Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA EMPRESARIAL
ÉTICA
Ismael Monteiro

Resumo:
RESENHA SOBRE A ÉTICA EMPRESARIAL Publicada na Gazeta Mercantil de 04.04.05

Atualmente, a sobrevivência das organizações está cada vez mais associada a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos das pessoas, ou seja, agir com ética. As empresas que se preocupam com a ética conseguem converter suas preocupações em práticas efetivas, mostram-se mais capazes de competir com sucesso e conseguem obter não apenas a satisfação e a motivação dos seus profissionais, mas também podem conseguir resultados satisfatórios em seus negócios.
     A reflexão ética nas empresas deve passar pela compreensão dos valores, comportamentos, objetivos e dinâmica da empresa. Assim, quando se fala em ética nas organizações, é necessário que essas últimas assumam seu papel de conduzir ações que favoreçam a incorporação dos indivíduos no interior do corpo social, no sentido de conciliar interesses individuais e coletivos, nunca esquecendo que uma relação deve ser antes de tudo baseada na reciprocidade, ou seja, todos tem direitos mas também tem obrigações e deveres.
     Baseado nessas premissas, o gestor de uma organização deve empenhar-se para perceber a complexidade da ética e tratar os interesses de todos os envolvidos inspirado no espírito de grupo, família e religião. Esta é uma tarefa bastante difícil de ser cumprida com toda a ambição e a corrupção que permeiam o mundo. Por sua vez, nem sempre a conduta ética pode reunir condições satisfatórias para florescer quando o poder das empresas está distribuído ou quando existe a competitividade. Nessas situações presencia-se uma violenta inflação do termo “ética”.
     Porém, as empresas éticas agregam valor à sua marca e, com isso, constroem o consumidor fiel, que é aquele que não se compra das empresas que só querem “levar vantagem” a qualquer preço. Levando em conta esses aspectos, a abordagem mais sistemática para estimular um comportamento ético é desenvolver uma cultura corporativa que crie uma ligação entre os padrões éticos e as práticas empresariais.

     

VERGONHA DO LUCRO

     O lucro é um assunto bastante debatido entre os empresários na atualidade. Muitos empresários analisam este tema, sem esquecer de ressaltar a importância da realidade social das empresas, ou seja, eles já não pensam só no aspecto de ganhar dinheiro, mas se preocupam com as pessoas. Isso é muito importante, pois mostra que o lucro deve estar aliado à geração de riqueza, crescimento, emprego e justiça social.
     Assim, o lucro deve ser entendido como o resultado da atividade de uma empresa no cumprimento de seus objetivos estratégicos, mas ele só se sustenta quando sua ética for baseada em princípios e valores conhecidos, no respeito às disposições legais e com a maior transparência possível. Se uma empresa se compromete a gerar lucros para que possa sobreviver, ela deve ser multiplicadora do exemplo ético, pois o ambiente corporativo precisa ser entendido como um espaço formativo de valores que possam se perpetuar no tempo.
     Numa mensagem sobre o assunto do lucro, o Vice-Presidente da Empresa Rodobens, transmite aos seus subordinados a importância da responsabilidade social da empresa, que deve estar implícita na sua atividade, respeitando seus colaboradores e promovendo os exemplos de ética e transparência a todos os envolvidos com suas atividades. Certamente, esta empresa, por adotar políticas de desenvolvimento procurando conhecer as necessidades do social e estimulando a participação de todos, será reconhecida junto à comunidade como voltada para o bem comum e respeitando os direitos das pessoas. O fato deste Vice-Presidente apoiar iniciativas visando não só o resultado financeiro, mas o social, é uma filosofia de trabalho que precisa ser multiplicada por outras empresas que ainda não conhecem ou não querem adotar esse modo de ação.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 53183


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69085 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57981 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57638 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55912 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55231 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55216 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55098 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54973 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54969 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54969 Visitas

Páginas: Próxima Última