Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O DIREITO DE VIVER
CUIDAR BEM
JONES CHAVES QUEIROZ

Resumo:
RELAPSO E NÃO CUIDAR BEM DA SAÚDE, PODE TRAZER SÉRIOS PROBLEMAS E QUANDO PERCEBEMOS PODE SER TARDE DEMAIS. VIVER BEM É TER BOA QUALIDADE DE VIDA. ISTO REQUER SACRIFÍCIO E DEPENDE DE CADA UM DE NÓS.


      Antes mesmo de nascer Deus já tem um propósito para nós, até mesmo uma planta não nasce sem o consentimento do criador. Sua passagem neste mundo retrata o que acontecerá com todos nós, ela cresce, reproduz e caso não venha ser destruída pelo homem, morrerá na sua velhice. Com o homem a mesma coisa, nasce, reproduz e caso não aconteça percalços na vida, também morrerá na sua velhice. A valorização da vida, o amor pelo próximo e cuidados, elevam nossos dias de vida e isto é bom. Um dos principais motivos que reduz este tempo, são os vícios, como: Cigarro e o álcool, que nos definham aos poucos, reduzindo 30 a 40% a chance de chegarmos aos 90 anos. Sendo o álcool mais perverso, pois, além de inibir o apetite, gelatinizar nosso fígado(cirrose), psicologicamente ficamos doentes, devido o afastamento do seio familiar, abandono do emprego e sem falar da psique, onde a perda do reflexo, a capacidade de raciocínio, dificuldade motora e dentre outros fatores. A nicotina, nome de uma substância alcaloide básica, líquida e de cor amarela, que constitui o princípio ativo do tabaco, é inimiga do aparelho respiratório. Com o tempo o pulmão perde o seu vigor e se resseca, levando o ser humano a respirar com dificuldade, causando canseira, tosse e pigarro. O Enfisema Pulmonar ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Muitos terminam seus anos de vida respirando através de cilindro de oxigênio e dois tubos finos colocados sobre as narinas. A chamada Respiração (fisiologia). Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o meio ambiente. O oxigênio é necessário para a respiração celular, enquanto que o dióxido de carbono é um subproduto do metabolismo e deve ser retirado do organismo.
      Graças a Deus, não tenho experiência pessoal para passar para nenhum indivíduo que faz uso de bebidas alcoólica e cigarro. Quando ainda era jovem, eu fiz questão de ver o gosto de ambos e confesso que não era dos melhores. Tempos atras ajudei a socorrer meu vizinho que já sofria a anos, com Enfisema Pulmonar e já utilizava o aparelho há muito tempo. O vício contribuiu para acarretar pressão alta e problema cardíaco. Infelizmente, o mesmo já entrou na unidade de saúde sem vida. Quem não ama a si mesmo, jamais amarás o próximo. Porque não se cuidar?
Sabemos que outras causas está exterminando os nossos jovens. Enquanto fumantes não chegam aos 70, alcoólatras não atingem os 40, nossos jovens não estão alcançando os 20, devido o incentivo da busca do dinheiro fácil no mundo das drogas, ou até mesmo no uso constante de entorpecentes. Perdem a vida muito cedo se envolvendo no tráfico e na dívida com traficantes, que não poupa àqueles que contrai dívidas e por um valor irrisório, exterminam crianças, jovens e famílias.
Há pouco tempo eu estava conversando com os meus amigos de trabalho, a respeito das brincadeiras que praticava em meado dos anos 70 e 80, durante a minha infância e adolescência e citava alguns exemplos, como: Rouba bandeira, caí no poço, queimada, voleibol, peteca, peladinha na rua, no campo de várzea, pique-esconde, pique-lata(para quem não conhece, ficava um indivíduo com olho fechado e contando de um a cem, até que os outros se escondiam. Logo em seguida, saía para procurá-los. Quem não era encontrado saía do esconderijo e batia a lata em um poste, avisando que passou o vigia para trás. O vigia por sua vez irá continuar no seu posto até que ele ache todos e daí passará a sua vez para o primeiro encontrado). Estas brincadeiras percorriam até 00:00 h, quando íamos dormir com o corpo exausto, mas, valia à pena, dormíamos feito um anjo. Todas estas brincadeiras eram saudáveis.
      Hoje não podemos deixar nossos filhos um momento sequer pelas ruas, que já vem alguém de má conduta oferecendo o que não deve. Não temos segurança, estamos presos dentro de nossas casas, enquanto os maus elementos estão tomando conta das ruas. Outro dia estava ligando para a concessionária que realiza manutenção na rede elétrica, para verificar três lâmpadas queimadas nos postes próximo à minha residência. Suspeito eu que foi proposital, até porque um ambiente escuro favorece aos que praticam delitos.
O que mais desejo é ter o direito de viver e terminar os meus anos de vida, sem me preocupar com esta insegurança, tendo o meu direito de ir e vir garantido pela lei e o compromisso do estado zelando pelo meu bem estar. Eu sei que é utopia, mas, quem sabe um dia a gente chega lá.

J. CHAVES


Biografia:
Jones Chaves Queiroz, nascido na cidade de Abre Campo/MG, no dia 11/06/1964, onde morou até os 11 anos. Mudou para a cidade de Contagem/MG onde concluiu seu estudos. Se casou com Maria Elza em 1990, onde teve dois filhos: Lorrana, hoje com 19 anos e Lindemberg com 15 anos. Reside atualmente na cidade de Betim/MG. Trabalha na área administrativa como funcionário público da Prefeitura de Contagem e cursa direito na faculdade Pitágoras em Betim.
Número de vezes que este texto foi lido: 59442


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas JUSTIÇA JONES CHAVES QUEIROZ
Poesias SOU MENINO PASSARINHO JONES CHAVES QUEIROZ
Crônicas QUALIDADE DE GENTE JONES CHAVES QUEIROZ
Romance ENTRE A MINHA CASA E A SUA HÁ UMA FONTE DE ESTRELAS JONES CHAVES QUEIROZ
Poesias POEMA PARA MINHA MÃE JONES CHAVES QUEIROZ
Contos O RETORNO DE CLARA JONES CHAVES QUEIROZ
Crônicas TUDO QUE EU QUERO JONES CHAVES QUEIROZ
Poesias SOFRIMENTO ALHEIO JONES CHAVES QUEIROZ
Crônicas O CONTRATO JONES CHAVES QUEIROZ
Contos Escravidão na Olaria JONES CHAVES QUEIROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 37.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O Desafio do Brincar na Atualidade - Daiane schmitt 60085 Visitas
O Banquete - Anderson F. Morales 60081 Visitas
Escrevo - Terê Silva 60074 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 60064 Visitas
Fazendo bolo - Ana Mello 60052 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 60050 Visitas
ELA - sigmar montemor 60046 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 60038 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 60037 Visitas
"Esbarrando no amor" - mayana tellys 60025 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última