10, "Aquele que crê, tem o testemunho em si mesmo." O que é isso? O Espírito, a água e o sangue, no coração de um cristão, estes dão testemunho do evangelho. O Espírito dá testemunho do evangelho quando ilumina o coração, o que nos permite discernir que a doutrina é de Deus, para discernir essas assinaturas e personagens de majestade, bondade, poder, verdade, que Deus tinha deixado acerca do evangelho, e água e sangue testemunham quando sentimos esses efeitos constantes e sensíveis do poder de Deus que vem com o evangelho (1 Tes 1.5), tanto por pacificar a consciência, e trazendo alegria e satisfação, e por santificar e libertar o homem da escravidão do pecado. A água significa santificação: João 17.17, "Santifica-os na tua verdade." O poder santificador de Deus, que vai junto com o evangelho, é uma confirmação clara do testemunho divino nele: João 8.32, "A verdade vos libertará." Pelo nosso desembaraçamento da luxúria chegamos a ser confirmados na verdade. O testemunho de Deus é a resolução final da nossa fé. Por que cremos? Porque é o testemunho de Deus. Como sabemos que é o testemunho de Deus? Ele o evidenciou pela sua própria luz nas consciências dos homens, mas Deus para a maior satisfação para o mundo, nos deu testemunhas, três no céu e três na terra.
Cada manifestação de Deus tem naturezas assinadas por Ele, personagens de Deus suficientes sobre elas para mostrar de onde vieram. A criação é uma manifestação de Deus; agora, quem olha para a mesma de modo sério e com consideração, pode encontrar Deus lá, pode segui-lo por suas pegadas, “Pelas coisas que são feitas, o seu ser invisível e poder." Rom 1.20. A criação se revela ser de Deus, e se o menor testemunho tem evidências claras, muito mais o do evangelho. Por quê? Porque Ele engrandeceu a sua palavra acima de tudo, o seu nome, Sl 138.2. O nome de Deus é aquele pelo qual ele é conhecido. Agora, há mais caracteres sensíveis e impressões de Deus deixados na sua palavra, que é a evidência da sua procedência divina, do que em qualquer outra parte.
[3] Esta vantagem que temos por esta noção, um testemunho é um motivo de auto-exame, ou a regra segundo a qual podemos julgar o nosso estado e as nossas ações, pois testifica não apenas de acordo com a lei, quanto ao que devemos fazer, ou nas situações da vida, o que podemos esperar, e se de fato fazemos o bem ou o mal, o que somos e o que podemos esperar da parte de Deus quanto à nossa obediência ou desobediência: Mat 24.14, "O evangelho do reino será pregado em todo o mundo, para testemunho a todas as nações," primeiro para elas, depois, contra elas, Marcos 13.9. A palavra é um testemunho para eles da vontade de Deus em Cristo, se a recebem; contra eles se eles a rejeitam, negligenciam, ou não creem nela. Por este meio podemos julgar a nossa condição pela nossa conformidade, ou não conformidade e contrariedade, à palavra de Deus. Cristo diz quanto ao dia do juízo, que Moisés vai acusá-lo: João 5.45, "Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.” Por causa do evangelho virá a acusação. O que é agora uma oferta, então, será uma acusação. Deus não vai ficar sem uma testemunha no dia do julgamento. As criaturas, que tiveram uma impressão evidente de Deus sobre elas, vão testemunhar contra os gentios, de modo que eles fiquem inescusáveis. Rom 1.20, e os judeus, que estavam sob a dispensação de Moisés, ele vai acusá-los, não havia luz suficiente para convencê-los. Assim, o evangelho, que é o testemunho de Deus acerca de seu Filho, irá acusá-los se não for recebido. Portanto, é bom ver sobre o que a palavra dá testemunho; Acaso ela testemunha o bem ou o mal? de conformidade com o que deve ser tratada no dia do julgamento. É triste quando só podemos dizer da Escritura como os parentes do profeta do Senhor, "Ela nada testifica, senão o mal contra mim", I Reis 22.8. Vamos ver o que o testemunho de Deus fala, se ele vai interceder por nós ou contra nós no grande dia do Senhor.
