Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O BEIJO
Tânia Du Bois


     Assim como Cinderela não sabia que era princesa, nós não sabemos quem será o nosso príncipe. O beijo da princesa, que transforma sapo em príncipe, pode terminar em grande confusão sem explicação, porque o beijo tem tudo a ver com a dor e a alegria; ele mexe com os sentidos. Chacal pergunta, “Qual o sentido da palavra beijo?”
     O beijo nos inspira. Escritores nos remetem ao surrealismo ao nos encantar com suas nuances, como demonstra o poeta Jairo P. Martins, no livro Beijo de Luz, dividido em cinco partes: Beijo a Humanidade; Beijos à Natureza; Beijo aos Amigos Literatos; Beijo aos Artistas e Beijo de Luz. Já para Tchello d’Barros, “O Beijo do título pode ser lido como metáfora, a tradução de um afeto atávico dedicado a humanidade... e aos seus iguais”.
     Não existem parâmetros no beijar; há significado em cada beijo dado e recebido, que nos permite conhecer nossas emoções, pelo gosto pessoal. O beijo simboliza o quanto gostamos das pessoas, sejam quais forem as razões, pois, nos remete à importância de estarmos conscientes diante dos tantos sentidos na palavra beijo: beijo automático, beijo de mãe, beijo de irmão, beijo de cumprimento, beijo de traição, beijo de despedida, beijo de amor e beijo de amigo.
     A diferença está no estilo de vida; beijamos para cumprimentar os amigos e, às vezes, até estranhos, quando a eles somos apresentados. Esse beijo se torna cúmplice de uma nova amizade e, até mesmo, nas conversas virtuais. Vai além, ao demonstrá-lo motor de equilíbrio e flexibilidade em vínculo forte e saudável entre amigos.
     Voltando do mundo da conquista, é hora de dar um beijo sem intenção, apenas como gesto de carinho, atenção e alegria nos encontros do dia a dia. É o caso do livro infanto-juvenil, “O Beijo da Palavrinha”, de Mia Couto, que reconta os contos africanos e tem, no título, a superação das diferenças. Também, o de Tatiana Belinky, “Beijo, não!”, que revela uma história divertida.
     Se existe sentimento por outra pessoa, o poder do beijo reside no incentivo emocional. Não nos detemos frente ao amor, prosseguimos até a conquista, pois, além do amor, há os desafios pelos momentos únicos, que são especiais e retratam os gestos. Com o beijo de paixão, assumimos o relacionamento na ideia de sermos felizes, porque existe amor entre um beijo e outro; motivo pelo qual escolhemos a quem beijar. O beijo é troca, vida, desejo e entrega. No poema de Pedro Du Bois, “Das certezas / falamos / no amanhecer / e no final do dia // do amor / no beijo de boa noite...”.
     Há outro ponto a ser considerado no ato de beijar, que pode ser recebido como antídoto contra a solidão; acreditamos que cultivar o carinho é ir ao encontro da felicidade. Juan Gelman pergunta, “... Que infinitude de beijos contra a solidão / afunda teus passos no pó?...”.
     As situações que nos levam a beijar é que fazem diferença na vida, por ensejarem nos despirmos dos preconceitos e jogarmos fora o medo, para sermos felizes.




Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 28558


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois
Artigos MENTES BRILHANTES Tânia Du Bois
Artigos AVESSO A MÁS NOTÍCIAS Tânia Du Bois
Artigos CONVERSAR com o TEMPO Tânia Du Bois
Artigos ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 340.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
haicai - rodrigo ribeiro 29379 Visitas
Desabafo - 29280 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29201 Visitas
Faça alguém feliz - 28967 Visitas
Vivo com.. - 28950 Visitas
PSICOLOGIA E DIREITO - Francisco carlos de aguiar neto 28946 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 28913 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 28899 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 28881 Visitas
sei quem sou? - 28862 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última