Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A ética de Epicuro na atualidade
Giulio Romeo

A ética de Epicuro, centrada na busca da felicidade e da tranquilidade (ataraxia), pode ser bastante relevante na atualidade. A filosofia epicurista prega que o prazer, entendido como a ausência de dor e sofrimento, é o maior bem. No entanto, Epicuro defendia uma vida simples, focada nos prazeres naturais e necessários (como alimentação, abrigo e amizade) e evitava os excessos que levam à inquietação.

Aqui estão algumas maneiras de como a ética epicurista pode ser aplicada na vida moderna:

1. Simplicidade e Consumo Consciente
Epicuro acreditava que a verdadeira felicidade vem de prazeres simples e necessários. Em uma época em que o consumismo e a busca por status social muitas vezes dominam, essa perspectiva nos lembra da importância de não depender de luxos e excessos para encontrar satisfação. Ele sugere que a felicidade duradoura vem de aprender a se contentar com o básico.

2. Autossuficiência e Contentamento
Na filosofia epicurista, a autossuficiência é fundamental. Ele encoraja as pessoas a dependerem menos de fatores externos para sua felicidade, o que, no mundo moderno, pode ser visto como desenvolver uma mentalidade mais independente, não se deixando afetar pelas expectativas alheias ou pelo que a sociedade impõe como sucesso.

3. Amizade e Comunidade
Epicuro via na amizade um dos maiores bens da vida. Em um mundo cada vez mais digital e fragmentado, seu foco nas relações humanas genuínas e de apoio mútuo é um lembrete de que os laços pessoais, baseados em confiança e compreensão, podem ser mais valiosos do que realizações materiais ou fama.

4. Gestão de Medos e Ansiedades
Uma parte central da ética de Epicuro era a libertação dos medos, especialmente do medo da morte e dos deuses. Para ele, o medo da morte é infundado, pois, quando estamos vivos, ela não nos afeta, e quando morremos, não estamos mais conscientes para senti-la. No contexto atual, onde as ansiedades e medos são frequentes, essa abordagem racional e desapegada pode ajudar a lidar melhor com questões existenciais.

5. Moderação e Equilíbrio
A busca pelo prazer no pensamento epicurista não significa indulgência, mas sim moderação. Em uma era de excesso de estímulos e busca constante por gratificação instantânea (redes sociais, compras, etc.), a ética epicurista nos incentiva a cultivar o autocontrole e o equilíbrio para evitar sofrimentos a longo prazo.

A ética de Epicuro promove uma vida focada no bem-estar mental e emocional, defendendo uma abordagem racional para evitar o sofrimento desnecessário. Em tempos de estresse, materialismo e constante conexão, sua filosofia nos oferece uma perspectiva de viver de forma mais simples, serena e com foco nos prazeres naturais e necessários da vida.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 42


Outros títulos do mesmo autor

Artigos George Berkeley e David Hume na atualidade Giulio Romeo
Artigos Locke e Descartes sobre o racionalismo e o empirismo Giulio Romeo
Artigos O Deontologismo de Kant Giulio Romeo
Artigos Medicina Xamânica e Energia Feminina na Era de Aquário Giulio Romeo
Artigos Hedonismo e suas formas claras de explicação Giulio Romeo
Artigos As concepções divinas pautadas em Nietzsche Giulio Romeo
Artigos Jurgen Habermas, a razão é apenas instrumental Giulio Romeo
Artigos Friedrich Hegel e o idealismo absoluto Giulio Romeo
Artigos Paradigmas e revoluções científicas no corpo social Giulio Romeo
Artigos Resiliências científicas no corpo social Giulio Romeo

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 77.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58546 Visitas
Estupro é crime e não opção! - Vander Roberto 58445 Visitas
Anistia para a imprensa - Domingos Bezerra Lima Filho 58385 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 58332 Visitas
A LUA É UMA FESTA - Saulo Piva Romero 58327 Visitas
O estudo da História é vital para não ser escravizado - Vander Roberto 58222 Visitas
LABIRINTOS DA SOLIDÃO - Darwin Ferraretto 58210 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 58204 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 58132 Visitas
Paralisação nacional nas universidades federais - Flora Fernweh 58078 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última