O problema ocorrido no Rio Grande do Sul requer muita atenção. O resultado trágico é aquilo entregue pelo Capitalismo ao longo do tempo. Esconder este problema é omitir-se diante da realidade apresentada.
Há parcela humana neste problema além do caótico sistema climático por si só. O bombardeamento da camada de ozônio pela produção capitalista tendo aumento médio direto da temperatura planetária é somente um dos problemas.
Desmatamentos, despejo de esgoto sem devido tratamento em oceanos, perda de nascente de água potável, extração mineral desenfreada, aumento do uso de plástico e contaminação de micro plástico, perda de fauna e flora, indicam mais problemas.
Negar é simplesmente ser ignorante diante das mudanças climáticas em curso. Há uma onda negacionista em curso no planeta e não só no Brasil e nada ajuda na minimização da catástrofe. Necessitamos de Ciência e não mentiras.
O problema está posto. Os deletérios efeitos do Capitalismo ao longo do tempo são visíveis. Não há como voltar atrás na questão climática e uma vez alterada, os problemas surgirão não restringindo-se às chuvas.
Caberá ao ser humano tratar os resultados entregues do Capitalismo na questão de impactos ambientais e climáticos. Vidas humanas, fauna e flora são essenciais precisando de cuidado assim como água potável e oceanos.
Por fim pergunto se o Capitalismo abandonará sua versão "sustentável" que parece não ter dado certo sendo um mero discurso de impacto. Se isto for sustentabilidade estamos perdidos(as). Momento para profundas reflexões.
|