[4] Ela repreende a nossa incredulidade, que quando Deus tem não somente nos dado uma lei, mas um testemunho, ainda estamos recuando e descuidados, a palavra de Deus não era mais, senão uma lei, que foram obrigados a obedecê-la, porque nós somos suas criaturas, mas quando é o seu testemunho, devemos considerá-lo ainda mais, pois agora Deus não se levanta somente sobre a honra de sua autoridade, mas da sua verdade: I João 5.10 "Aquele que não crê faz Deus um mentiroso, porque não crê no testemunho que tem dado a respeito de seu Filho." Podemos considerar isto em nossos corações - Oh! devemos fazer de Deus um mentiroso, depois de haver tão solenemente dado sua palavra, essa palavra que tem muitas assinaturas, personagens e selos de Deus sobre ela? Descuido agora não é somente desobediência, mas incredulidade; isto coloca uma maior afronta em Deus, questionar sua veracidade e sua verdade, e não apenas rejeitar o Seu senhorio, mas impiamente fazer dele um mentiroso.
Em primeiro lugar, o testemunho do Senhor.
Em segundo lugar, o respeito do homem bem-aventurado por estes testemunhos, em guardá-los. O que significa guardar os testemunhos de Deus? Guardar é uma palavra que se refere a um encargo ou confiança atribuídos a nós. Cristo confiou os seus testemunhos a nós como uma confiança e um encargo dos quais devemos cuidar. Olhe, o quanto comprometemos de nossa parte a Cristo, o encargo de nossas almas para serem salvas em seu próprio dia, 2 Tim 1.12, assim também Cristo nos encarregou da sua palavra,
(1) Para colocá-la em nossos corações.
(2) Para observá-la em nossa prática. Isto é, para guardar a palavra.
[1] Para colocá-la em nossos corações. No coração duas coisas são consideradas - a compreensão e os afetos. Deus se compromete na aliança com ambos: Heb 8.10: 'Vou colocar a minha lei no seu entendimento, e escrevê-la em seus corações." O significado é que ele vai iluminar as nossas mentes para a compreensão da sua vontade, e enquadrar nossos afetos à obediência da mesma. Bem, então, você deve guardá-la em suas mentes e afetos.
(1) Em suas mentes. Devemos entender a palavra de Deus, aceitá-la; devemos focá-la frequentemente em nossos pensamentos, e observá-la em todas as ocasiões. Devemos compreendê-la, se quisermos ser bem-aventurados: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama", João 14.21. Nós não podemos ter consciência de obediência até que saibamos o nosso dever. Aquele que deveria guardar uma coisa deve primeiro tê-la; temos a posse da lei quando chegamos ao seu conhecimento: Mat 13.23, “Aquele que recebe a palavra em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende;” e Lucas 8.13, “os que ouvem a palavra e guardam, estes dão fruto com perseverança." Não é o suficiente ouvir a palavra, mas é preciso entendê-la, e ainda isso não é tudo: um adversário pode compreender a verdade, ou então ele não poderá racionalmente se opor a ela. É necessário consentimento, que nós cremos na palavra como sendo o testemunho de Deus e, consequentemente, abraçá-la e dar-lhe o devido lugar no coração. A fé é a recepção da palavra, Atos 2.41, ou melhor, "temos de tê-la pronta em todas as ocasiões. A memória racional pertence à mente ou entendimento, por isso guardamos a palavra em nossas mentes quando a mesma está sempre pronta conosco, seja para verificar o pecado, ou para avisar quanto ao nosso dever, Sl 119.9. Esquecimento é uma ignorância desta época: Prov 3.1: “Meu filho, não esqueça a minha lei, e deixa o teu coração guardar os meus mandamentos." Devemos estar preparados para toda boa obra e palavra, quanto a ocasião seja oferecida a nós.
