Sabe aquela “dificuldade” de colocar o cérebro para funcionar, de racionar? É pura burrice ou preguiça de pensar? Existem pessoas que optam por transferir aos outros as tarefas de sua responsabilidade ou simplesmente ficar indagando repetitivamente sobre tudo o que já ouviu dezenas de vezes. Isto realmente irrita quem está por perto e irrita mais ainda quem é constantemente indagado.
As pessoas são seres racionais e possuem um cérebro poderoso. Uns são mais estimulados quando crianças, outras não. Alguns recebem mais oportunidades da vida do que outros, como o estudo, o acesso à tecnologia, aos bons livros, jornais, conversas familiares cultas, etc.
Mas ter enfrentado mais dificuldades no passado não é desculpa para não buscar aprender cada vez mais. Aprender sobre informática, passar e receber e-mails, acessar a internet, tirar fotos com câmaras digitais, utilizar equipamentos eletrônicos e terminais bancários, etc. Quantas pessoas que você conhece que só tiveram acesso a um computador com a idade avançada e, mesmo assim, se saíram muito bem com a tecnologia? Eu conheço diversas! O homem deve dominar a tecnologia, mas não a tecnologia dominar o homem...
Só que dá menos trabalho cair fora, perguntar ou pedir para alguém fazer tal coisa. E quando a pergunta for cruel? Puro comodismo! Pura preguiça! Perguntar uma vez, anotar em um papel ou na mente e NUNCA mais fazer a mesma pergunta cretina, tudo bem! O pior é quando a tal da preguiça mental e a malandragem entram em cena e a mesma pergunta é feita mais e mais vezes. Paciência!
Tem pessoas que até se orgulham de dizer que não sabem fazer algo e que nunca puderam aprender. Parece que estão decretando que são mesmo burras e limitadas intelectualmente. É muito feio que os outros percebam isso em nós. Se realmente tivessem se esforçado teriam aprendido. Às vezes não gostamos de fazer determinada coisa. Mas será que sempre na vida só fazemos o que gostamos? É claro que não.
Ao trabalharmos em uma empresa somos requisitados diversas vezes ao dia, seja pelos colegas, superiores ou clientes. Já imaginou não resolver a solicitação e apenas dizer “não sei isto, não vou fazer!”. Certo que no mesmo dia estaríamos despedidos. Precisamos nos entregar à pesquisa, estudar, analisar, refletir e dar um jeito de resolver o problema. Então, por que não somos assim na nossa vida? Certamente, quanto mais conhecimento tivermos, mais bem-sucedidos e autossuficientes seremos. E também mais satisfeitos, porque a cada dia estaríamos aprendendo algo novo e útil. Aprender nunca é demais e conhecimento não significa acúmulo de informações, mas competência para agir.
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