Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DE VOLTA AO NINHO
DIRCEU DETROZ

Quando as luzes de uma eleição se apagam o script é sempre o mesmo. Do lado dos vencedores tudo é festa. Do lado dos perdedores tristeza. Junto com a tristeza, uma procura interminável por explicações. Ainda mais quando a diferença nos percentuais dos votos vai além das expectativas. Como foi desta vez.

O PMDB está de volta ao ninho quatro anos depois. O que mais se ouviu dos caciques peemedebistas no domingo, foi à tese dos “doze anos”. Quando estamos eufóricos ou bêbados costumamos falar muitas besteiras.

Se os “doze anos” fosse uma boa tese, não teria sido interrompida em 2008. Essa interrupção nenhum dos caciques ousou explicar. Entretanto, não deixa de ser um afago nos eleitores. Cria-se uma aura de que somos imensamente politizados. O que é uma grande tolice.

Falando de Rio Negrinho, as eleições de 2012 foram um videoteipe das eleições de 2008. Tenho outra tese. Prometer é mais fácil do que mostrar as promessas cumpridas. Ninguém gosta, mas a melhor coisa do mundo é ser oposição. Basta fazer o povo acreditar em promessas. Depois de quatro anos, uns prometem tudo de novo, enquanto outros fizeram pouco do que prometeram. E o povo acredita.

Na Câmara de Vereadores, desta vez, a renovação foi de 80%. Um fato a se comemorar. Algumas figurinhas carimbadas ficaram de fora. Pena que muitas delas aparecerão novamente em cargos da administração pública. Se renovar foi bom, é preciso ver a capacidade e a qualidade dessa renovação. Fica a incógnita de viés para baixo.

As críticas mais duras vão para a Rádio Negrinho AM. A cobertura jornalística das apurações foi um fato lamentável. A reportagem deveria estar presente na Justiça Eleitoral. Divulgar apenas os resultados oficiais. Foi isso que todos os meios de comunicação nacionais fizeram e fazem.

Entrar ao vivo divulgando resultados extraoficiais, diretamente do comitê de campanha do PMDB foi o cúmulo da falta de bom senso. Quando não se tem capacidade e competência para fazer, melhor é não fazer. Já durante as entradas, temerosos, começaram a negar parcialidade. Alguém já viu a Rede Globo divulgando números diretamente dos comitês dos candidatos?

Depois que os resultados e os vencedores são anunciados oficialmente, é evidente que o lado perdedor não dá ibope. Geralmente somem. É uma coisa natural. Dai até concordo. Tem de acompanhar a festa do vencedor. No êxtase da vitória todos têm algo a dizer. Que deveria ser gravado. Até mesmo os penetras de última hora. E como sempre apareceram alguns.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 28666


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A vez do ciclone DIRCEU DETROZ
Crônicas Bonecas de porcelana DIRCEU DETROZ
Crônicas O murmúrio da verdade DIRCEU DETROZ
Crônicas O filão da autoajuda DIRCEU DETROZ
Crônicas A falta de sorte deles DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORÁRIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ
Poesias BOIADAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa superioridade em xeque DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 992.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66229 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55157 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43709 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43329 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42940 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40867 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 39769 Visitas
Amores! - 38242 Visitas
Desabafo - 37482 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 37396 Visitas

Páginas: Próxima Última