(2) Guardá-la em nossos corações é ter afeto por ela. Guardar a palavra relaciona-se com a nossa prudência e ternura para com ela, quando somos prudentes com a palavra como um homem seria com uma joia preciosa: Prov 6.20,21: "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, pendura-os ao pescoço.”. Às vezes, faz alusão à menina dos olhos: Prov 7.2, “Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos" Devemos ter tais ternas afeições com os testemunhos do Senhor, como um homem tem para com o seu olho. A menor ofensa ao olho é problemática; um homem deve ser tão cauteloso em relação ao mandamento quanto ele seria em relação ao seu olho. Às vezes, isso implica a semelhança de manter o caminho: Josué 1.7, “Não te inclines nem para a direita nem para a esquerda." Um viajante é muito cuidadoso para manter a sua rota, por isso quando estamos assim, atenciosos, sensíveis e cautelosos para com os mandamentos e testemunhos de Deus, este é um argumento de uma condição bem-aventurada. Assim, devemos guardá-los no coração.
[2] Estamos observando na prática; Lucas 11.28, “Sim, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a guardam"; isto é, que não apenas a ouvem, mas que a praticam. Muitos têm esta palavra em sua mente e memória, mas não em suas vidas. Sem isso, o ouvir nada é; gosto, conhecimento, aprovação, afeição fingida é tudo em vão: 1 João 2.4, "Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele." Nossas ações são uma melhor revelação dos nossos pensamentos do que nossas palavras. Quando temos um pequeno conhecimento, e fazemos uma pequena profissão de fé, pensamos que observamos os seus mandamentos, mas seremos mentirosos se não formos retos no nosso caminhar íntimo com Deus. Não é o suficiente entender a palavra, para ser capaz de falar e debater os testemunhos de Deus, mas para guardá-los. Não é suficiente concordar que sejam as leis de Deus, mas que devem ser obedecidas. As leis dos príncipes terrestres não são obedecidas por se acreditar que sejam as leis do rei, mas quando somos pontuais em observá-las. Isto é guardar o mandamento de Deus; isto implica tanto exatidão quanto perseverança: Apo 3.8, “guardaste a minha palavra”, isto é, não apostataste como outros fizeram, e Prov 6.20, "guarda o mandamento de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe," que é a perseverança. Você vê pela primeira nota quem são os homens bem-aventurados; aqueles que possuem o testemunho de Deus em sua palavra, e, portanto, olham para ela como um grande encargo e confiança que Cristo tem depositado neles e lhes dado poderem guardar a sua lei. Agora, certamente, estes são bem-aventurados. Por quê?
(1) São abençoados ou amaldiçoados quem Cristo no último dia pronunciará abençoados ou amaldiçoados. Agora, no último dia para alguns, ele dirá: "Vinde, benditos de meu Pai!” Para os outros: “Vão, malditos”, e ele nos disse de antemão, que é aquele que guarda os seus testemunhos que ele reservará para si naquele dia, Mat 7.20-22. Muitos virão e protestarão familiaridade com Cristo: "Senhor, nós profetizamos em teu nome," etc; “Tu tens ensinado nas nossas ruas" (assim está em Lucas), mas Cristo vai renegá-los: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” Mt 7.23. Muitos vão fingir estar do lado de Cristo, mas porque eles não guardaram os seus testemunhos, ele não os receberá como seus.
(2) São abençoados aqueles pelos quais Cristo intercedeu. Agora, Cristo intercedeu por aqueles que guardam a sua palavra: João 17.6: "Eles guardaram a tua palavra." É uma tristeza para o seu advogado quando ele não pode falar bem de você no céu. Mas assim que ele vir alguns frutos de obediência, onde conferem muitas vezes com o testemunho de Deus, apesar de haver muitos defeitos, mas sendo cuidadosos quanto ao que neles se encontra, então Ele se dirigirá ao Pai e os reconhecerá como sendo seus filhos.
(3) Aqueles que são trazidos em doce comunhão com Deus, certamente, estão numa condição abençoada. Aqueles com os quais Deus será íntimo, e manifestará a Si mesmo numa forma de comunhão graciosa, são abençoados. Agora, porém, ele faz isto com aqueles que guardam os seus testemunhos: “Se alguém me amar e guardar os meus mandamentos, meu Pai o amará, e nós faremos nossa morada com ele.” Toda a Trindade virá e habitará em seu coração.
