Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O genocídio na América até o Brasil atual
Isadora Welzel

O genocídio pode ser conceituado como o extermínio físico ou cultural advindo das relações de dominação e que tem por finalidade a dizimação em todo ou em parte de um grupo étnico, nacional ou religioso, que pode ocorrer de diferentes maneiras, como a matança, a degradação física e mental dos integrantes, causando-lhes lesões, por esterilização, abortos forçados, traslados de crianças de um grupo a outro rival, dentre outras formas. Especificamente no livro Abya Yala!, de Marcelo Grondin e Moema Viezzer, o genocídio tomou formas assombrosas, e no contexto da América espanhola, foi o maior de que se tem registro.

É imprescindível observar que o genocídio pode assumir várias faces, e que a sua preocupação formal se desenvolveu de forma mais séria somente após a Segunda Guerra Mundial, com a superveniência da Convenção para a punição do genocídio e de demais documentos internacionais que o classificam por exemplo como crime de guerra, sobre o qual passaram a incidir penalidades mais intensas.

Bartolomé de Las Casas forneceu importantes descrições sobre o massacre dos povos indígenas na América espanhola, que incluía o uso de cães de caça, queimadas, entre outros métodos que demonstraram as atrocidades e o genocídio a nível simbólico com a supressão de sua cultura, de seu idioma e de sua religião, sendo em última instância um genocídio de cunho epistemológico, além do extermínio direto a nível físico.

Entre as principais formas de organização do trabalho indígena pelos espanhois, estão a mita e a encomienda, em um sistema marcado pela tributação de altos impostos a serem pagos em ouro à metrópole. Também se fizeram presentes as missões jesuíticas de evangelização dos povos, dada a função cristianizadora que a coroa espanhola designou para si nas terras da América.

Nesse sentido, a encomienda era uma sistematização do trabalho indígena que envolvia o trabalho de um espanhol de confiança da Coroa que pagava os seus tributos regularmente. Ele deveria zelar minimamente pela sobrevivência e pela subsistência dos indígenas a fim de garantir o pagamento de impostos, mediante o seu emprego nas fazendas em troca de moradia. E por estas razões, submetia-os a uma posição de súditos e cobrava-lhes o ouro a ser remetido ao reino espanhol. Além disso, o encomendero deveria promover a catequização dos povos, tendo em vista que os espanhois os consideravam seres com alma, e portanto, passíveis de civilização. Isto posto, não se tratava de um regime de escravidão, mas guardava maiores relações com a servidão e a subserviência.

Tal entendimento se relaciona à passagem no livro Abya Yala! em que os autores fazem alusão aos confrontos entre os jesuítas e os bandeirantes, estes últimos optando pela escrvaidão dos povos remanescentes, vez que poderia lhes ser uma atividade atrativa ao lucro. Conclui-se então que as principais atividades subjugaram os povos ao domínio da Corte, ao passo em que se buscava mão-de-obra para a garantia da riqueza e da prosperidade pela via da extração de metais preciosos, do trabalho colonial e da manutenção preservando a cultura e impondo a religião em vigor na Europa aos povos recém-descobertos.

M. Grondin e M. Viezzer fundamentam que o genocídio é um fenômeno inacabado, e no contexto brasileiro, ele se desenvolveu de formas diferentes quando comparado com o genocídio na América espanhola. No Brasil, inicialmente a exploração não se deu em razão do ouro, mas sim por conta do pau-brasil. Entre suas formas de expressão estão a falta de armas mais sofisticadas que pudessem concorrer com as armas portuguesas, a falta de imunidade biológica contra doenças trazidas da Europa e do mundo ibérico, como as gripes. Ademais, eram comuns as mortes por exaustão e pelas condições insalubres de trabalho.

Os autores apontam que no Brasil prevaleceu o etnocídio, com o extermínio direto dos povos, mas também a omissão em relação às demandas dos indígenas, em uma luta que persiste até os dias atuais. É comum a discussão ainda no Brasil do sec. XXI sobre a demarcação de terras. A Constituição Federal de 1988 prevê em seu art. 231 o direito dos povos às terras remanescentes, além de elementos que atestam a permanência da luta indígena. Trata-se, portanto, de uma problemática que envolve conflitos de interesses que se alongam no tempo, iniciando-se no Brasil desde o seu questionável “descobrimento” no sec. XV com violências marcantes na luta corpo a corpo, mas também nos confrontos relativos à identidade e ao direito originário dos povos no Brasil.

Disciplina: Serviço Social, Direito e Cidadania


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 59422


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59437 Visitas
a despedida - R.N.Rodrigues 59437 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
O DIQUE - DESTERRO - R.N.Rodrigues 59437 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59437 Visitas
ao mestre com carinho - gislene rodrigues da silva 59436 Visitas
adolescência - gislene rodrigues da silva 59436 Visitas
Empatia entre professor e aluno - Terezinha Tarcitano 59436 Visitas
Internet: da virtualidade para a realidade das ruas - Terezinha Tarcitano 59436 Visitas
Lançamento livro: Eu e Oscar Niemeyer - Terezinha Tarcitano 59436 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última