Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Habemus Praeses: Dilma Rousseff
Presidente do Brasil
Xiko Acis

Resumo:
Como será que o governo vai conduzir seus programas e as diretrizes públicas, se a grande maioria da população não o apoiou? Vai governar apenas para quem concorda com o seu programa? Vai modificar o programa para atender todos?

Hoje, 31/10/2010, elegemos a primeira mulher Presidente da República do Brasil. Ela vai governar a nação brasileira pelos próximos quatro anos. Em função de todas as alianças feitas, Dilma terá maioria no Senado e na Câmara Federal. Essa condição deverá garantir certa governabilidade.

O nível de exigência dos aliados para os cargos públicos é que, por fim, dará o tom do estilo de governar da nova Presidente. Se as exigências forem muitas, as ideologias e programas de governo ficarão num segundo plano.

O principal destaque neste processo é o povo brasileiro. Dilma não governará com o apoio da maioria dos cidadãos. Isso é muito preocupante. Como será que o governo vai conduzir seus programas e as diretrizes públicas, se a grande maioria da população não o apoiou? Vai governar apenas para quem concorda com o seu programa? Vai modificar o programa para atender todos? Esse é um dilema que será discutido nos próximos anos.

A conta é a seguinte: dos aproximadamente 135 milhões de eleitores, apenas 40% votaram em Dilma. Os demais, 60%, votaram em José Serra, em branco, anularam o voto ou não votaram. Essa diferença é substancial e necessita de reflexão na hora de implementar políticas públicas de interesse do povo.

Não sabemos exatamente os motivos que levaram a maioria do povo brasileiro a não apoiar a candidatura de Dilma. Esse fenômeno deve ser estudado, pois é bastante representativo e poderia acontecer outro resultado.

Várias são as questões de melhoria que o Brasil tem que enfrentar. Seja na educação, segurança, saúde, habitação etc. Contudo, o país necessita dar um salto nas definições e ações em relação a: Reforma Tributária, Reforma Política, Reforma Previdenciária e Reforma Trabalhista.

Essas quatro reformas foram postergadas pelos governos que antecederam ao da Dilma. Nenhum deles, efetivamente, enfrentou politicamente esses temas de vital importância para a nação. Se não houver disposição política para tratar desses assuntos, quem perde é o país que, mais uma vez, deixará para o próximo governante o que não teve competência para resolver.

Embora Dilma vá governar sem o apoio da maioria do povo, é fato que 100% dos brasileiros querem que esses assuntos sejam resolvidos. Preferencialmente nos próximos quatro anos.

Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Primavera


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52945


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Torço pelo Touro Xiko Acis
Crônicas Tempo Xiko Acis
Crônicas Pena de Morte: apenas a morte Xiko Acis
Crônicas Paradigmas Perigosos Xiko Acis
Crônicas PNDH-3 – Parte:1 Xiko Acis
Crônicas Capacidade de Julgar Xiko Acis
Crônicas Presidente do Planeta Terra Xiko Acis
Crônicas Dimensões do Mundo Xiko Acis
Crônicas Decreto Ético Presidencial Xiko Acis
Crônicas Um Mundo de Idiotas Xiko Acis

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 21 até 30 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54072 Visitas
Desabafo - 54049 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54023 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53982 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53978 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53949 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53942 Visitas
A menina e o desenho - 53925 Visitas
MENINA - 53893 Visitas
sei quem sou? - 53885 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última