Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A verdade
Copyright© 2011 by Otaviano Maciel de Alencar Filho
otaviano maciel de alencar filho


                                              “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”
                                                                                                Jesus Cristo


Em vão, busca o homem moderno o conhecimento da verdade absoluta. Mas que conhecimento ele quer ter? Porventura, estará o conhecimento encarcerado dentro de algo ou alguma coisa, esperando apenas o momento fatídico da ação do homem em liberá-lo? De certa forma faz sentido considerações como esta que, naturalmente o compele à busca de novos conhecimentos. Levando-se em consideração a complexidade do assunto é natural que ao examiná-lo, deixemo-nos despir de preconceitos inerentes a nossa formação cultural-religiosa.
A verdade, filosoficamente falando, não precisa de defensores. Ela simplesmente é! Não está de forma alguma sujeita ao parecer de ninguém. Falo utilizando-me da “Filosofia” e não das “filosofias” sectárias, existentes desde que o espírito humano veio habitar este pequenino globo, situado nas bordas de uma imensa constelação em forma espiral formada de bilhões de estrelas, muitas delas levando em sua órbita, um cortejo de planetas girando em seu redor. Isso sem falar nas infinitas constelações que compõem o universo visível.
Quando perscrutamos nossa imaginação e viajamos, pelo pensamento, rumo aos confins do universo, ficamos sabendo que tudo o que conhecemos até agora, por analogia, pode ser representado como um grão de areia em relação a um deserto. Tudo bem, e o que tem a verdade a ver com isso, perguntar-me-ão. Aí é que está o ponto da questão! Suponhamos que haja civilização inteligente em outro ponto do universo que não na Terra. Tal civilização terá seus conceitos acerca de seus conhecimentos adquiridos até aquele momento. São mais inteligentes que nós, seres humanos? Talvez mais atrasados intelectualmente e mesmo moralmente. Tudo é possível para aquele que não se deixa levar pelas verdades impostas. Neste caso a verdade de determinadas civilizações seriam relativas ao conhecimento adquirido até aquele momento. A verdade é relativa a cada povo, situado no tempo, em determinada época. Espere um momento! Então não existe a verdade absoluta, tornar-me-ão a perguntar. Mas quem disse isto? É claro que a verdade absoluta existe! Mas quem terá a pretensão de possuí-la? Certamente só o Absoluto (Deus), a possui.
A história dos povos está repleta de atrocidades cometidas por aqueles que se intitulavam donos da verdade incontestável. “Verdades” que hoje sabemos serem mentiras, e “mentiras” que hoje sabemos serem verdades.
Mas de que verdade o Cristo de Deus, Jesus, falava? A verdade não estará no respeito que devemos ter para com idéias do nosso próximo, mesmo que nos pareçam esdrúxulas? Isto não quer dizer que devemos acatá-las sem um exame preliminar, e se a consciência nos impelir a aceitá-las, deixemos de lado o egoísmo insano que devora nossas almas e adotemos como conduta de vida o exemplo de Jesus, que quando interpelado por João, que na ocasião representava os doze discípulos, a respeito da expulsão de demônios, realizada por outros que não O seguiam, e se os mesmos deveriam ser admoestados, Jesus, dotado de imensa sabedoria, simplesmente disse: Acalmai-vos, pois quem não é contra nós, é por nós!

                    
                                                                                           



























Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Contos Um morto não tão morto otaviano maciel de alencar filho
Contos O mito que incomoda otaviano maciel de alencar filho
Contos O homem sem sombra otaviano maciel de alencar filho
Contos Um sonho diferente otaviano maciel de alencar filho
Poesias Andanças otaviano maciel de alencar filho
Contos A copa das copas otaviano maciel de alencar filho
Poesias Canto à Fortaleza otaviano maciel de alencar filho
Contos Haja paciência e dinheiro otaviano maciel de alencar filho
Contos Um lugar para morar otaviano maciel de alencar filho
Contos Águas passadas otaviano maciel de alencar filho

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 43.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69003 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57914 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54909 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54794 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54768 Visitas

Páginas: Próxima Última