A música em sala de aula.
A música não deve ser vista somente como uma atividade recreativa, mas sim como construção de conhecimento e resgate cultural, geralmente as crianças não têm acesso à música popular e às diversidades rítmicas, e o papel do professor é justamente o de aproximar o aluno da música, utilizando-a de diversas maneiras na sala de aula. O educador pode utilizá-la para falar de um determinado conteúdo a ser trabalhado naquele momento, isso torna a aula atrativa ajudando a recordar as informações, pode ser utilizada também para oferecer um efeito calmante, por exemplo: após um período de atividade física pode-se escolher uma música tranqüila para reduzir a tensão, além de contribuir para tornar o ambiente mais alegre.
É interessante que a criança construa seus próprios instrumentos musicais, pois esta atividade desperta a curiosidade e o interesse das crianças, além de contribuir para o entendimento de questões referente a sons, acústica, estimulando a imaginação, a criatividade e a pesquisa. De acordo com Brito (2003, p.45):
O educador deve atuar sempre como animador, estimulador, provedor de informações e vivências que iriam enriquecer e ampliar as experiências e o conhecimento das crianças, não apenas do ponto de vista musical, mas integralmente.
Em sala de aula é importante brincar e cantar com as crianças, pois, este vínculo afetivo e prazeroso que se estabelece no grupo em que se canta é forte e significativo. Cantando coletivamente aprendemos a ouvir a nós mesmos, ao outro e ao grupo como uma todo, desenvolvendo assim aspectos da personalidade como: atenção, concentração, cooperação e espírito de coletividade.
Damos muita importância às músicas que já vêem prontas, não estimulando a criatividade das crianças, inventarem canções pode ser interessante e divertido, pois neste momento, elas improvisam cantando e contando histórias.
Devemos destacar que as atividades musicais realizadas em sala de aula não devem visar apenas à formação de músicos e sim propiciar a abertura de canais sensoriais, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser.
A música na escola tem a intenção de oferecer as crianças qualquer que seja sua aptidão, a oportunidade de lidar com a música e seus elementos próprio do ser humano, expressão rítmica e melódica, sensorialidade, emotividade, audição, criatividade e inteligência ordenadora.
Deixar que os alunos confeccionem seus próprios instrumentos musicais com materiais diversos como: latas, cabos de vassouras, caixas, arroz, feijão, milho, enfim, objetos que representem diferentes sons. Este tipo de atividade ampliará o prazer em “fazer música” trabalhando sons e ritmos,, alem de abrir espaço para os alunos s expressarem livremente. Segundo Brasil, Ministério da Educação (1998, p.67):
É importante que o aluno sinta no professor um aliado do seu processo de criação, um professor que quer que ele cresça e se desenvolva, que se entusiasma quando seus alunos aprendem e os anima a enfrentar os desafios do processo artístico. O acolhimento pessoal de todos os alunos é fator fundamental para aprendizagem em Arte, na área na qual a marca pessoal é fonte de criação e desenvolvimento.
A boa atuação do professor em sala de aula é essencial, pois ele transmite segurança aos alunos, ele não pode ser preconceituoso e podar os alunos em relação aos seus gostos, o ideal é que ele mostre caminhos e traga para a sala de aula todos os tipos de sons e ritmos, para depois trabalhar com as crianças a questão da “boa música”, do saber ouvir, enfim, explorar de fato esta ferramenta que é tão rica
|