Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
03 - Conhecendo a si mesmo
Cezar Andrade Marques de Azevedo

Resumo:
Refazendo a jornada da vida

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.” (Mt 7:13,14)

O sábio saboreava cada uma daquelas palavras quando avistou o simples andando apressada e resolutamente. Ele apressou seus passos para ver se o alcançava, não sabendo ao certo se era para falar de suas descobertas ou saber o que motivava o simples a correr daquele modo.

Enquanto se aproximava do simples foi observando tudo à sua volta. Primeiro sua vista foi atraída por um outdoor. – Que mulher encantadora! Sonho de todo homem, ruminou o sábio. Logo avistou um mendigo – Será que o Estado não tem onde recolher este homem? Mitigou assim sua alma. Notou o carro conversível passando por ele – Quem me dera ter um assim! Desejou consigo. Viu um trombadinha roubar uma senhora – Este mundo está mesmo perdido! Vociferou consigo. Percebeu o policial tomando um cafezinho – Só neste país mesmo! Resignou-se.

O simples apertou seu passo ainda mais, completamente cego para o que se passava ao seu redor. Dentro de si estava matutando como abrir uma igreja. – Junto minha esposa, meu filho mais velho, meus parentes chegados, a gente faz a ata, registra a igreja, consegue um CNPJ e pronto, vou anunciar o reino de Deus. – Preciso de um nome bem chamativo, nada de igreja, algo que seja convidativo, tipo Sara..., não, já tem. Reino..., não dá. Comunidade..., muito comum. E assim foi tentando encontrar algo que levantasse o astral só pela leitura do nome.

Antes do sábio alcançar o simples, este viu seu velho amigo, companheiro de muitas aventuras. – João, amigão! – Cara, é você mesmo! – Que nada, to noutra. – Vai dizer que bandeou... – Que nada João, penso abrir uma igreja. – Igreja? Pirou mesmo. Cara, isso é uma roubada, tem duas minas, vamos juntos! O sábio parou estupefato com aquele diálogo, esperando ver qual seria a decisão do simples.

Na verdade não há ninguém isento de ser tentado, seja o simples com sua idéia fixa por conta do comando que recebera do homem sedutor, seja o sábio interagindo com o seu ambiente por onde quer que passe. Uma vez acionado o comando, a tentação logo apresenta suas garras (Tg 1:13).

A tentação, como uma hidra, assume múltiplas formas, desde as mais sutis até as evidentes pela sua própria natureza. Isto porque somos facilmente impressionáveis pelos sentidos do tato, olfato, paladar, audição e visão que nos trazem fortíssimos desejos na carne e nos olhos, isso quando não nos deixamos envaidecer pela soberba da vida (I Jo 2:16). O Senhor, tratando desta questão asseverou que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela (Mt 5:28) ou então ofender seu semelhante ou se encolerizar com ele já é réu do fogo do inferno (Mt 5:22).

Vendo o simples prosseguir com seu amigo o sábio ruminou consigo: Como pode! Ele estava resoluto em abrir sua própria igreja e agora isso? O sábio não sabia o que pensar, senão que recriminava tremendamente dentro de si o comportamento do simples. Nesta hora foi abordado por um desconhecido que lhe dizia – Mano, crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa (At 16:31). E antes mesmo dele esboçar qualquer reação recebeu uma pequena Bíblia de capa azul, depois soubera que era o Novo Testamento dos Gideões.

Enquanto o estranho se retirava abriu ao acaso e deparou com a seguinte leitura: “Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?” (Rm 2:1-3).

Pela segunda vez o sábio sentiu-se nocauteado. Como um flash passava por sua mente as palavras ferinas com as quais julgara o simples, depois lhe veio a memória o outdoor, o mendigo, o carro conversível, o trombadinha e o policial. Foi quando pensou consigo – Puxa, a diferença entre mim e o simples é que ele manifestou tudo quanto eu escondia dentro de mim. Realmente somos da mesma natureza, alguns escancaram sua própria índole, outros as trancam à sete chaves, achando que assim ninguém notará sua própria corrupção moral. Diante de tão triste situação o sábio disse consigo – Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (Rm 7:24).

Então o sábio se lembrou do homem sofrido e desprezado que se apresentara como a ressurreição e a vida (Jo 11:25). Veio-lhe a mente algo que lera à muito tempo – Como é mesmo, acho que é isso, fé sem obras é morta em si mesma (Tg 2:17).

Realmente a fé não é um conceito abstrato nem fruto da reflexão humana, antes um dom de Deus (Ef 2:10). É como o Senhor Jesus disse a Pedro, quando este declarou que Jesus Cristo é o Filho de Deus: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus” (Mt 16:17b). A verdadeira fé realiza o feito de transformar a essência do crente, fazendo-o uma nova criatura (II Co 5:17). Ele passa pela experiência chamada “novo nascimento” (Jo 3:5) que cria no seu interior uma nova inclinação, a do Espírito de Deus (Rm 8:5). Toda esta experiência é resultante da presença do Espírito Santo dentro do coração do crente, visto ter sido este selado por Deus para a redenção e para o louvor da glória divina (Ef 1:13,14).

O sábio sentiu um ligeiro estremecimento, o gozo inundou seu ser, uma alegria indescritível tomou conta de seu coração por um segundo. Sentiu e deixou de sentir, mas sabia que algo mudara fundamentalmente em seu ser, não era a mesma pessoa de antes. Depois soubera que naquele instante o Espírito mesmo testificou com o seu espírito que era filho de Deus (Rm 8:16). Ele conhecera naquele instante a virtude que procede do alto (At 1:8), o poder de Deus que torna o crente filho de Deus (Jo 1:12). Ele entenderá porque da fé segue a virtude (II Pd 1:5).

Ele não percebera, mas continuara caminhando atrás do simples enquanto vivenciava esta notável experiência. Logo o simples dobrou a esquina com seu amigo.


Biografia:
O autor é casado com Karin, professora mestre em Língua Portuguesa e tem dois filhos: Adan e André. Sua formação é em Administração de Empresas, Teologia e Ciências Contábeis, com mestrado em Administração de Empresas pela PUC.PR. Atualmente é Secretario Municipal de Finanças de Campo Novo do Parecis.MT. Seu site pessoal é www.cezar.azevedo.nom.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52834


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Exercendo a liderança baseada no poder de Deus Cezar Andrade Marques de Azevedo
Artigos Seis anos da queda das torres gêmeas Cezar Andrade Marques de Azevedo
Artigos Encontrando alento na tragédia Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 10 - Subindo com asas como águia Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 09 - Impulsionado pelo grande amor de Deus Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 08 - Amando o seu irmão Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 07 - Movendo-se por compaixão Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 06 - Agindo com serenidade Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 05 - Dominando seu ser Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 04 - Examinando os seus passos Cezar Andrade Marques de Azevedo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68997 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56749 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55823 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55077 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55019 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54892 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54876 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54782 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54749 Visitas

Páginas: Próxima Última