Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como o Mal Começou na Terra
Silvio Dutra


Leia todo o comentário e veja por si mesmo se há algo de história da carochinha no relato bíblico de como o mal entrou no mundo. É coisa séria e sábia. Vale a pena fazer um exame sem preconceitos para aprender a verdade relativa aos fatos.

“1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” (Gên 3.1-7)

A queda do homem descrita no terceiro capítulo de Gênesis não é apenas a sua própria queda, mas de todo o universo, porque mediante a sua queda toda a criação foi sujeitada à maldição de Deus.
Tudo envelhece e se corrompe pelo uso, desde então.
Tudo perdeu o seu caráter eterno.
O pecado do homem influenciou tudo o mais na criação.
Gênesis 3 revela como a criação perfeita, boa, de Deus, se tornou corrompida e má.
Satanás, que tinha sido expulso do céu por causa da sua rebelião, tentou Eva valendo-se de uma serpente.
Ele entrou na serpente e falou através dela.
Não é de se admirar que tenha entrado na serpente, pois vimos Jesus permitindo que demônios entrassem em porcos conforme lhe haviam rogado. Sem a permissão de Deus isto não pode suceder, muito menos o ato de falar por meio dos agentes que possuem, mas o fato é que isto foi concedido a Satanás, porque de outra sorte, a obediência da mulher e do homem não poderia ser provada.
Este é um dos motivos porque Deus não nos livra de todas as tentações.
Ele nos concede poder e graça para resistir e não cair nas tentações, mas de modo nenhum nos poupa, porque é exatamente por elas que a nossa fé, fidelidade, obediência, perseverança, são provadas, e o nosso caráter fortalecido e confirmado no bem.
Ainda que Deus mesmo a ninguém tente e nem possa ser tentado.
Mas Satanás em seu ódio a Ele e a tudo o que criou, acaba servindo ao propósito de Deus de colocar a nossa fé à prova para que se firme e cresça, por meio das tentações.      
Satanás queria conduzir Eva e Adão ao pecado. Ele queria fazer com que eles desobedecessem a Deus. Ele queria corromper a criação boa de Deus.
E a estratégia usada por Satanás é a mentira, ou o engano.
O que Satanás precisa fazer para efetuar o resultado esperado por ele é criar uma mentira na qual Eva creia.
Ele tem que enganá-la para que ela venha a pecar.
E por isso que Jesus em João 8:44 chama Satanás de “pai da mentira".
Satanás mente sobre o caráter de Deus, e ele mente sobre a Palavra de Deus.
E é nisso onde o ataque dele se concentra inevitavelmente.
Satanás que caiu e no momento que caiu levou um terço dos anjos juntamente com ele volta-se agora para atingir a criação mais alta de Deus no mundo natural: o homem.   
E ele se volta para Eva disfarçado na serpente, como se fosse um "anjo de luz", de acordo com 2º coríntios 11:14. Ele quer que você acredite que ele está lhe contando a verdade, e que o Deus da Bíblia é mentiroso.
Essa é a sua estratégia. Se ele pode conseguir que você creia que o caráter de Deus não pode ser confiável e, na Palavra de Deus como não sendo a verdade, e portanto não digna de ser aceita e confiada, mas que nele você pode confiar, naquilo que está afirmando, então ele alcança a sua meta.
Ele conseguiu que Eva duvidasse do caráter de Deus, duvidasse da palavra de Deus, e acreditasse nele, Satanás.
Satanás chega a Eva argumentando que se ela lhe ouvisse experimentaria alegrias das quais Deus gostaria de privá-la.
Ele se esforça para que Eva rebaixe o conceito de Deus na visão dela, e então viesse a descrer na palavra de Deus, e a dar crédito não àquilo que Deus afirmou, mas àquilo que lhe apontava o seu próprio desejo e sentimentos.
E Satanás disse à mulher: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”. Como a dizer sutilmente: “Reflita sobre o significado real desta ordem. Ela é razoável? Você tem liberdade para questionar Deus; você tem liberdade para duvidar de Deus; você tem liberdade para desconfiar de Deus.”
E isso conduziu Eva à desobediência.
Quando fazemos a suposição de que aquilo que Deus disse está sujeito ao nosso julgamento, nós estamos a um passo de pecar, nos tornando desobedientes e incrédulos.
E toda transgressão da vontade de Deus, todo pecado, traz em seu bojo esta idéia da relativização dos mandamentos de Deus, do questionamento ainda que indireto da Sua vontade soberana.
