A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA PARA UMA CRIANÇA
A família exerce função indispensável na vida dos seus filhos, principalmente a educacional, pois esta é o primeiro ambiente de contato do aluno, a qual é tida como transmissora dos primeiros aspectos culturais.
De acordo com o art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei nº 9.394/96 é tido que a educação é dever da família e do estado, isso nos remete as responsabilidades legais, embora a instituição familiar venha passando por várias mudanças na sua conjuntura, verificamos que esta depende do contexto social e histórico ao qual a família está inserida.
A má relação entre família e escola vem sendo um componente significativo no desenvolvimento escolar do educando, uma relação harmônica entre essas instituições deve ser parte de todo trabalho desenvolvido na escola.
Na sociedade atual, a relação familiar vem se tornando superficial, a transferência de papéis, ou seja, a família transfere o papel de educar os filhos para a escola e a escola devolve essa responsabilidade para a família.
Percebemos que a relação e a convivência são fundamentais para que ocorra o desenvolvimento do aluno, pois é a partir destas que o educando desenvolve características fundamentais para a sua evolução educacional.
Como a participação da família na vida escolar dos educandos contribui para o seu processo de ensino-aprendizagem?
Temos que a educação familiar é aquela oferecida pelos pais aos seus filhos, teoricamente, a família está encarregada de estabelecer os parâmetros de convivência na sociedade, estabelecer limites e regras de comportamento e também reforçar as qualidades e virtudes dos alunos.
A família é a responsável pela educação de primeira instância, onde é reconhecida pela sociedade apenas pelo oferecimento de cuidados básicos e primários como alimentação, higiene, proteção e moradia.
O desenvolvimento do ser humano é estabelecido por meio da interação do indivíduo com o meio que o cerca, sendo este físico ou social. Sendo que a família constitui a parte mais poderosa nesse processo de desenvolvimento da personalidade e na formação da consciência na criança.
A escola precisa aprender a lidar com as diversas conjunturas familiares, o papel da escola, como o da família é o de ajudar na formação e no desenvolvimento de sujeitos, a instituição escolar representa o conhecimento organizado e sistemático, a cultura e, muitas vezes, se confunde com a educação.
A relação entre os membros familiares, no contexto da sociedade atual, principalmente entre pais e filhos, é mais superficial do que nunca, pois as famílias têm transferido cada vez mais o papel de educar seus filhos para a escola.
A instituição escolar é tida como um elo entre a família, a sociedade e o educando, ocupando um lugar de destaque e delicado na educação dos seus integrantes, onde a família e a sociedade direcionam todos os olhares e responsabilidades para a escola. No contexto familiar brasileiro atual, podemos dizer que não existe modelo familiar único, mas uma infinidade de modelos, com características e valores diferenciados. Sendo assim, é provável que cada modelo de família tenha sua própria identidade, modo de educação e cultura.
A relação de parceria entre a família e a escola tem como pressuposto que as duas sabem o significado e seu posicionamento na educação dos sujeitos, onde a família não deve ser a única responsabilizada pela função de educar, mas este ato provoca a união de ambas. Esta parceria não exime a responsabilidade da instituição escolar, pelo contrário, é esta que deve ser a formadora de um ser social, mas este ato irá atribuir-lhe a função que realmente lhe cabe.
A relação família e escola é muito importante para a formação do indivíduo, sendo que se deve analisar as funções das duas instituições no processo educacional do aluno, de modo que, unidas ou separadas, possam oferecer uma formação ampla para o educando, contribuindo para o exercício de sua cidadania, bem como o desenvolvimento de suas habilidades intelectuais.
No processo de ensino-aprendizagem, a escola tem papel fundamental, onde na atualidade exige-se ensinar para o indivíduo atuar de forma crítica na sociedade, tem também a responsabilidade de passar os valores fundamentais para a vida deste, sendo este papel deveria ser uma iniciativa da família que muitas vezes não estão integrados na aprendizagem e formação de seus filhos.
ELIANE MORAES
VALQUIRIA SANTOS DIAZ
|