Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A cidadania no Brasil atual
Isadora Welzel

A cidadania que hoje figura o Brasil é o resultado alcançado após lutas reivindicatórias de direitos e é o amálgama de vários eventos históricos pelos quais a sociedade brasileira teve passagem. O sujeito “cidadão” teve diferentes significados ao longo do tempo, e a Constituição que atualmente nos rege é fruto de embates políticos. Observa-se que a legislação em vigor de caráter garantista tem um ideal que visa a assegurar direitos de maneira isonômica. Entretanto, a forma como é conduzida frequentemente adquire um caráter exclusivista. Isto é, o exercício da cidadania por vezes encontra óbices à sua efetividade, ainda que seja formalmente definida como um direito a ser constantemente protegido, e sobretudo, um modo de garantir a expressão popular.

O professor Fábio Konder Comparato em seu texto “Muda Brasil - Uma Constituição para o Desenvolvimento Democrático” explora esse reconhecimento efetivo da soberania popular em duas importantes dimensões: no consentimento do povo quanto à titularidade e às finalidades dos poderes exercidos na sociedade e na participação popular no tocante às funções públicas. Dessarte, Comparato caracteriza o projeto constitucional dividindo o estudo da Constituição em partes:

1) A soberania: hierarquicamente superior e abriga temáticas relativas à nacionalidade, aos direitos e deveres do cidadão, à proteção da pessoa humana, às liberdades individuais e sociais e às garantias fundamentais
2) A organização estatal: a Federação, as funções públicas, o sistema tributário e a organização da União Federal
3) A ordem econômica e social: engloba a propriedade, o trabalho, a previdência, a educação, a saúde e a assistência social.

Por fim, o autor trata da possibilidade de emenda e de revisão constitucional como fruto da ampliação do direito de iniciativa. Já na segunda parte do texto, por sua vez, Comparato apresenta o seu anteprojeto de Constituição. Muito da carta constitucional norte-americana se encontra refletido na Constituição brasileira, como o fato de ser um documento que não guarda poucas disposições, mas sim se trata de um dispositivo detalhado que tem como pretensão a previsão ampla de normas que regularão as leis infraconstitucionais. A cidadania, por conseguinte, foi um desafio e continua sendo nas diferentes esferas em que ela tem aptidão para se manifestar. Outrossim, é evidente a tarefa das políticas públicas enquanto meio que o Estado encontra de transpor para a realidade determinadas prerrogativas que até então estariam apenas descritas na forma de leis.

Destaco, neste ínterim, o estudo de Amélia Cohn quanto às políticas de abate social, no qual a autora desbravou dois momentos de construção de políticas públicas: até 1988 e de 1988 até 2016. No primeiro momento, discute que as políticas não possuíam caráter universal, mas sim fragmentário, e que a partir do governo Vargas foi realizada a sistematização de algumas políticas importantes, inclusive no período militar. Assim, Amélia Cohn percorre o caminho que explica histórica e sociologicamente a destruição das conquistas sociais do país em uma democracia forjada pelo embate entre neoliberais e social-democratas, de forma que as contradições do passado esclarecem o retrocesso hodierno, com políticas públicas de abate social, as quais consistem em políticas de corte social que levam à exclusão e à segregação de grupos sociais vulneráveis.

Desta forma, pode-se estabelecer uma nítida relação entre este conceito de políticas de abate social com a formulação teórica de cidadania regulada, por Wanderley Guilherme. Nas palavras da autora, se equiparam a “determinação institucional da desigualdade e de seu caráter inercial”, em que as políticas funcionam como mecanismo de captação de recursos e de regulação social, em última instância. A autora trata também do conceito que já advinha de Sérgio Buarque de Holanda, sobre o “homem cordial”, que traduziria uma noção de passividade do cidadão, legado da escravidão. Na segunda parte do texto, Amélia infere que o “breve ciclo da cidadania social no Brasil” encerrou-se com a cassação do mandato da presidente Dilma, de forma que lança críticas ao governo Bolsonaro em uma perspectiva bastante recente de um cenário comprometedor à democracia.

A cidadania contemporânea no Brasil retrata o pensamento da autora no que tange à discussão das políticas públicas, visto que em as suas palavras, “com a cassação do mandato da presidente Dilma, encerrou-se o breve ciclo da cidadania social no Brasil”, e segue-se a análise sobre a conjuntura política de 2016, que criou o cenário propício à continuidade da fragmentação de direitos que se verificou até o presente ano de 2024. Amélia Cohn aponta para uma democracia forjada pelas elites brasileiras, que agiram por meio de um verdadeiro golpe político-institucional, com o desmantelamento do arcabouço social e com a sobreposição dos interesses econômicos, além do congelamento de recursos para a área social, e as massivas privatizações, o que reverberou na quebra do pacto de solidariedade, na destruição material e ideológica da população hipossuficiente, na despolitização da sociedade e na criminalização da ação política. Ainda, a autora afirma: “a democracia perdeu o pudor de não ser democrática”. Tal é a realidade de como a democracia, e acima de tudo, a cidadania se apresentam e das dificuldades para o seu pleno reerguimento nas próximas décadas.

Em síntese, a necessidade de mudança é corroborada pelos dados estatísticos alarmantes, como os apresentados pelo Relatório do IMDH, revelando fortes marcas do autoritarismo na construção social brasileira frente às quais o ideal de cidadania se faz presente. Pode-se inferir então, que o conceito de cidadão envolve um processo intrincado de lutas, contextos históricos, emendas constitucionais, confecção de novas leis e de aprimoramento e até de retrocesso das políticas públicas, de modo que esses elementos culminaram nas conquistas e nas dificuldades que a atualidade brasileira espelha no âmbito da cidadania, apresentando-se como uma (des)construção social que não está imune à passagem do tempo e ao porvir.

Disciplina: Serviço Social, Direito e Cidadania.


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 59428


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Internet: da virtualidade para a realidade das ruas - Terezinha Tarcitano 59440 Visitas
Lançamento livro Japão: Memórias da Era Showa - Terezinha Tarcitano 59440 Visitas
Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 - Vander Roberto 59440 Visitas
Eu e Você Estivemos Tão Distantes - Riz de Ferelas 59440 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59440 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59440 Visitas
Desabafo - 59439 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59439 Visitas
Empatia entre professor e aluno - Terezinha Tarcitano 59439 Visitas
Os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário - Terezinha Tarcitano 59439 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última