Mas agora você deve saber, há uma dupla guarda dos testemunhos de Deus - legal e evangélica. A guarda legal é uma forma de obediência perfeita e absoluta, sem a menor falha, por isso nenhum de nós pode ser abençoado. Moisés vai nos acusar, não deve haver a menor falha. Mas agora, a guarda evangélica - isto é, a obediência filial e sincera - é aceita, e Cristo perdoou as imperfeições. Se o perdão de Deus não nos ajudasse, seríamos para sempre infelizes. Os apóstolos tinham muitas falhas, às vezes eles manifestavam uma fé fraca, por vezes, dureza de coração, às vezes falta de afeto quando se encontraram de modo desrespeitoso, Lucas 9, e ainda assim Cristo deu testemunho deste reconhecimento geral deles, quando ele se dirigiu ao seu Pai: “Pai Santo, eles guardaram a tua palavra." Quando o coração é sincero, Deus vai passar por alto nossas falhas, Tiago 5.11, "Ouvistes da paciência de Jó". Ay! e de sua impaciência também, ele amaldiçoou o dia do seu nascimento, mas o Espírito de Deus colocou o dedo sobre a cicatriz, e tomou conhecimento do que era bom. Contanto que se lamente o pecado, procure a remissão do pecado, lute pela perfeição, se esforce para guardar ternamente o mandamento, apesar de um coração desobediente nos conduzir de modo errado algumas vezes, guardamos o testemunho do Senhor num sentido evangélico.
A próxima agora é:
2. Eles o buscam com todo o coração.
Isto é adequadamente juntado ao anterior por um motivo duplo, em parte, porque o fim do testemunho de Deus é para nos direcionar ao modo de se buscar a Deus, para trazer para casa a criatura vagando para o seu centro e local de descanso, e em parte, porque quem mantém os mandamentos de Deus, será forçado a buscar em Deus luz e ajuda.
A obediência não somente nos qualifica para a comunhão com Deus, mas (onde é considerada para valer) habilita-nos a ter cuidado com isto; porque não podemos vir a Deus sem Deus; e, portanto, se quisermos manter os seus testemunhos, devemos buscar a Deus. Bem, então -
Doct. 2 Aqueles que desejam ser abençoados devem fazer disto o seu negócio – buscar sinceramente a Deus.
1. Observe o ato de dever; eles buscam o Senhor.
2. A forma de atuação; com todo o coração.
Em primeiro lugar, o que é buscar o Senhor?
1. Buscar o Senhor pressupõe nossa falta de Deus, pois nenhum homem busca o que ele tem, mas aquilo que não tem. Tudo o que estão procurando é um indicativo da sua necessidade de Deus. Por exemplo, quando começamos a procurá-lo em primeiro lugar, isto começa com um remorso saudável e o sentido da nossa alienação natural dele. O primeiro trabalho e o grande cuidado de retornarmos a ser penitentes é procurar a Deus. Enquanto os homens permanecem não convertidos, eles são totalmente negligentes em relação a Deus, e penso que eles não querem Deus: Sl 14.2, “Não há ninguém que entenda e busque a Deus.” Eles não têm qualquer afeto ou desejo de comunhão com Deus. Eles procuram coisas que seus corações cobiçam, mas não é o seu desejo preocupar-se em desfrutar Deus. Mas quando a conversão dos judeus é falada, Oseias 3.5, isto é dito: "Eles devem retornar e buscar ao Senhor seu Deus." Em sua primeira conversão, os homens são sensíveis à sua grande distância de Deus, e estão preocupados de terem ficado tanto tempo estranhos a ele.
