Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A impensada declaração da OTAN
Vander Roberto

A declaração do chefe da OTAN na Europa, Rob Bauer, chamou a atenção neste 19 de Janeiro de 2024 sobre uma possível retaliação contra a Rússia em caso de ataque contra a Suécia. O país nórdico está prestes a entrar para a OTAN e isto incomodou Putin.

O aviso parece ter duas vertentes: uma para a Rússia e outra sinalizando atenção para a eleição presidencial americana. Trump deseja retirar o EUA da OTAN e já deu declarações abertas sobre o assunto. Isto parece ter incomodado os demais membros da OTAN.

Todo o plano de Putin é sabido e audaz. Ele deseja estender as fronteiras russas até a divisa com a Alemanha. A Europa está atenta e declaração do Ministro da Defesa da Alemanha mostra que após longa análise, a Rússia, deve criar problemas daqui a 6 ou 8 anos.

Na prática, o discurso de Rob Bauer, almirante holandês, só coloca mais instabilidade e provocação no cenário atual. O tom utilizado dá a entender que a OTAN estaria preparada para iniciar uma invasão em solo russo ou defender suas bases europeias.

No incerto cenário global podemos esperar qualquer coisa. A pressão pode estar chegando para que os EUA resolvam logo o conflito Rússia/Ucrânia pois é necessário poupar dólares. Querendo ou não, ao enviar grana e armas à Ucrânia, ele assume poder decisório.

Olhando para outra parte do globo temos o conflito Israel/Hamas e agora as investidas do Iêmen comentendo pirataria no Mar Vermelho além do Irã. Isto tem custo e os EUA não estão dispostos a torrarem dólares nestas guerras que podem durar anos.

Tudo indica que uma 3ª Guerra Mundial pode estar chegando por aí. Ela parece estar ganhando corpo dia após dia. Mobilizações de tropas, treinamentos já estão na agenda da OTAN conforme declaração do seu máximo representante europeu.

Finalizando, o papel do Brasil é melhorar seus discursos e declarações formais na ONU. Osvaldo Aranha deve estar revirando no túmulo. Pensar e esperar para soltar uma nota ou qualquer declaração poderá ser decisão inteligente no momento.

Aguardemos os próximos capítulos. Abraços.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 268


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Jogadores de futebol: respeitem as mulheres! Vander Roberto
Artigos A cidade de São Paulo está largada Vander Roberto
Artigos O Bolsonarismo é braço do Nazismo. Acordem! Vander Roberto
Artigos Direito de escolha Vander Roberto
Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 131 até 135 de um total de 135.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
ficou vendo as oportunidades irem embora - Riz de Ferelas 13 Visitas
quando a luz das estrelas durante a noite não me alcança - Riz de Ferelas 12 Visitas
navegando nessas águas sombrias - Riz de Ferelas 12 Visitas
fantasmas das avenidas dos corações partidos - Riz de Ferelas 12 Visitas
oceano de lágrimas - Riz de Ferelas 12 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 8 Visitas

Páginas: Primeira Anterior