Chegou o sistema operacional Bunsenlabs codinome Boron vindo com o Debian 12 Bookworm e o gereciador de janelas Openbox. As atualizações cobrem 32 e 64 bits. O público que curte Openbox possui mais um sistema operacional baseado em Linux atualizado.
Ele vem com o Firefox como navegador padrão e adotou uma barra de tarefas vertical à esquerda facilitando o(a) usuário(a). Eu achei fácil usá-lo e não vejo problemas em indicá-lo. É um sistema ao qual eu já estava olhando faz um tempo e aguardei a atualização para baixá-lo e vê-lo.
Recomendo para computadores modestos, aqueles bem ruins com cartões de memória e dissipadores de calor. Ele não usa muita RAM. Certamente com 2 GB de RAM você conseguirá fazer tudo com este sistema operacional e navegar na Internet. Ele está fincado na estabilidade do Debian.
Segue a mesma linha do Lilidog e do CrunchBang++, outros sistemas operacionais baseados em Debian com Openbox bem personalizável. Uma vez adptado(a) ao Openbox, a pessoa terá facilidade em lidar com o sistema que é bem intuito. Recomendo conhecer o uso do Terminal para tarefas básicas.
A tendência é termos muitos sistemas operacionais em 2024 optando pelo Openbox, reduzindo o consumo de RAM e dando sobrevida para máquinas bem mais modestas. O Bunsenlabs é bem fácil de instalar e a senha para isto é a palavra live. Vale a pena testar.
Além das citadas com Openbox há também o Sparky Linux e agora há o Açor OS feito pela equipe do Peppermint OS. O Mabox é outra opção só que este é com base Arch. O Bunsenlabs entrega um sistema bem simples e facílimo de usar. Saiba atualizar o sistema, subir o Firewall e instalar programas.
Espero que tenham gostado. É isto.
|