Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM JOVEM LEÃO SE TORNOU O REI DA FLORESTA DE NIOKOLO-KOBA NO SENEGAL.

ELE ERA UM REI MUITO SÁBIO E CORAJOSO, POIS, TINHA UM RELACIONAMENTO MUITO CORDIAL COM TODOS OS ANIMAIS QUE VIVIAM NESSE REINO BELÍSSIMO E ACOLHEDOR.

MAS O REI GAINDÉ ESTAVA COMEÇANDO A ENVELHECER E LOGO PERCEBEU QUE PRECISAVA DE ALGUÉM QUE O AJUDASSE A GOVERNAR UM REINO TÃO VASTO COMO ERA NIOKOLO- KOBA.

ELE PRETENDIA TER AO SEU LADO ALGUÉM EM QUEM ELE PODERIA CONFIAR COM OS SEUS OLHOS FECHADOS.

ENTÃO, O REI DA FLORESTA DE NIOKOLO- KOBA PASSOU UNS TRÊS MESES PENSANDO E ANALISANDO A COMPETÊNCIA DE CADA UM DOS SEUS SÚDITOS PARA QUE JUNTO COM ELE FIZESSE COM QUE NIOKOLO- KOBA CONTINUASSE PROSPERANDO NA MAIS PERFEITA ORDEM, PAZ E HARMONIA.

AO FIM DOS TRÊS MESES, O MONARCA DE NIOKOLO- KOBA SOLTANDO UM RUGIDO QUE FEZ TODA A FLORESTA ESTREMECER.

ASSIM FOI UM CORRE-CORRE, POIS, TODOS OS ANIMAIS CORRERAM AO MESMO TEMPO PARA ATENDER AO CHAMADO DO REI GAÍNDE.

QUANDO TODOS OS ANIMAIS JÁ ESTAVAM DIANTE DE VOSSA MAJESTADE, ELE FEZ UM PRONUNCIAMENTO QUE PEGOU OS SEUS SÚDITOS DE SURPRESA.

- EU DICIDI QUE A NOSSA SAVANA NÃO É EXCLUSIVA DE UM SÓ ANIMAL E QUE NA VERDADE PERTENCE A TODOS OS HABITANTES QUE NELA VIVEM.  ASSIM AQUELE QUE EM TRÊS DIAS, ME APRESENTAR MAIS TERRENOS CULTIVADOS SERÁ NOMEADO O MEU PRIMEIRO MINISTRO.

ENTÃO SOMENTE DOIS DE SEUS SÚDITOS SE SOBRESSAIRAM DENTRE TODOS OS ANIMAIS QUE HABITAVAM NO REINO DE NIOKOLO- KOBA, TOBORI, O ELEFANTE E LEUK, O COELHO.

ESSA COMPETIÇÃO OCASIONOU A INIMIZADE ENTRE O ELEFANTE E O COELHO QUE ATÉ ENTÃO ERAM AMIGOS INSEPÁRÁVEIS, POIS, UM COMEÇOU A QUERER DAR UMA RASTEIRA NO OUTRO PARA CONSEGIR SE TORNAR PRIMEIRO MINISTRO DO REINO DE NIOKOLO-KOBA E SER TAMBÉM O FUTURO REI QUANDO GAINDÉ ARREBATADO PARA O CÉU.

ASSIM O ELEFANTE E O COLHO COMEÇARAM A PROMETER UM MUNDO DE PROMESSAS PARA QUE OS OUTROS TRABALHASSEM PARA ELES SEM QUE AMBOS NÃO PRECISASSEM FAZER MUITA FORÇA.

O REI LEÃO QUE ERA MUITO SÁBIO PERMITIU QUE ESSA SITUAÇÃO ACONTECESSE PARA VER QUEM ERA VERDADEIRAMENTE FIEL A ELE E AOS SEUS IDEAIS.

AO FINAL DOS TRÊS DIAS O REI GAINDÉ FOI VISITAR OS CAMPOS E VIU QUE OS CAMPOS DO COELHO ESTAVAM MAIS BEM CULTIVADOS E ORGANIZADOS QUE OS CAMPOS DO ELEFANTE.

ENTÃO COMO HAVIA PROMETIDO O SÁBIO REI GAINDÉ NOMEOU O COELHO COMO PRIMEIRO MINISTRO DO REINO DE NIOKOLO- KOBA.

MAS, O ELEFANTE INCONFORMADO COM O REI LEÃO POR TER NOMEADO O COELHO COMO PRIMEIRO MINISTRO, VOLTOU AOS CAMPOS CULTIVADOS E COM AS SUAS PATAS ENORMES E PESADAS, PISOTEOU TODOS OS CAMPOS BEM CULTIVADOS E ORGANIZADOS PELO SEU ADVERSÁRIO.

ENTÃO O REI DECIDIU DESAFIAR O ELEFANTE PARA UM DUELO E ASSIM OS DOIS DUELARAM E O ELEFANTE PELO FATO DE SER MAIS JOVEM SAGROU-SE VENCEDOR DO DUELO, POIS CRAZOU SEUS MARFINS SEM PIEDADE NO PEITO DO REI GAINDÉ QUE COM A VELHICE AVANÇADA NÃO RESISTIU E FOI ARREBATADO AOS CÉUS.

ASSIM LEUK, O COELHO FOI PROCLAMADO O NOVO REI DO REINO DE NIOKOLO-KOBA.

JÁ TOBORI, O ELEFANTE DESLEAL E INGRATO FOI EXPULSO DA FLORESTA E DA SEVANA SENEGALESA E TERMINOU OS SEUS DIAS ENLOUQUECIDO PELA CULPA DE TER CEIFADO A VIDA DO REI DE NIOKOLO-KOBA E VAGANDO SEM RUMO PELO DESERTO DE FERIO AO NORTE DO SENEGAL, FOI SE DETERIORANDO ATÉ PARTIR DESSA TERRA PARA SEMPRE.











                       


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 53022


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68978 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56721 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55799 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55056 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54979 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54856 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54845 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54749 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54718 Visitas

Páginas: Próxima Última