Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A verdade
Copyright© 2011 by Otaviano Maciel de Alencar Filho
otaviano maciel de alencar filho


                                              “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”
                                                                                                Jesus Cristo


Em vão, busca o homem moderno o conhecimento da verdade absoluta. Mas que conhecimento ele quer ter? Porventura, estará o conhecimento encarcerado dentro de algo ou alguma coisa, esperando apenas o momento fatídico da ação do homem em liberá-lo? De certa forma faz sentido considerações como esta que, naturalmente o compele à busca de novos conhecimentos. Levando-se em consideração a complexidade do assunto é natural que ao examiná-lo, deixemo-nos despir de preconceitos inerentes a nossa formação cultural-religiosa.
A verdade, filosoficamente falando, não precisa de defensores. Ela simplesmente é! Não está de forma alguma sujeita ao parecer de ninguém. Falo utilizando-me da “Filosofia” e não das “filosofias” sectárias, existentes desde que o espírito humano veio habitar este pequenino globo, situado nas bordas de uma imensa constelação em forma espiral formada de bilhões de estrelas, muitas delas levando em sua órbita, um cortejo de planetas girando em seu redor. Isso sem falar nas infinitas constelações que compõem o universo visível.
Quando perscrutamos nossa imaginação e viajamos, pelo pensamento, rumo aos confins do universo, ficamos sabendo que tudo o que conhecemos até agora, por analogia, pode ser representado como um grão de areia em relação a um deserto. Tudo bem, e o que tem a verdade a ver com isso, perguntar-me-ão. Aí é que está o ponto da questão! Suponhamos que haja civilização inteligente em outro ponto do universo que não na Terra. Tal civilização terá seus conceitos acerca de seus conhecimentos adquiridos até aquele momento. São mais inteligentes que nós, seres humanos? Talvez mais atrasados intelectualmente e mesmo moralmente. Tudo é possível para aquele que não se deixa levar pelas verdades impostas. Neste caso a verdade de determinadas civilizações seriam relativas ao conhecimento adquirido até aquele momento. A verdade é relativa a cada povo, situado no tempo, em determinada época. Espere um momento! Então não existe a verdade absoluta, tornar-me-ão a perguntar. Mas quem disse isto? É claro que a verdade absoluta existe! Mas quem terá a pretensão de possuí-la? Certamente só o Absoluto (Deus), a possui.
A história dos povos está repleta de atrocidades cometidas por aqueles que se intitulavam donos da verdade incontestável. “Verdades” que hoje sabemos serem mentiras, e “mentiras” que hoje sabemos serem verdades.
Mas de que verdade o Cristo de Deus, Jesus, falava? A verdade não estará no respeito que devemos ter para com idéias do nosso próximo, mesmo que nos pareçam esdrúxulas? Isto não quer dizer que devemos acatá-las sem um exame preliminar, e se a consciência nos impelir a aceitá-las, deixemos de lado o egoísmo insano que devora nossas almas e adotemos como conduta de vida o exemplo de Jesus, que quando interpelado por João, que na ocasião representava os doze discípulos, a respeito da expulsão de demônios, realizada por outros que não O seguiam, e se os mesmos deveriam ser admoestados, Jesus, dotado de imensa sabedoria, simplesmente disse: Acalmai-vos, pois quem não é contra nós, é por nós!

                    
                                                                                           



























Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 61653


Outros títulos do mesmo autor

Contos A senhora e o moço otaviano maciel de alencar filho
Crônicas A verdade otaviano maciel de alencar filho
Crônicas Até breve otaviano maciel de alencar filho

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 41 até 43 de um total de 43.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Ação Penal - Isadora Welzel 104 Visitas
Resumo - Investigação preliminar no processo penal - Isadora Welzel 100 Visitas
Resumo - Competência criminal - Isadora Welzel 97 Visitas
Resumo - Pronunciamentos, sentença e coisa julgada - Isadora Welzel 85 Visitas
Matemática na Ponta do Pé - Patricia da Cruz de Lima Sales 76 Visitas
Cores em Movimento - Patricia da Cruz de Lima Sales 57 Visitas
Sala de Leitura: Um Espaço de Descoberta e Prazer - Patricia da Cruz de Lima Sales 44 Visitas
Entre Gritos e Lágrimas - Patricia da Cruz de Lima Sales 38 Visitas
Trabalho em Equipe e Aplicações da Matemática - Patricia da Cruz de Lima Sales 34 Visitas

Páginas: Primeira Anterior