Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Salvando computador muito ruim
Vander Roberto

Este texto é destinado para quem tem computador muito ruim. Geralmente eles vem com cartão de memória e dissipador de calor para 64 bits ou quem possui uma máquina muito antiga com 32 bits e está funcionando. Quando estes computadores de 64 bits esquentam costumam apagar, congelar ou ficam reiniciando sem fim precisando deixá-lo esfriar. A ideia é trocar a interface gráfica para amenizar o consumo de RAM reduzindo o calor interno destas porcarias que são vendidas nestas lojas famosas de linha branca. Uma coisa importante é verificar se não há capacitores estourados ou algum problema na placa-mãe, se o processador está com pasta térmica em dia. Faça uma análise prévia.

Minha dica pontual é evitar comprar computadores nestas lojas. Opte por mandar fazer. O ideal é trabalhar com bom processador, usar SSD, ter ao menos 16 GB de memória pois você poderá usá-lo até o fim da década, suporte a UEFI sendo 64 bits. Placas para rede, Internet e som, uma boa placa-mãe com ao menos 4 a 8 entradas USB para conexão, entrada de fone de ouvido e microfone, entrada para cartão de memória é uma obrigação. Compre um monitor de parede e construa um PC e não um notebook. Após isto instale um bom sistema confiável como um Debian ou algum sistema baseado nele e vida que segue. Uma dica importante é evitar usar o computador para backup, tenha um HDD externo para isto e antes de sair instalando um sistema operacional Linux estude os comandos básicos para fazer via Terminal apesar de termos sistemas que te ajudam com o Gerenciador de Atualizações. Nunca esqueça de ativar o Firewall e saiba como fazer isto. No YouTube há dicas.

Voltando para computadores ruins como citado no 1º parágrafo recomendo usar Openbox, LXDE ou LXQt. Se tiver conhecimento experimente o i3 para ficar com um sistema hiper leve. Só que estude isto antes de sair instalando pois não é fácil. Há sistemas Linux para 32 e 64 bits e posso até indicar um que atende tanto 32 como 64 bits. É o Sparky Linux MinimalGui que vem com Openbox. As imagens ISO são bem modestas diante de outros sistemas similares, fácil de instalar pelo Calamares (a senha é live), reconhece Língua Portuguesa, possui loja para instalar aplicativos e nela você pode atualizar o sistema por completo. Não esqueça de ativar o Firewall e se precisar instalar faça como root através de: apt install gufw. Após instalado aparecerá um ícone no menu e ative-o deixando colorido. Isto é o mínimo. Atualize o sistema por completo, reinicie a máquina e comece a trabalhar ou estudar. Não é um sistema bonito para personalização e te entrega algo funcional com a estabilidade Debian. Há no site a opção instável mas opte pela estável.

Outro sistema que chamou a atenção e na mesma linha sendo uma mistura de Openbox com LXDE foi o watt OS sendo somente para 64 bits. Ele não vem com loja de software e você terá que fazer as coisas via Terminal. Tenha um conhecimento básico de como instalar o Firewall, atualizar o sistema e remover coisas que não queira. Tanto o watt OS como o Sparky com Openbox não trazem suíte de escritório precisando instalar e nem vem com player de música. No caso do watt OS ele tem cara de sistema da década de 90, muito simples de usar, segue a linha do Openbox para personalização que é bem limitada. Há ainda o Debian com LXDE que é uma ótima opção ou LXQt que já vem com suíte de escritório e player de música. O detalhe que não achei o Gerenciador de Energia nele precisando instalar. Não vem com loja de software pelo que eu vi.

Uma dica a mais para quem possui computador ruim é não ficar instalando coisas pesadas ou abrindo muitas abas no navegador. Tenha consciência da limitação deste hardware e use-o com moderação. Nada adianta ter uma interface leve ou gerenciador de janelas se você precisa usar um Thunderbird, Firefox, VLC ou ficar fazendo lives. É melhor fazer uma máquina que suporte suas necessidades e repassar esta máquina para quem usa o básico. Nestas máquinas ruins, o ideal é fazer um serviço por vez. Se você está digitando deixe a Internet desligada ou não navegue pois o consumo de RAM sobe, esquenta a máquina e dá apagão ou travamento especialmente estas com dissipador de calor que vem com cartão de memória e não tem HDD ou SSD. Neste tipo de hardware nem vale a pena investir em SSD pois exigirá da máquina e ela corre o risco de ficar tendo congelamentos de tela. Nem mesmo estes coolers externos resolvem o problema destas máquinas, portanto, não comprem estas porcarias pois você passará raiva. Monte o seu PC e desfrute do melhor.

Vale lembrar que há sistemas que ofertam 32 bits com interfaces gráficas pesadas como Cinnamon. Chega a ser um coisa paradoxal isto pois se o hardware já é limitado, usar Cinnamon que é uma interface pesada vai contra a maré da leveza que a máquina pede. Evite estas loucuras e tenha uma interface ou gerenciador de janela leve. Monitore o sistema com o bpytop ou htop e veja se o consumo de RAM não está elevado. Há outras opções de sistemas Linux mas não testei. No caso do AntiX ele vem com muitos programas e deu problema na instalação de 64 bits aqui ficando lento na hora de iniciar. Lentíssimo por sinal. Nem testei o sistema em 32 bits para não passar nervoso. Quando houver uma nova versão quem sabe eu teste bem. Veja a linha Arch tambem mas estude os comandos de atualização pois há opções interessantes também como o Mabox que é um Openbox muito bem personalizado e bonito.

Por hoje é isto. Abraços e bom ano novo.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 55648


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A conquista da Atalanta e a resiliência Vander Roberto
Artigos Plano de Recuperação de Desastres Vander Roberto
Artigos Experiência com o Positivo Stilo One Vander Roberto
Artigos Paulista Sub-23 de 2024 Vander Roberto
Artigos Silvio Luiz e Sílvio Lancellotti Vander Roberto
Artigos Por quê o RS demorará para ser reconstruído? Vander Roberto
Artigos Capitalismo e a catástrofe gaúcha Vander Roberto
Artigos Importância da Lei Áurea nos dias atuais Vander Roberto
Artigos Reconstrução do Rio Grande do Sul Vander Roberto
Artigos 87 anos da morte de Noel Rosa Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 146.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
A FARSA DA USURA - fabio espirito santo 55301 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 55292 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 55268 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 55249 Visitas
amor feito desejo... - natalia nuno 55249 Visitas
A margarida que falou por 30 dias - Condorcet Aranha 55245 Visitas
A calça preta - Condorcet Aranha 55241 Visitas
Amores! - 55232 Visitas
Menino de rua - Condorcet Aranha 55227 Visitas
A FORMIGUINHA - Jonas de Barros Vasconcelos 55211 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última