Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Deontologismo de Kant
Giulio Romeo

O deontologismo de Immanuel Kant é uma teoria ética centrada na ideia de que as ações devem ser julgadas pela sua conformidade com deveres morais, independentemente das consequências. Kant, um dos maiores filósofos da era moderna, desenvolveu essa teoria no contexto de seu trabalho sobre a ética e a moralidade, estabelecendo uma abordagem que é baseada em princípios racionais e universais.

1. Fundamentos do Deontologismo Kantiano
A palavra "deontologia" vem do grego "deon", que significa "dever". O deontologismo de Kant é, portanto, uma ética do dever. Para Kant, uma ação é moralmente correta não porque gera bons resultados ou felicidade (como no consequencialismo), mas porque cumpre com um dever moral ditado pela razão.

Imperativo Categórico
O princípio central da ética kantiana é o imperativo categórico, que é uma regra moral fundamental e incondicional. Kant formulou o imperativo categórico de várias maneiras, mas duas são as mais conhecidas:

Universalização:
"Age apenas segundo aquela máxima pela qual possas, ao mesmo tempo, querer que ela se torne uma lei universal."

Isso significa que, antes de realizar uma ação, devemos nos perguntar se estaríamos dispostos a que essa ação fosse realizada por qualquer pessoa, em qualquer circunstância. Se a resposta for não, a ação não é moralmente correta.

Tratamento da humanidade como um fim em si mesmo:
"Age de tal modo que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim, e nunca simplesmente como meio."

Aqui, Kant defende que nunca devemos tratar as pessoas como meros instrumentos para nossos próprios objetivos, mas sim como fins em si mesmas, respeitando a dignidade e o valor inerente de cada ser humano.

2. Moralidade Baseada na Razão
Uma das características principais do deontologismo kantiano é sua ênfase na racionalidade. Para Kant, os seres humanos são agentes morais racionais, o que significa que são capazes de tomar decisões baseadas na razão, e não apenas nas emoções ou nos desejos. A moralidade, portanto, é objetiva e universal, não subjetiva ou relativa.

Boa Vontade:
Kant considera a boa vontade como a única coisa que é boa em si mesma, independentemente das consequências. Para ele, ter boa vontade significa agir com base no reconhecimento do dever moral e não por inclinações ou interesses pessoais.
3. A Diferença em Relação ao Consequencialismo
Kant rejeita teorias éticas consequencialistas, como o utilitarismo, que avaliam as ações com base nas consequências ou nos resultados. Para ele:

A moralidade de uma ação depende do motivo pelo qual ela é realizada, ou seja, se a ação está de acordo com o dever e motivada pelo respeito à lei moral.
As consequências de uma ação não determinam sua moralidade. Mesmo que uma ação produza um bom resultado, se ela não estiver baseada no dever moral, não pode ser considerada moralmente correta.
Por exemplo, ajudar alguém apenas para ganhar elogios ou benefícios pessoais, mesmo que o ato beneficie a outra pessoa, não seria moralmente correto, pois não seria feito por dever, mas sim por interesse.

4. Liberdade e Autonomia
Kant também relaciona a moralidade com o conceito de autonomia, ou seja, a capacidade de uma pessoa agir segundo sua própria razão e não ser controlada por forças externas, como desejos, pressões sociais ou interesses egoístas. A autonomia moral é a capacidade de seguir a própria razão e agir de acordo com a lei moral que você reconhece como válida para todos.

Isso também implica que os seres humanos, como agentes racionais, têm a responsabilidade de se submeter à moralidade por escolha própria. A moralidade, para Kant, não é algo imposto externamente, mas algo que nós, como seres racionais, impomos a nós mesmos.

5. Aplicações e Desafios do Deontologismo Kantiano
O deontologismo de Kant tem profundas implicações na prática ética e em questões como direitos humanos, justiça e direitos fundamentais.

Direitos Humanos: A segunda formulação do imperativo categórico (tratar a humanidade como um fim em si mesmo) foi altamente influente na formulação dos direitos humanos modernos, que enfatizam o respeito pela dignidade inerente de todas as pessoas. A ideia de Kant de que não devemos tratar ninguém apenas como meio, mas sempre como fim, fundamenta muitas das legislações sobre direitos humanos.

Dilemas Morais: O deontologismo kantiano pode enfrentar desafios práticos em dilemas morais. Por exemplo, se alguém estiver escondendo uma pessoa inocente de um assassino, a ética kantiana exigiria que dissesse a verdade ao assassino, pois mentir nunca poderia ser uma ação moralmente universalizável, mesmo que, nesse caso, salvaria a vida de alguém.

Rigidez Moral: Uma crítica comum ao deontologismo é que ele pode ser inflexível. Ao basear-se em princípios morais absolutos, não deixa muito espaço para exceções ou para levar em consideração as circunstâncias. Por exemplo, no dilema do "bonde" (ou "trolley problem"), o deontologismo kantiano tenderia a rejeitar sacrificar uma vida para salvar várias, pois não seria correto usar uma pessoa como um meio para alcançar um fim, mesmo que esse fim fosse salvar muitas vidas.

6. Relevância na Atualidade
O deontologismo de Kant ainda tem um impacto significativo no pensamento ético contemporâneo e em várias áreas da sociedade moderna:

Direito e Ética Jurídica: Muitas constituições e sistemas jurídicos modernos são informados pelos princípios kantianos de direitos e dignidade humana. O conceito de que os direitos individuais não podem ser violados mesmo em prol do bem comum é uma ideia que surge diretamente do deontologismo.

Bioética: Nas áreas de bioética e ética médica, o deontologismo kantiano continua a ser uma base para a defesa dos direitos dos pacientes e a proibição de tratamentos que tratem as pessoas como meros meios para o progresso científico ou benefícios sociais.

Ética empresarial: A ética kantiana também tem relevância nos debates sobre práticas empresariais responsáveis. Kant oferece uma base sólida para o respeito aos direitos dos trabalhadores, a transparência e o compromisso com princípios éticos, além do simples lucro.

O deontologismo de Kant é uma abordagem ética que dá ênfase ao cumprimento dos deveres morais e ao respeito pelos princípios racionais universais, independentemente das consequências. Sua ideia central é que a moralidade é uma questão de agir de acordo com regras que podem ser universalizadas e que respeitam a dignidade humana. Embora desafie práticas consequencialistas, sua aplicação continua a influenciar áreas como direitos humanos, bioética e justiça social, permanecendo um marco importante na ética contemporânea.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 5


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Deontologismo de Kant Giulio Romeo
Artigos Medicina Xamânica e Energia Feminina na Era de Aquário Giulio Romeo
Artigos Hedonismo e suas formas claras de explicação Giulio Romeo
Artigos As concepções divinas pautadas em Nietzsche Giulio Romeo
Artigos Jurgen Habermas, a razão é apenas instrumental Giulio Romeo
Artigos Friedrich Hegel e o idealismo absoluto Giulio Romeo
Artigos Paradigmas e revoluções científicas no corpo social Giulio Romeo
Artigos Resiliências científicas no corpo social Giulio Romeo
Artigos A epistemologia e a identificação das pseudociências Giulio Romeo
Artigos A metafísica e a abstração filosófica Giulio Romeo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 65.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60640 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60508 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 60444 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60362 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59222 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59018 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 58792 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58764 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58629 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58535 Visitas

Páginas: Próxima Última