Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico
Isadora Welzel

O professor Dalmo de Abreu Dallari, no processo de formação do Estado Moderno no continente europeu, apresenta três importantes movimentos que se consolidaram como marcos na luta contra o absolutismo reinante. Em seu texto Elementos de Teoria Geral do Estado, mais especificamente no capítulo destinado à discussão do Estado e governo diante do Estado Moderno e da construção da democracia, o autor volta-se à compreensão histórico-política do Estado tal como hoje concebemos e situa no tempo as lutas reivindicativas de direitos. São elas:

A Revolução Inglesa, também denominada “Revolução Gloriosa”, de forte influência protestante e que culminou no Bill of Rights. Essa revolução ocorreu no final do sec. XVII, despontando em 1689 centrada no pleito por direitos de ordem individual e civil, com forte apelo ao liberalismo e inspirada nas ideias de John Locke. Dada a ascensão do capitalismo e a solidificação de uma classe burguesa nascente na Baixa Idade Média, esse evento inclinou-se também ao ideal de direito à propriedade, que se seguiu com a segunda revolução: a Revolução Americana.

A Revolução Americana teve como palco os EUA e se deu em um contexto de descontentamento das 13 colônias em relação à metrópole britânica, e foi sobretudo, uma luta que tinha em vista a independência, datando do fim do sec. XVIII (1776), e legou ao mundo uma importante carta de direitos que serviria de fundamento para as próximas. Neste movimento, as classes buscaram uma autodeterminação política e territorial, além do retorno de direitos que haviam sido suprimidos. É válido ressaltar que o professor Dallari assinala a importância de compreender o contexto histórico para que se possa melhor entender os direitos requeridos. Sendo assim, florescia no referido século, em solo inglês a Revolução Industrial, que simbolizou uma luta incessante pelo aprimoramento do comércio e pela intensificação da exploração colonial, fonte de matérias-primas para as crescentes indústrias.

Já a terceira revolução apontada pelo autor é a Revolução Francesa, de aspecto universal e que ocorreu ao final do séc. XVIII, em 1789, sendo uma divisora de águas ao inaugurar um novo tempo histórico. Essa revolução foi eminentemente liberal e o objeto de descontentamento foi o abuso do poder monárquico, que já estava em declínio e seria suplantado por uma nova classe social em plena ascensão. Foi concluída com uma declaração de direitos de amplo alcance e é descrita por Dallari como uma revolução ainda mais radical que as anteriores, com uma consciência crítica da classe revolucionária que buscava emancipação política, superação completa da monarquia e a concretude de direitos pautados nos valores de liberdade, igualdade e fraternidade.

Disciplina: Serviço Social, Direito e Cidadania


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 59422


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59437 Visitas
a despedida - R.N.Rodrigues 59437 Visitas
O DIQUE - DESTERRO - R.N.Rodrigues 59437 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59437 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
ao mestre com carinho - gislene rodrigues da silva 59436 Visitas
adolescência - gislene rodrigues da silva 59436 Visitas
Empatia entre professor e aluno - Terezinha Tarcitano 59436 Visitas
Internet: da virtualidade para a realidade das ruas - Terezinha Tarcitano 59436 Visitas
Lançamento livro: Eu e Oscar Niemeyer - Terezinha Tarcitano 59436 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última