Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O GALO, A GALINHA E O PINTINHO
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UM GALO, UMA GALINHA E UM PINTINHO QUE VIVIAM NUM GALINHEIRO DA FAZENDINHA RIACHO DOCE. TOBIAS ERA O REI DO GALINHEIRO. ELE HAVIA CASADO COM JOAQUINA, A GALINHA MAIS CHARMOSA DO GALINHEIRO. JOAQUINA ERA MUITO BRAVA E MANDONA. TOBIAS, O GALO SE ACHAVA O REI DO PEDAÇO, ALI DENTRO DO GALINHEIRO, MAS, NA VERDADE QUEM DAVA AS ORDENS ERA DONA JOAQUINA E TOBIAS OBEDECIA FIELMENTE AS ORDENS DELA. QUANDO ELA FALAVA, ELE BAIXA ABAIXAVA A CRISTA E FICAVA QUIETINHO, AFINAL DE CONTAS, GALO QUE CANTA NÃO BICA. TOBIAS FAZIA TODAS AS VONTADES DE JOAQUINA, POIS, ERA LOUCO POR ELA E NÃO IMAGINAVA SUA VIDA SEM A SUA COMPANHIA. DEPOIS DE ALGUNS ANOS DE CASADOS TIVERAM UM LINDO PINTINHO QUE GANHOU O NOME DE PENINHA. PENINHA ERA UM PINTINHO ESPERTO E LEVADO. ELE GOSTAVA MUITO DE CAÇAR MINHOCAS E SUA BRINCADEIRA PREFERIDA ERA DAR SUSTOS NAS GALINHAS MAIS VELAS DO GALINHEIRO. MAS, O TEMPO NA FAZENDINHA RIACHO DOCE PASSOU MUITO RAPIDAMENTE E LOGO, PENINHA CRESCEU E TORNOU-SE UM BELO FRANGO. PENINHA JÁ SE ACHAVA DONO DO DONO DO PRÓPRIO BICO E RESOLVEU PARTIR PARA VIVER NOVAS AVENTURAS DEIXANDO SEUS PAIS COM O CORAÇÃO PARTIDO. QUANDO ELE ERA PEQUENA SEMPRE OUVIU A SUA MÃE CONTAR A HISTÓRIA DA GALINHA DOS OVOS DE OURO. ENTÃO, PENINHA DECIDIU IR ATRÁS DESSA GALINHA JÁ PENSANDO EM MELHORAR SUA VIDA E A DE SEUS PAIS. ENQUANTO ISSO, TOBIAS E JOAQUINATENTAVAM SUPERAR A DOR DA SEPARAÇÃO, POIS, NUNCA SE SEPARARAM DO FILHO POR TANTO TEMPO. A VIDA DE TOBIAS FICOU AINDA MAIS COMPLICADA, POIS, AS BRONCAS E ORDENS DE JOAQUINA AUMENTARAM PARA CIMA DELE POR CAUSA DA SAUDADE QUE ELA SENTIA DEPOIS DA PARTIDA DO FILHO. PENINHA, POR SUA VEZ, SÓ ESTAVA PREOCUPADO EM ENCONTRAR A TÃO SONHADA GALINHA DOS OVOS DE OURO E PARA ISSO, ELE NÃO MEDIRIA ESFORÇOS, POIS HAVIA PUXADO A MÃE NA DETERMINAÇÃO E NA TEIMOSIA. PENINHA PERCORREU O MUNDO NA ESPERANÇA DE ENCOMTRAR A GALINHA QUE SUA MÃE TANTO FALAVA NAS HISTÓRIAS PARA ELE DORMIR. MUITO TEMPO JÁ HAVIA SE PASSADO E PENINHA JÁ SE TORNARA UM BELO GALO. CERTO DIA, ELE ESTAVA PASSANDO POR UMA ESTRADINHA DE TERRA QUANDO AVISTOU UM DUENDE DE VIVIA NO TRONCO DE UMA ÁRVORE E PERGUNTOU AO DUENDE SE ELE CONHECIA A TAL GALINHA DOS OVOS DE OURO. O DUENDE PERCENENDO A INOCÊNCIA DO JOVEM GALINHO, DEU MUITAS GARGALHADAS E DISSE:
- SIM, EU A CONHEÇO!
E O GALINHO SORRIDENTE RESPOMDEU:
- FINALMENTE, EU VOU PODER ENRIQUECER E MELHORAR A MINHA VIDA E DE MEUS PAIS.
ENTÃO, O DUENDE JOGOU UM POZINHO DOURADO PARA O ALTO E NUM PISCAR DE OLHOS, A FAMOSA GALINHA APARECEU PARA A FELICIDADE DO INGÊNUO GALINHO E LOGO A GALINHA BOTOU UM OVO DE OURO E O GALINHO VIBROU.
- ESTOU RICO! VOU PODER TER TUDO O QUE EU QUISER!
ENTÃO, PENINHA PEGOU A GALINHA E PARTIU DE VOLTA PARA A FAZENDINHA RIACHO DOCE E CONTOU A NOVIDADE A TOBIAS E A JOAQUINA.
ELES FICARAM DE BICO ABERTO QUANDO VIERAM O OVO DOURADO BRINLHANDO DIANTE DOS OLHOS.
- ESTAMOS RICOS MAMÃE!
- VEJAM ELA VAI BOTAR OUTRO OVO!
MAS, PARA A SURPRESA DOS TRÊS, A GALINHA BOTOU UM OVO COM CASCA BRANCA.
ENTÃO, PENINHA FICOU MUITO IRRITADO COM A POBREZINHA DA GALINHA QUE ASSUSTADA SAIU DALI CACAREJANDO E DEU NO PÉ O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. DEIXANDO OS TRÊS A VER NAVIOS. PENINHA CONCLUIU QUE FORA ENGANADO PELO DUENDE DA ÁRVORE.
- ENTÃO, FOI POR ISSO, QUE AQUELE DUENDE SAIU ÁS GARGALHADAS QUANDO ME PRESENTEOU COM ESSA GALINHA. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, MEUS PAIS, FOMOS ENGANADOS NA CASCA DO OVO.
E O DUENDE QUE ESTAVA ESPIANDO A CONVERSA DO GALINHO COM OS PAIS NA PORTA DO GALINHEIRO RIA E ABANAVA A SUA CABEÇA, PENSANDO QUE A VERDADEIRA RIQUEZA NÃO ESTÁ EM POSSUIR OURO, MAS, SIM ESTÁ DENTRO DO CORAÇÃO DE CADA UM DE NÓS.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52913


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54743 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54676 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54596 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54464 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54412 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54408 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54353 Visitas
Amores! - 54324 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54291 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54242 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última