Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PARA QUE FILOSOFIA?
FILOSOFIA
Ismael Monteiro

Resumo:
Mostra a importância da filosofia.

PARA QUE FILOSOFIA?

     A filosofia parece ser vista pela sociedade como uma chatice ou algo sem utilidade. Contudo, tentar saber para que serve a filosofia é uma pergunta interessante, porque a filosofia tem a sua razão de ser. O trabalho filosófico é um trabalho de reflexão e a filosofia é um conhecimento do conhecimento, um saber do saber.
     Por sua vez, uma das características importantes da filosofia é a preocupação com a verdade. As questões filosóficas podem muito bem ficar sem respostas, ou podem mesmo propiciar polêmicas intermináveis, como geralmente ocorre. Mas elas são questões de qualquer modo e requerem, por isso mesmo, uma avaliação das razões sugeridas e propostas para que se possa caracterizá-las como verdadeiras ou falsas.
     Por isso, a filosofia não pode ser um mero aglomerado de proposições retóricas, sem qualquer pretensão de estabelecer princípios sólidos, ou seja, ela pode ser definida como uma atividade a partir da qual se estudam métodos e metas das nossas formas diferenciadas de reflexão, a fim de que possamos chegar sobre os seus limites e a sua validade. A pesquisa filosófica se dá de uma maneira racional, quer dizer, sem qualquer remissão à fé, visando o estabelecimento de respostas convincentes a questões as mais diversas que fogem ao âmbito das ciências particulares, mas que são comumente trazidas à luz por elas.
     Por outro lado, a filosofia por estudar as paixões e os vícios humanos, a liberdade e a vontade, analisando a capacidade de nossa razão para impor limites aos nossos desejos e paixões, pode ser vista como uma arte do bem-viver.
     Deste modo, a filosofia nos ensina a fazer uma reflexão da reflexão e através da atitude filosófica, podemos saber mais sobre a nossa capacidade reflexiva. Sem a filosofia poderíamos nos transformar num robô e por isso, através da filosofia, podemos adotar uma atividade reflexiva, que é condição de possibilidade das decisões livres, ou seja, a filosofia nos permite usar a capacidade reflexiva com cada vez mais profundidade, levando-nos a pensar mais claramente e, em conseqüência disso, a usar a capacidade de escolha e em conseqüência disso, a usar a capacidade de escolha em sua plenitude.
     A importância da filosofia está em que ela não é uma pesquisa de opinião ou de mercado para se conhecer as preferências dos consumidores e montar uma propaganda, ela é muito mais: verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes, tudo isso é filosofia.
     Nessa linha de pensamento, sem a filosofia a ciência se torna impotente, decadente e desonesta, faz-se destrutiva e devastadora, tudo porque a ciência descreve e analisa a parte, mas a filosofia é a sintética interpretação do todo, ou a interpretação de uma parte em seu valor e em sua relação com o todo. Por isso, a filosofia pode se utilizar da ciência, dos fatos e conhecimentos verificáveis, como ponto de partida e através disso, constrói vastas hipóteses sobre os problemas últimos, a respeito dos quais ainda não existem à mão dados conclusivos.
     Para essas finalidades, a atitude filosófica dirige várias indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Em outras palavras, a filosofia quer saber, o que, como e por que a coisa, ou o valor, ou a idéia é.
     Como se vê, a filosofia não se contenta com simples questionamentos, ela quer mais, trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é pensado e enunciado. Por esses aspectos, a filosofia não é uma ciência, mas uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos.
     A sua utilidade pode ser medida pela sua importância, ou seja, ela interpreta criticamente a religião, as artes, os métodos e conceitos de psicologia e sociologia, a história e muitas outras.
     Diante de tudo o que foi dito, a filosofia é um estudo vastíssimo e tem muita utilidade, pois nos ajuda a conhecer o mundo, a cultura, a história, as ciências, a política e por tudo isso, pode ser considerado o mais útil de todos os saberes que os seres humanos são capazes.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52921


Outros títulos do mesmo autor

Roteiros REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA EMPRESARIAL Ismael Monteiro
Roteiros O QUE É A JUSTIÇA Ismael Monteiro
Resenhas Genética do ser humano Ismael Monteiro
Artigos DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE Ismael Monteiro
Contos O CARNAVAL NA FLORESTA Ismael Monteiro
Contos A GIRAFA QUE QUERIA SER MISS Ismael Monteiro
Discursos A Cultura da Paz Ismael Monteiro
Resenhas Robert Ader e o Sofisticado Sistema Imunológico Ismael Monteiro
Contos A MACACA SORAIA Ismael Monteiro
Contos OS LOBOS E AS OVELHAS Ismael Monteiro

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 161 até 170 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
meu coração vai escrever versos que vão trazer luz - Riz de Ferelas 12 Visitas
um cristal - Riz de Ferelas 12 Visitas
oceano de lágrimas - Riz de Ferelas 11 Visitas
navegando nessas águas sombrias - Riz de Ferelas 11 Visitas
são as estrelas no céu que iluminam meu caminho - Riz de Ferelas 11 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 7 Visitas

Páginas: Primeira Anterior