Assim Eva é deslocada da firme posição de estar seguramente confiada na soberania de Deus para a sua provisão pessoal, para a de fazer valer aquilo que passaria a considerar como seus direitos.
Satanás conseguira o seu intento, fazendo com que pensasse que a sua liberdade estava sendo tolhida, que Deus lhe estava impondo restrições.
Colocou um desejo em seu coração e agora ordena que não o satisfaça. Qual é a lógica que há nisso?
A da cruz que estava oculta aos olhos de Eva.
A nossa vontade deve ser submetida a Deus. Importa que seja feita a vontade dele e não a nossa, ainda que seja muito grande o nosso desejo de ser ou obter algo.
A cruz trata com o eu, e impõe o tom correto aos nossos desejos, fazendo com que deixemos que sejam governados pelo Senhor e não pela nossa própria vontade.
O que o Senhor tem dito que é lícito e conveniente faremos, mas o que nos é vedado, ou mesmo que sendo lícito, seja inconveniente, isto não faremos, assistidos pela Sua graça que opera em nós, enquanto sujeitos à Sua santa vontade.
Mas Eva e lembrou que havia uma penalidade atrelada ao ato da desobediência.
Ela disse para Satanás que não deveria comer ou tocar no fruto da árvore que estava no meio do jardim, para que não morresse.
E observando que já havia conseguido o intento de lançar a dúvida no coração da mulher em relação à verdade da Palavra de Deus, Satanás foi ousado e direto contrariando diretamente a afirmação daquilo que Deus havia dito, diizendo: “é certo que não morrereis”, e para gerar convicção em Eva apresentou um argumento para sua afirmação: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.”. (Gên 3.3,4).
E o resultado imediato está relatado no verso 6: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu.”.   
E o admirável nisto tudo é que apesar de Eva ter conhecido o caráter de Deus, tendo experiência do Seu amor e bondade, ela deixou que o seu desejo falasse mais alto e não questionou Satanás em nada do que ele disse, e não levantou qualquer suspeita sobre as afirmações que ele estava fazendo; ainda que ela não soubesse que estava falando com um anjo caído, com o arqui Inimigo de Deus.
Seria de se esperar que ela partisse em defesa de Deus, de Seu caráter, de Sua Palavra, e que permanecesse fiel e obediente à Sua vontade.
Mas não é exatamente isto que se espera também de nós quando confrontados pela tentação e pelas cobiças que operam na nossa carne?
Assim, o ponto é este: se o que fazemos não é completamente, de todo o coração, sem reservas, confiando na sabedoria e bondade de Deus, nós estamos em dificuldade. Nós pecamos.
E Eva pecou, não quando ela comeu. Ela pecou quando ela deixou de acreditar que Deus era bom e somente bom. E que importava ser obedecido em tudo. Mas se achamos que pode haver alguma falha no caráter de Deus, é bem provável que não confiemos inteiramente na Sua Palavra.
Antes do pecado ela poderia ter resistido a tudo pela graça divina que lhe seria concedida caso obedecesse à Palavra, sem a dificuldade que todos nós temos depois que o pecado entrou no mundo, porque, uma vez estando debaixo do seu senhorio, ele é muito mais forte do que a nossa própria vontade.
O que queremos dizer é que Eva não tinha tanta impulsão para desobedecer no ato da desobediência original, quanto a que passou a ter depois que pecou, e juntamente com ela toda a humanidade, em razão do domínio e habitação do pecado em nossa natureza terrena.
O pecado que reina na carne luta contra a nossa mente e diz que não é o que Deus quer que importa, mas o que nós queremos.
Todo pecado em nós dá boa acolhida às mentiras de Satanás: de que há prazer lá fora; que há satisfação lá fora; que há diversão lá fora; que há alegria lá fora; que o mundo tem tudo o quanto possa nos satisfazer; e que Deus está sempre tentando nos restringir.
E nós pecamos quando pensamos que por causa de Deus estamos perdendo a nossa possibilidade de sermos livres e felizes.
E temos dado crédito à mentira de Satanás quando afirma ousadamente que Deus é um mentiroso ao declarar que o salário do pecado é a morte, e afinal temos pecado e não temos morrido. Satanás cria a falsa idéia de que não há e não haverá qualquer julgamento contra o pecado.
