Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ENGAIOLANDO TALENTOS
Ijaciara Cannataro

Estava olhando a rua pela janela do meu escritório, quando ao longe avistei uma casa com várias gaiolas repletas de passarinhos. Mas, havia uma vazia, com a porta aberta, uma tigela de alpiste e um alçapão. Era uma armadilha! Bem pertinho dela estava um pássaro magrinho, penas ouriçadas, parecia faminto observando o alimento.
Fiquei ali tentando mentalmente avisar o passarinho para que não fosse até lá. Felizmente algo o assustou e ele voou para longe. Senti um alívio, mas só momentâneo, pois sabia que uma hora ou outra, alguma outra ave seria pega. E me senti impotente.    
Sem dúvida, um dos grandes talentos dos pássaros é voar. E privar os seres de usarem seus talentos é cruel e uma condenação a uma vida sem propósito.
Depois desse acontecimento, fique pensando nas armadilhas que as pessoas também caem, nas quais elas irão sacrificar seus talentos para não “morrer de fome”.
Quantas pessoas deixam seus talentos de lado e se prendem a empregos de que não gostam, que as fazem definhar e soltar um canto melancólico, tal qual o dos pássaros presos?
Quantos de nós não deixamos os nossos talentos serem engaiolados?
Fala-se muito em desperdício de água, de energia, mas e os desperdícios de talentos?
Não acredito que o apagão de talentos seja proveniente de falta de talentos, mas sim de talentos sendo sufocados e mal usados e consequentemente atrofiados, tal qual as asas dos pássaros.
Em neurociência aprendemos que, assim como há neurogêneses, ou seja criação de novos neurônios, há também apoptose de neurônios que não são usados, ou seja, se não exercemos certas habilidades que temos, elas deixam de existir... Sim, isso mesmo, o cérebro não gosta de desperdício, se não tem utilidade ele se encarrega de fazer desaparecer...
Triste ter um dom que já veio prontinho de “fábrica” ser descartado dessa forma.
Se somos presenteados com certas habilidades, elas são para serem exercidas em nossas vidas e isso está ligado ao nosso propósito de existir, nossa missão particular.
Mas, muitos escolhem a carreira olhando para o cifrão e não para o coração.
Quando alguém faz algo de que realmente gosta, vemos o brilho no olhar e o trabalho invariavelmente bem feito. E isso é vantajoso tanto para o profissional quanto para as empresas.
O talento dá um propósito maior de existir. Com ele deixamos nossa marca no mundo.
Se por hora não conseguir utilizá-lo em sua profissão, que seja pelo menos usado em tarefas não remuneradas. Tente ao máximo mantê-lo vivo.
Muitas empresas já estão percebendo que é muito mais vantajoso descobrir quais são os talentos de seus funcionários e aproveitá-los em suas ações do que tentar moldá-los ao que precisam.
Não estou dizendo aqui que não devemos desenvolver novas habilidades, longe disso, só estou dizendo que o talento principal é o que já vem de “fábrica” e que deve nortear a carreira da pessoa e depois, sim, ser complementado com o desenvolvimento de aptidões adicionais.
Uma hora todos terão o direito e por que não dizer o dever de usar seus talentos e sei que ai sim o mundo terá a verdadeira sustentabilidade e o canto dos pássaros com certeza será mais alegre!


Biografia:
Paulistana, mas adora a vida no campo. Desde pequena mantenho caneta e papel à mão para poder registrar momentos do cotidiano que adoro analisar sob óticas diversas. Meus gêneros literários preferidos são as crônicas e contos. Formada em Comunicação Social pela ECA-Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com especialização em publicidade e propaganda e jornalismo e em Direito pela Faculdade de Direito da USP, atuo profissionalmente como consultora em comunicação empresarial.
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Poesias EU NÃO PRECISO MAIS... Ijaciara Cannataro
Poesias ANTES QUE EU PUDESSE PERCEBER Ijaciara Cannataro
Crônicas ENGAIOLANDO TALENTOS Ijaciara Cannataro
Crônicas AQUI JAZ A HIPOCRISIA Ijaciara Cannataro
Poesias PARTO PRIMAVERIL Ijaciara Cannataro


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55085 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54757 Visitas

Páginas: Próxima Última