Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PENSAMENTOS DISPERSOS
Isabel C.S. Vargas


     Ao longo destes últimos dois anos, tenho mudado algumas coisas em minha vida.
     Comecei percebendo que tinha que parar de me queixar. Ao invés de atribuir culpa à outras pessoas,pelo que não ia bem comigo,resolvi que era hora de assumir o papel de protagonista de minha vida e não de coadjuvante.A minha vida tem que ser vivida e decidida por mim.Isto vale para qualquer pessoa maior , adulta, responsável e com condições de se sustentar. Cada um tem que assumir suas escolhas, seus atos e suas conseqüências. Culpar os outros é dar-lhes um poder muito grande. Poder para escolher, decidir, alterar, dominar a vida e a liberdade, ambos bens inalienáveis.
Isto tem sido feito gradativamente. Aos poucos fui buscando alterar padrões de comportamento de modo a satisfazer minhas necessidades, meus anseios, para atingir meus objetivos.
Fui me desapegando de velhos conceitos para tentar viver melhor. Passei a expressar meus desejos, a me preocupar mais comigo e me dar o direito de decidir sobre minhas necessidades,sem que isso interferisse nos direitos alheios.Passei a exprimir minhas opiniões e a querer que minhas decisões fossem entendidas e respeitadas.
Em síntese, creio que passei a me respeitar, a não me sentir culpada por não deixar que invadissem um espaço que era meu, pois quem só concorda com os desejos alheios, indo contra os seus, acaba acumulando muitas tensões, o que é ruim, pois resulta em revolta ou em depressão.
     Tento tentado entender o ponto de vista alheio embora isso não signifique que sempre o aceite ou que o aceite de todo, mas passei a querer o entendimento e a aceitação do meu modo de pensar, para só assim ser possível um entendimento, sem imposições inflexíveis.
     Percebi que não tinha que mudar as outras pessoas. Tinha que mudar a mim e ir em busca do que queria.Com isto mostramos aos que nos cercam que as mudanças são salutares, que entrar em contato com o novo, nos renova nos revigora e nos dá novas forças.
     Assim como antes, aprendemos a agir e nos comportarmos de uma maneira, podemos aprender outros comportamentos que nos façam viver e nos relacionar melhor, desde que tenhamos claro quais nossos objetivos, nossas metas, e que façamos isto sem atropelos, evoluindo a cada etapa vencida.
     O caminho não é fácil, mas é gratificante. Como passamos a nos comportar diferente, também os outros se modificam.Atingir metas, realizar desejos nos torna satisfeitos, felizes, mais leves, mais realizados.Percebemos que a felicidade está no caminha percorrido e não nos outros e que a recompensa é a paz interior.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 65704


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O QUE IMPORTA Isabel C.S. Vargas
Poesias Hóspedes Isabel C.S. Vargas
Crônicas BONS PROPÓSITOS E ATITUDES Isabel C.S. Vargas
Crônicas UM NOVO TEMPO Isabel C.S. Vargas
Crônicas CICLOS Isabel C.S. Vargas
Crônicas PEQUENAS REGRAS PARA SER FELIZ Isabel C.S. Vargas
Resenhas LINGÜÍSTICA APLICADA Isabel C.S. Vargas
Crônicas ATÉ AS FÁBULAS MUDARAM Isabel C.S. Vargas
Jurídicos O FUTURO DA CARTEIRA DE TRABALHO Isabel C.S. Vargas
Crônicas PARADOXO Isabel C.S. Vargas

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 61.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
O Sábio - Deborah Valente Borba Douglas 67405 Visitas
ENCONTROS E DESENCONTROS - katia leandra lima pereira 66865 Visitas
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 66826 Visitas
RESENHAS JORNAL 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 66821 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 66704 Visitas
A múmia indígena - J. Athayde Paula 66643 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 66411 Visitas
Poente doente - Anderson C. D. de Oliveira 66388 Visitas
O alvo - Pedro Vieira Souza Santos 66379 Visitas
DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE - Ismael Monteiro 66355 Visitas

Páginas: Próxima Última