Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Comissão da Verdade e a sua importância
Isadora Welzel

A Comissão da Verdade foi criada pela Lei 12.528/2011 e instituída em 2012 com o intuito de investigar as violações cometidas contra os direitos humanos no período da ditadura militar. Tem como mote a imprescritibilidade dos crimes cometidos contra a dignidade humana em tempos de autoritarismo, não se restringiu somente às questões ditatoriais nem teve pretensão de órgão julgador.

Sua importância reside no papel que a Comissão teve em apurar e declarar a verdade sobre as mortes, torturas e desaparecimentos à sociedade como um todo e também às famílias que até então não tiveram conhecimento sobre o paradeiro de algum membro desaparecido durante o período de 1946 a 1988. É válido mencionar que já existiam iniciativas anteriores, como a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), por exemplo, e que a Comissão da Verdade reuniu uma equipe multidisciplinar organizada em diferentes subcomissões. Assim, resta cristalina a contribuição cidadã desta Comissão para o esclarecimento de afrontas e abusos aos direitos fundamentais de várias pessoas que foram mortas, exiladas e que sofreram os mais variados tipos de castigos e punições por compartilharem de uma opinião ideológica dissonante daquela defendida pelos militares.

Cabe contextualizar que um tempo considerável passou entre entre o fim da ditadura com sua redemocratização e com o primeiro presidente eleito somente após a promulgação da Constituição de 1988 até a mobilização em prol de uma Comissão que lançasse luz sobre os fatos, o que demonstra o anseio pela verdade mesmo após o tempo transcorrido, sendo ela imprescindível, portanto, à manutenção do direito à memória enquanto uma lembrança totalitária que jamais poderia ter sido ofuscada por outros eventos que a sucederam. Desse modo, ante uma época em que tudo aquilo que fosse potencialmente enfraquecedor da ordem estabelecida seria passível de repressão, a Comissão da Verdade surge em tempo recente como um mecanismo que se propõe a elucidar os acontecimentos.

Disciplina: Serviço Social, Direito e Cidadania.


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 110


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Noções de questão interna e externa em Carnap Isadora Welzel
Artigos Esquema-T de Tarski: linguagem e metalinguagem Isadora Welzel
Artigos A teoria dos atos de fala de Austin Isadora Welzel
Artigos Concepção agostiniana de linguagem Isadora Welzel
Artigos Jogos de linguagem Isadora Welzel
Jurídicos A Teoria da Ação no Código Penal Isadora Welzel
Jurídicos Modelos de fato punível e sua sucessão no tempo Isadora Welzel
Jurídicos Direitos da personalidade Isadora Welzel
Jurídicos Análise do artigo de Zanon Junior Isadora Welzel
Jurídicos Análise do artigo de Dimitri Dimoulis Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 71 até 80 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
La forma del mundo - Teódulo López Meléndez 56201 Visitas
O Vale do Gamarra - Giulio Romeo 56201 Visitas
5ª rodada do Paulista A2 em 2024 - Vander Roberto 56183 Visitas
A saga em busca de emprego - Vander Roberto 56171 Visitas
Honestidade - Ana Cecília Almeida Accetturi 56161 Visitas
O SOCIAL - WASHINGTON CHALEGRE 56153 Visitas
O resgate de Coelho Rodrigues - Domingos Bezerra Lima Filho 56150 Visitas
A Mãe do Prefeito - José Ernesto Kappel 56147 Visitas
O labirinto de Juvêncio - Ricardo Peró Job 56130 Visitas
Mongo el tránsfuga 5 - udonge 56130 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última