Esquecidos que já estamos naturalmente julgados e mortos espiritualmente falando, porque não temos real comunhão com Deus, a menos que Ele nos redima em Jesus Cristo.   
Assim Eva não chegou a conhecer o bem e o mal do modo que ela pensou que conheceria, isto é, tal como Satanás lhe mentira, dizendo que seria na exata forma como Deus os conhece.
Deus conhece o bem e o mal, guardadas as devidas proporções, pois que seu conhecimento é perfeito e onisciente, do modo que um cirurgião de câncer sabe sobre o câncer que é muito diferente do modo que um paciente o conhece.
E como Eva conheceu o mal ?
O mal estava no coração de Eva.
Ela não conheceu o mal por algum efeito mágico na fruta, mas conheceu o mal no seu próprio coração.
Ela tinha desconfiado do caráter de Deus. Ela tinha impugnado os motivos de Deus, e ela tinha desobedecido a Palavra de Deus.
Desde então, o homem ainda procura cobrir a vergonha do estado pecaminoso da sua alma, não mais com vestes de figueira, mas com apanágios psicológicos, com sistemas positivistas de pensamento, com sistema de auto-ajuda que procurem elevar a sua auto- estima.
Mas perguntamos, qual é a eficácia destas coisas para limpar um coração corrompido pelo pecado, e de uma má consciência, que são as fontes onde residem e de onde brotam de fato, todos os nossos sentimentos de fraqueza, insucesso e toda sorte de perturbações da alma e do espírito?
Vestes de figueira não cobrirão a vergonha da sua nudez diante de um Deus santo e temível.
Esconder-se atrás das árvores, não mais do jardim do Éden, mas de uma má consciência, para fugir da presença de um Deus amoroso e fiel que nos busca para nos resgatar da condição má em que nos encontramos em nossa própria natureza, continua sendo um sentimento universal, produzido pelo pecado original.
Por isso o caminho de volta para Deus, para o reino dos céus, desde o Éden e para sempre, deverá ser feito por meio de violência, ou seja, por esforço deliberado para o exercício de fé e obediência e sujeição ao Deus que nos procura para ter comunhão conosco.
E então mais adiante vemos Adão não assumindo a sua culpa de modo responsável, ao contrário ele lançou a culpa no próprio Deus e não em Eva. Ele não disse “Essa mulher que me levou a fazer isto”, mas “a mulher que você me deu”. Em outras palavras: a culpa é sua por ter criado e me dado esta mulher.
Não houve o mínimo arrependimento traduzido em atitude voltada para a mudança e correção do erro, pela aceitação responsável do erro, pelo reconhecimento sincero da culpa e pela confissão da maldade.
Mas ao contrário disto vemos vergonha, fuga, desculpa esfarrapada. E então Deus pronuncia uma maldição neles. Deus os amaldiçoou. E o universo inteiro sentiu as conseqüências desta maldição.
E então ambos foram expulsos do jardim.
Deus deixou uma porta aberta para que o pecador pudesse entrar por ela na Sua presença. Cristo é esta porta e não há nenhuma outra para tal propósito.
Deus pode perdoar os pecadores em Cristo. E não é maravilhoso saber isso, que apesar da realidade de tudo aquilo que somos, que Deus perdoa os pecadores? Essa é a glória do evangelho.   
Deus colocou nossa iniquidade em Cristo. Grande realidade. Ele carregou nossos pecados no Seu próprio corpo. Ele foi feito pecado por nós, e assim Deus O castigou no nosso lugar, para que possamos ser levantados da queda a que nos sujeitou Adão em razão do pecado.
O homem foi criado em estado perfeito por Deus e foi colocado no topo da criação. Mas o pecado o derrubou das alturas em que havia sido colocado por Deus, mas pela Sua exclusiva graça e misericórdia, Ele tem levantado os pecadores que crêem por intermédio de Cristo, para que estejam para sempre, em Sua santa presença.   


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52937


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69007 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56757 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55829 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55100 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55048 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54884 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54807 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54793 Visitas

Páginas: Próxima Última