Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A GRANDE ENGANAÇÃO
DIRCEU DETROZ

Em minha opinião, estão ficando evidentes os grandes erros cometidos pelos protestos no Brasil. O primeiro erro foi ser um movimento apartidário. O segundo, com exceção dos preços das passagens, ninguém sabia com certeza porque estava saindo às ruas. Foi uma espécie de Maria vai com as outras.

Tipo assim vai que apareço na TV Globo. Ou, o meu cartaz vai parar no Facebook. Todos esperam que esses protestos desorganizados, surtam algum efeito na classe política. Até esse momento, os discursos continuam vazios e evasivos. Todos são unânimes ao afirmarem que ouviram as vozes das ruas.

Na realidade não é o que parece. Como os protestos não apontaram de forma clara uma direção, o governo, os senadores e os deputados se apressaram em apontar uma. Que no fim será, talvez, a grande enganação política desse século. E com a participação do povo. Que depois não poderá dizer nada. Nenhum pio.

Nunca se falou tanto em reforma política. A grande pergunta a ser feita é: Qual é a reforma política que o povo quer? Será essa do plebiscito? E que na realidade não vai mudar nada no corporativismo da classe política. No fim, ainda perderemos o lazer do feriado domingo, que sorte hein, sete de setembro para ir às urnas.

Eu contaria nos dedos das mãos, quem estava nas ruas preocupado com o financiamento de campanha. Com o voto distrital. Com o fim das coligações ou do voto secreto. A continuidade da suplência. Uau! O que a política brasileira mudará com isso? Será o fim dos corruptores e dos corruptos? Estão dando balas para quem sempre chupou o dedo.

A minha reforma política seria diferente disso tudo. Proporia o fim da obrigatoriedade do voto. O fim da reeleição em todos os níveis. Inclusive para senadores e deputados. Que só poderiam voltar a concorrer a um cargo público, após ficaram duas legislaturas afastados. E sem pendência nenhuma com a justiça. A diminuição de três para dois senadores por estado. A diminuição em um terço de todas as bancadas estaduais na Câmara de Deputados.

Proibir senadores e deputados de legislarem sobre seus próprios salários. Esses salários obedeceriam às regras do salário-mínimo. O teto seria uma quantidade x do salário mínimo. Eu proponho vinte e cinco salários-mínimos. E ninguém poderá me acusar de não uma pessoa benevolente.

No âmbito estadual as regras seguiriam as mesmas. Logicamente com salários menores. Nos municípios, os vereadores não teriam remuneração nenhuma. Uma última regra. E talvez, a mais importante. Diante de uma denúncia, afastamento imediato do cargo, até que a verdade seja esclarecida. Ufa! Tenho certeza que não acordei de um sonho, porque digitei o ponto final.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57901 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56728 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última