Vejamos agora outro tipo de buscadores, que são sensíveis à mesma coisa; em caso de deserção isto está claro: Cant 5.6: "Meu amado tinha se retirado, e tinha ido embora, eu o procurei, mas eu não poderia encontrá-lo." Eles nunca começam a procurar, até que, primeiro, sejam sensíveis à sua perda, quando eles veem, Cristo está indo embora, eles são deixados mortos e sem consolo, sim, todos os crentes, a sua busca de comunhão com Deus é baseada num sentimento de querer, em algum grau e medida; é pouco que têm, em comparação com o que eles querem e esperam, e, portanto, mesmo os filhos de Deus são uma geração de buscadores, que “buscam a Deus”, Sl 24.6; não importa que estejam contentes, eles ainda estão em busca de mais. Eles estão sempre suspirando por Deus, e desejam desfrutar de mais comunhão com ele. Um homem mau está sempre fugindo de Deus, e nunca se sente melhor do que quando ele está fora da companhia de Deus, quando ele consegue se livrar de todos os pensamentos sobre Deus. Ele foge de sua própria consciência, porque ele encontra Deus lá; ele foge da companhia de bons homens, porque Deus está lá - uma reunião dos santos é como uma prisão; ele foge dos mandamentos porque eles trazem Deus para perto de sua consciência, e o colocam na mente de Deus: ele evita a morte, porque ele não pode suportar estar com Deus. Mas os homens que têm um senso e falta de Deus sobre eles, serão achados indagando e procurando por Ele.
2. Essa busca pode ser conhecida pelas coisas buscadas. O que buscamos? União e comunhão com Deus: Sl 105.4: “Buscai o Senhor e sua força, buscai a sua face para sempre.” Isto é uma alusão à arca, que era uma promessa da presença favorável e poderosa de Deus, de modo que o que buscamos é a presença favorável e poderosa de Deus, para que possamos encontrar o Senhor reconciliando, consolando e firmando nosso coração. A comunhão com Deus é a coisa principal que buscamos, como para desfrutar o seu favor na aceitação das nossas pessoas e perdão de nossos pecados. Isso é que o homem de Deus expressou, em seu próprio nome e em nome de todos os santos: Sl 4.6,7, “'Senhor, levanta a luz do teu rosto sobre nós," para que Deus manifestasse seus feixes de favor na alma. Sl 63.3, “Teu favor é melhor do que a vida." E então a sua força também, para que ele possa dominar nossas corrupções, tentações, inimigos, Miqueias 7.19, e para que ele possa suprir nossas necessidades interiores e exteriores por sua auto-suficiência, Fp 4.19. Deus falou com Abraão: “Eu sou o Deus todo-suficiente, anda em minha presença e sê perfeito."
3. A forma do dever pode ser explicada em relação às graças e ordenanças. Isto consiste no exercício da graça, e no uso das ordenanças.
[1] O exercício da graça - fé e amor.
(1) A fé é muitas vezes expressada por termos de movimento - vindo, correndo, indo, procurando. Assim é toda a tendência da alma para Deus expressa por termos que sejam adequados ao movimento para fora. Essa fé que está implícita na busca aparece comparando essas duas escrituras: Isa 11.10, “Por isto procuram os gentios.” Agora, quando isso é falado no Novo Testamento, é processado, assim, Rom 15.12 “Nele os gentios esperam”. Assim isto evidencia confiança e esperança.
(2) Evidência de amor, que é exercitado aqui. Sl 63.8: “A minha alma apega-se a ti;”. É doloroso para aqueles que amam a Deus pensar em separação dele, ou abster-se de procurar por ele. O grande cuidado de suas almas é encontrar Deus, para que ele possa dirigir, confortar, fortalecer e santificar, e ter experiência doce da sua graça. Assim, a esposa buscou aquele a quem sua alma amava, e não descansou até que ela o encontrou.
