Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Poeta fazendeiro
Adalberto Antonio de Lima

Resumo:
Faz tanto tempo... A lua ainda era menina
Havia mel na boca da noite, no soalho, no chão, no agasalho. Tudo era suor. Tudo respirava amor como orvalho, doce orvalho derramado no coração.

Cláudio Manuel, meio baiano, meio mineiro, não esperava que um galo cantasse e levantasse outro galo o mesmo canto noutro terreiro. Poeta inventado de ser fazendeiro, ele parava encantado, e se encantava em uma poça d’água, apreciando uma borboleta auriverde que bate asas; faz que vai, faz que vem, volteia e pousa no dedo. Em sua rotina diária, consumia pedaço de sol minguado cedo, e à tardinha, assentado na barriga de uma raiz que bebe no córrego. Ficava fios de hora olhando lambaris que deslizavam, escorrendo luz prateada em suas escamas. E perguntava interessado na resposta. “Por que a beleza das cores é tão passageira? Por que uma linda borboleta vive tão pouco? Mal sai do casulo e três meses depois evapora, entrega seu espírito de borboleta ao Criador e se vai. A vida se esvai. Parece que a criatura tem natureza artificialmente postiça. Tudo descora lentamente e a cor da gente desaparece com os raios do último sol.”
Nas noites de lua clara a peonada se reunia no alpendre da fazenda Campo Grande. A meninada acompanhava os pais, interessada em saber das estórias que Cláudio contava, recitando cordel nos acordes de sua viola. Aquele ano foi de poucas águas e a luta para salvar o gado parecia interminável. Levantava um animal aqui, caia outro ali. Levantava um ali, caia outro acolá... Até barrigueira pro animal ficar em pé, Cláudio fazia. Aprendera a salvar gado nas grandes secas do Nordeste, dando papelão molhado e garapa de rapadura às reses mais fracas. Muita gente fazia isso e salvava parte do rebanho. Quem não tinha papelão, oferecia galho de cacto sapecado e os animais babavam comendo churrasco de mandacaru, levemente queimado. E, mesmo morando em Minas onde as águas borbulham nas nascentes, nos anos de pouco chuva Cláudio se valia desse recurso.
— Papelão para vaca parida? Tá ficando maluco? O pasto está minguado, o leite também, mas você pode comprar torta de algodão e dar ao gado.
— Nada não, mulher. Quero que o leite saia empacotado, como ovo de galinha.
— E a garrafada de rapadura? É para o leite sair adocicado?
— Sê besta animal ruminante! Rapadura é o melhor energético para levantar gado caído.
Não quis dizer que no Nordeste, ele mesmo comeu macambira na grande seca de 1932. Nem que era um bufão, um saltimbanco sem tablado, como milhares de retirantes nordestinos que abandonam suas terras, por causa da seca. E, lembrando-se dessas coisas, dedilhava a viola, procurando afiná-la com a toada que ouvia quando era novo. Tírú-lírú-lírú, lírú- lírú lírú-lão. Tírú-lírú-lírú, lírú-lírú lírú-lão:

A seca de 32 não foi culpada sozinha, porque desde 27 que ano bom já não vinha.

A lua já era velha e o repertório de Cláudio não se esgotava.
— Inté outro dia, patrão.
— Até...
Muitas vozes respondiam: Inté...inté...





Biografia:
Adalberto Antônio de Lima, aposentou-se como funcionário do Banco do Brasil, quando então, retomou sua vocação literária. Participou da Bienal Internacional do Livro de São Paulo em agosto de 2008 com quatro títulos. É coautor de diversas antologias e conquistou com o tema “Percalina Verde-drummond” o prêmio de melhor crônica, concedido em novembro de 2009 pelo Projeto Delicatta IV.Posta seus trabalhos em diversos sites:Usina de Letras, Recanto das Letras, O Melhor da Web e Portal Literal, tendo alcançado em dois anos mais de um milhão de acessos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas BRUACAS Adalberto Antonio de Lima
Crônicas Mimosa Adalberto Antonio de Lima
Crônicas Poeta fazendeiro Adalberto Antonio de Lima


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69079 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57978 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57631 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55903 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55222 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55198 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55081 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54961 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54945 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54934 Visitas

Páginas: Próxima Última