Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ah! SE EU SOUBESSE
Carla Elisio

Resumo:
A Crônica "Ah! Se eu soubesse" versa sobre os avanços sociais e as mudanças sofridas em nosso país no decorrer dos anos, bem como suas consequências.



Se eu soubesse que os tempos de outrora seriam bem melhor que os de agora, que menina moça seria piriguete, e a vovó não mais seria chamada de senhora.

Ah! Se eu soubesse, que tanta luta pela tal independência, traria hoje tamanha desobediência, que conviveríamos com tanta violência, tornando cego o povo brasileiro, perdendo o amor no coração, tomados por tanta ambição, tudo por um papel chamado dinheiro. Ah! Se eu soubesse.

Se eu soubesse que tanta busca pela liberdade, sacrificaria hoje a minha felicidade, que eu não mais caminharia tranqüilo, pelas ruas da minha velha cidade, se eu soubesse que o meu cavalo andando lentamente pelo chão de barro, seria trocado por um veículo com quatro rodas chamado carro, sendo este o responsável por tanta morte, ceifando a vida de seus ocupantes, arrancando-lhes a própria sorte. Ah! Se alguém me dissesse, ah! Se eu soubesse.

Se eu soubesse que o ar puro que enchia o meu pulmão, hoje me mataria com tanta poluição, que os românticos casais trocariam o verbo namorar, simplesmente pelo ficar, e que o casamento com juras de amor eterno, se tornaria um instrumento para uma vida no inferno. Se eu soubesse que a vida simples de antigamente, seria pobreza neste presente, tornando-se tão insuficiente.

Se eu soubesse que viveria para presenciar, a destituição familiar, e que pai e filho viriam a se matar, talvez eu preferisse aqui não mais estar. Se eu soubesse que de nada adiantaria ter lutado, nas famosas guerras do passado, que a busca por tantos direitos, tornar-se-iam motivos de desrespeito, se eu soubesse que tantos esforços marcados na memória, não sairiam dos livros de história, e que mais tarde entenderiam tudo errado, talvez eu não tivesse mais lutado, muito menos ter chorado, pois assim eu saberia que hoje não seria tão amado.

Se eu soubesse que a perfeição que vivia antigamente, seria agora neste presente, uma total destruição, deturpada por tal chamada globalização, e que findaria aquela vida de fartura, onde hoje a fome leva a loucura. E se eu soubesse que não mais contaria as estrelas no céu, deixando de viver esta emoção, pois os prédios impediriam assim a minha visão.

Se eu pudesse saber que um dia iria ver tanta indiferença e desigualdade, num mundo tomado por enfermidades, hoje eu não nego, talvez eu preferisse ser cego. E se eu soubesse que não sentiria mais o cheiro da minha terra molhada, e que hoje a minha digna palavra não valeria mais nada.

Ah! Se eu soubesse que hoje poderia morrer de uma moléstia chamada stress, perdendo assim a minha paz, ah! Se eu pudesse simplesmente voltar atrás.


Biografia:
Autora Carla Elisio dos Santos Acadêmica do Curso de Graduação em Direito, Escritora e Poetisa.

Este texto é administrado por: Carla Elisio dos Santos
Número de vezes que este texto foi lido: 52795


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Seguindo teus Passos Carla Elisio
Crônicas O MUNDO PEDE SOCORRO Carla Elisio
Crônicas Convivendo com a dor e a alegria Carla Elisio
Poesias Cansei de Viver Carla Elisio
Crônicas Instinto Materno Carla Elisio
Crônicas Ah! SE EU SOUBESSE Carla Elisio
Crônicas O mundo é para todos mas a Felicidade não Carla Elisio
Crônicas Aprendendo a Viver Carla Elisio
Crônicas Socorre-me Carla Elisio
Crônicas Vida sem Vida Carla Elisio


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69058 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57961 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57605 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55877 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55184 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55138 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55015 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54930 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54890 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54874 Visitas

Páginas: Próxima Última