[2] Novamente, isto é exercitado no uso das ordenanças, como a palavra e a oração. Deus será buscado em suas próprias ordenanças. Cristo anda no meio dos castiçais de ouro. Se você deseja achar uma pessoa, pense no seu andar e locais que costuma frequentar. Quando Cristo estava perdido, seus pais procuravam-no no templo; lá eles o encontraram. Se você quiser encontrar Cristo, olhe para as tendas dos pastores nas assembléias de seu povo, Cant 1.7,8; lá você deve achá-lo. Apenas deixe-me lhe dizer, estas ordenanças não são suficientes para se fazer de Cristo o objeto delas, para adorar a Cristo, mas ele deve ser feito o fim delas. Servir a Deus é uma coisa, e procurá-lo é outra. Servir a Deus é fazer-lhe o objeto de adoração, buscar a Deus é fazê-lo a finalidade da adoração, quando não iremos longe dele sem ele: Gênesis 32.16, “Eu não te deixarei ir, a menos que tu me abençoes." Não é o suficiente fazer uso de ordenanças, mas temos que ver se podemos encontrar Deus lá. Há muitos que vagueiam pelo palácio, e que ainda não falaram com o príncipe, de modo que, possivelmente, podemos vaguear pelas ordenanças, e não encontrarmos com Deus ali. É muito triste ir embora com a casca e a concha de uma ordenança, e negligenciar o núcleo, para agradar a nós mesmos porque temos estado na Coorte de Deus, embora não tenhamos encontrado o Deus vivo.
Novamente, se Deus não pode ser encontrado numa ordenança, temos que continuar procurando, você pode encontrá-lo na próxima. Às vezes, Deus não será encontrado em público, (numa reunião de oração por exemplo), mas pode ser encontrado na forma de ordenanças privadas. O cônjuge o procurou sobre a cama, depois em cada rua da cidade: Isa 4.6, "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Na oração, chegamos a desfrutar de Deus mais diretamente, e o fazemos mais especialmente chamando-o para a nossa ajuda e alívio; há todas as graças agindo. Se você não consegue encontrar a Deus em oração, procure por ele na Ceia, e na Palavra, e se ele não estiver presente na palavra, busque-o através da meditação: Cant 5.6, "A minha alma desfaleceu quando ele falou”; isto é, quando eu considerei sua fala, porque seu cortejo acabou, meu amado foi embora, mas quando pensei em sua fala a minha alma desfaleceu. Davi consultou Natã, mas ele não poderia lhe dar qualquer resposta clara; o que sucedeu então? 2 Sam 7.4, "A palavra do Senhor veio a Natã naquela noite, dizendo: Vai e dize a meu servo Davi", etc. Então, quando estivermos buscando a Deus todos os dias no culto público, e apesar de tudo isso o oráculo está silente; mas à noite, quando o buscarmos novamente, Deus pode ser encontrado. Atos 17.12: "Por isso muitos deles creram." Como? - quando procuravam a Palavra, embora quando a ouviram não discerniram as impressões de Deus sobre a palavra, mas quando pesquisaram e estudaram, examinando-a em deveres privados, Deus apareceu. Heb 11.11, diz: "pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa." Como assim? na primeira audiência? Não, Sara riu quando Deus lhe prometeu um filho (pois era o Filho de Deus que estava em companhia com os anjos, Gên 28), mas depois, quando ela considerava aquilo, ela julgou ser Deus fiel.
Assim, devemos seguir a Deus de ordenança a ordenança. Isto confronta uma grande dose de orgulho em homens carnais, que se Deus não fizer nada para encontrá-los presentemente eles jogam tudo fora. De vez em quando eles verão o que eles devem fazer para invocar a Deus, mas se Deus não responder na primeira batida, eles se vão.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Palavra de Deus em Nossos Corações Thomas Manton
Artigos Salmo 119.67 - Conhecendo o Bem que Há na Aflição Thomas Manton
Artigos Salmo 119.36 – Por Thomas Manton Thomas Manton
Artigos Salmo 119.28 – Por Thomas Manton – Parte 1 Thomas Manton
Artigos Salmo 119.28 – Por Thomas Manton – Parte 2 Thomas Manton
Artigos Afasta de Mim o Meu Opróbrio Thomas Manton
Artigos Como a Misericórdia Triunfa Sobre o Juízo Thomas Manton
Artigos Como e Com Que o Jovem Purifica o Seu Caminho Thomas Manton
Artigos O Que é Não Praticar a Iniquidade Segundo o Evangelho Thomas Manton
Artigos O Propósito e o Modo de se Buscar a Deus Thomas Manton

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 11.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69004 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57914 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54910 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54797 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54772 Visitas

Páginas: Próxima Última