Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Morte da Égua
Vanderlei Antônio de Araújo



A Morte da Égua

   A égua morreu. Não de morte morrida, mas de morte matada, como diriam antigamente. A rua inteira presenciou a cena cruel e desumana de sua morte. Uma morte que virou manchete de jornal. O dono, já de muito tempo, enchera-lhe de maus tratos. As dores do animal, que vivia tristonha, faminta de carinho e de alimentos, foram aumentadas pelo excesso de peso que ela era obrigada a carregar. Vez por outra, a égua levantava o focinho à procura da mão caridosa que lhe trouxesse a água, a comida, o afago. E nada vinha. A égua queria outro mundo, outra vida para esquecer a vida miserável que tinha. Seu dono só queria seu trabalho sem dar nada em troca.
   O nada era assim tão difícil para a ela que tanto se esforçava em fazer tudo que ele queria. Só uma coisa a preocupava e muito, o dono malvado, carrasco de éguas indefesas. Quando ele a batia, ela não sabia muito bem o que fazer e por isso se esforçava puxando a carroça rapidamente, mesmo sem saber exatamente para onde ir e para onde não ir. Eram aí que lhe nasciam os ferimentos no lombo e nos cascos. Na verdade, a égua queria entender as razões da malvadeza do seu dono, se ela fazia tudo o que ele queria. Por vezes era fácil ver a égua correndo pela rua puxando uma pesada carroça cheia de papeis e bagulhos com seu dono em cima.
   O que aconteceu naquele dia, foi quando ao atravessar a rua deu uma trombada com um carro, porque seu dono a obrigara a avançar o sinal. A trombada foi feia. A égua ficou ferida e estirada no asfalto. Num sofrido e imenso silêncio. O dono ficou bravo, pois a trombada o fez perder tempo, alem do prejuízo de ter toda a carga espalhada no asfalto. E, depois de açoitá-la para se levantar a abandonou na rua no meio dos entulhos, ainda com vida. Entretanto, ela não tinha forças para sair dali, até que uma pessoa caridosa a levou para uma clinica veterinária.
    Na frente da clinica a égua permaneceu quieta. Um grande silêncio entrara-lhe na alma animal e parecia que tudo ali possuía um cheiro de morte. O veterinário viera tantas vezes examiná-la que perdera a conta. Os repórteres iam e vinham carregando suas maquinas de sempre. Já eram tantos os estranhos que chegavam para vê-la ali deitada, que ela nem mais se importava. As horas passavam, todavia não era tédio que havia ali. Era um sofrido e imenso silêncio que anunciava a sua morte.
   Não havia mais nada a ser feito, concluíra o veterinário. Teria que sacrificá-la. Examinou-a mais uma vez só para ter certeza absoluta de que fizera tudo quanto fora possível, as vísceras saltavam-lhe do abdome e uma hemorragia, humanamente, impossível de deter determinaria sua morte, lentamente. Para seu consolo, era de que tudo acabaria, ao ouvir da boca do veterinário que seria sacrificada.
   Lá pelas tantas, ruidosos estampidos encheram o ar da vizinhança. Um homem acabara de atravessar o portão da clinica carregando uma arma. Levantou o braço, puxando o gatilho. Foi preciso apenas um tiro para a égua morrer. O domingo chegou e alguns moradores vieram ver o que sobrara dela. Nada, apenas as marcas da cena que horrorizou toda uma cidade e ficou estampada nos jornais..


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Contos O sumiço da galinha preferida Vanderlei Antônio de Araújo
Contos Maria Mal-Matada Vanderlei Antônio de Araújo
Contos A Chuva de Peixes Vanderlei Antônio de Araújo
Crônicas Lógica Infantil Vanderlei Antônio de Araújo
Contos O menino a velha e o carneiro Vanderlei Antônio de Araújo
Contos O Carreiro Vanderlei Antônio de Araújo
Contos Os Mentirosos Vanderlei Antônio de Araújo
Contos A Menina e a Ponte Vanderlei Antônio de Araújo
Crônicas Uma Razão para Existir Vanderlei Antônio de Araújo
Contos O Primeiro e o Último Vanderlei Antônio de Araújo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55092 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55032 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54917 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54776 Visitas

Páginas: Próxima Última