Elijah Abel nasceu em 25 de julho de 1810 e morreu em 25 de dezembro de 1884, Abel foi o primeiro negro a ser ordenado Elder e Setenta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele foi um dos poucos membros negros (mais não o único) no início da história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a receber o sacerdócio.
Abel nasceu em Maryland, nasceu filho de escravos, nasceu escravo, alguns registros dizem que fugiu de seus senhores cavando túneis para escapar da senzala, em sua fuga foi parar no Canadá onde conheceu a Igreja. Ele foi batizado em setembro de 1832 por Ezequiel Roberts, era casado com Mary Ann Adams, que também era Afro-americana.
Em 3 de março de 1836 Abel foi ordenado um Elder em Kirtland, Ohio pelo Profeta Joseph Smith Jr. Já em dezembro de 1836, ele foi ordenado um setenta por Zebedee Coltrin e recebeu dele a designação de pregar o evangelho, em Ohio. Em 1839 Elijah mudou-se para Nauvoo onde foi ordenado membro do Quórum dos Setenta.
A pedido do Profeta Joseph Smith, embora agora um Setenta e vivendo em Nauvoo, ele continuou trabalhando como agente funerário. Todos os registros fazem questão de frisar que Abel era um exímio carpinteiro e que trabalhou muito na construção dos templos de Kirtland, Nauvoo e Salt Lake City.
Em 1841, quando O Profeta Joseph Smith foi preso em Quincy, Illinois Abel foi um dos que organizaram o grupo de Elderes, que partiu de Nauvoo para tentar salvar-lo, não consumando seus intentos por que ao chegar a Quincy, O Profeta Joseph havia sido posto em liberdade e retornara a Nauvoo.
Este Afro-descendente teve grande participação no crescimento do reino, em 1843, Abel serviu em uma missão em Nova York.
Em 1847, ele acompanhou o Presidente Brigam Young na jornada para o território de Utah, onde após ser estabelecida a cidade de Salt Lake City ele gerenciou um hotel. Como já foi falado anteriormente ele trabalhou na construção do Templo de Salt Lake e inclusive sendo ele o criador de todos os móveis e artefatos de madeira.
Em Utah, Abel continuou suas atividades de membro do Quórum dos Setenta e em 1884 foi chamado a servi mais uma missão, esta que seria sua ultima, aconteceu no Canadá, durante a qual ele adoeceu, e morreu logo após seu retorno para Utah.
Os registros apontam que pelo menos dois de seus descendentes foram ordenados ao sacerdócio, um deles foi seu filho Enoch que foi ordenado sacerdote em 27 de novembro de 1900 e Elijah que foi ordenado Elder em 29 de setembro de 1935.
No ano de 2002, a Igreja construiu um monumento em Salt Lake City em homenagem póstuma a Elijah Abel e sua esposa, como também sendo estar uma forma de reconhecimento publica a seus descendentes. O monumento foi dedicado pelo Apóstolo M. Russel Ballard que em seu discurso de forma emocionada dissertou sobre os feitos deste grande homem.
Proclamo ao mundo que poucos homens e mulheres na terra se igualam a Elijah Abel, e sua esposa no que concerne à fidelidade e dedicação ao evangelho restaurado de Jesus Cristo. Para manifestar meu respeito e gratidão a este Afro-descendente, livre e de bons costumes, que tanto fez pela causa do reino, é que fui ao resgate de sua história. Irmão Elijah, você tem o respeito e admiração de todos que primam pela liberdade, igualdade e a fraternidade.
|