Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SEXTA-FEIRA em CARTAZ
Tânia Du Bois


     Sempre que leio e ouço a palavra em cartaz, me direciono a algo importante, que se salienta por si, como sexta-feira em cartaz. João Guimarães Rosa revela, “o vento experimenta / o que irá fazer / com sua liberdade...”
     Chegada a hora de enfeitar a realidade e perceber que a semana de trabalho é difícil para todos. Dessa forma, a sexta-feira é sempre muito esperada; com ela se anuncia a abertura de processo a favor do encontro familiar e do lazer. Traz para o cotidiano a possibilidade do afloramento do bem-querer, sempre na iminência de acontecerem mudanças: mesmo repetidos, os dias são diferentes. Nas palavras de Alberto Cunha Melo, “... Os homens não se medem / pelo tamanho de seus horizontes, / mas pela insistência em alcançá-los.”
     Anunciar a sexta-feira em cartaz é recuperar o pensamento, dar sentido a novas oportunidades de fazer a súmula dos finais de semana: os dias podem ser traduzidos em alegrias e conquistas, que com braços fortes, talento e dedicação ergo no coração a sensação do feito e a sensação de transformar o sonho em realidade. Pedro Du Bois em seu livro, A Diferença Entre Os Dias, mostra Os Dias Indiferentes e, entre eles, a Sexta-Feira, ”No desconhecido busca / gloria e reconhecimento / de que o feito altera / o conhecimento existente...”
     É possível planejar antes do imaginado, estou frente ao desafio com diversas vestes e cores, estilos e variedades com que anuncio a sexta-feira em cartaz: como novo conceito de felicidade, quebrando paradigmas. Já há algum tempo descobri que passo períodos demais trabalhando e que isso traz poucas contribuições para o bom convívio com os amigos e para o enriquecimento das relações familiares. Então, considero a sexta–feira o dia da mudança: promissora, talentosa e construtiva à disposição para driblar o final de semana. Nesse contexto, sexta-feira é o dia de fazer o cartaz para avançar as possibilidades do lazer, com intuito de chegar ao sábado e domingo, com merecida atenção. Sim, as ações podem transformar a realidade. A ousadia é sentir-me viva, porque cada dia passa a ser uma única sexta-feira em cartaz.
     Sexta-feira é planejamento que me faz sentir os pequenos prazeres, como “crianças brincam na grama”, ao perceber a reação das pessoas diante da meta atingida. Elas mostram sua melhor faceta ao conseguir com naturalidade aquilo que é vida real: arrancar um sorriso.
      Nada original, mas o que une e comove é tentar mudar o gesto pela atitude e ter a chance de mostrar que a felicidade pode ser qualquer coisa, menos a acomodação, com em Miriam Portela, ”Hoje nem existiu / tão doído foi / dia assim / vivido pelo avesso / vingado em si / por ter nascido. / Hoje viver não foi/ desafio / foi desafeto / doeu tanto.”
     


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61638


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois
Artigos MENTES BRILHANTES Tânia Du Bois
Artigos AVESSO A MÁS NOTÍCIAS Tânia Du Bois
Artigos CONVERSAR com o TEMPO Tânia Du Bois
Artigos ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62761 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62733 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62676 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62645 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62615 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62588 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62583 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62565 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62563 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62515 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última