Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como aprender Linux?
Vander Roberto

Vou direto ao assunto que é aprender Linux.

A primeira coisa que eu recomendo para quem deseja aprender Linux é usar distro raiz via Terminal. Pegue um Debian para começo e passe a estudar a distro, instale e depois comece a estudar Arch. Só instalar e ficar usando a distro sem estudar a fundo não te ajudará em nada. Se o sistema dá algum problema, a pessoa se desespera e quer formatar tudo do zero e este não é o procedimento.

Estude por material oficial da distro ou ligada a Free Software Foundation (FSF) ou a Linux Professional Institute (LPI) e a Linux Foundation. Há também o Guia Foca em Língua Portuguesa. Estes materiais são pesados e exigirão bastante prática do(a) usuário(a). Evite materiais dispersos na Internet em PDF ou muito antigos pois comandos mudam.

Na minha humilde opinião eu acho que um(a) usuário(a) que está usando Linux Mint há 3 meses já deveria partir para o Debian. Acredito que muito antes. Opte pela imagem ISO em formato Live e após instalado veja se não precisa mexer no /etc/apt/sources.list com Vim ou Nano. As distros atuais do Debian trazem isto desabilitado mas é bom saber como configurar. Suba o firewall, atualize e tchau!

A dica importante é não ficar decorando comando e sim entender como ele funciona. Isto que te fará crescer no Linux. Saiba como dar soluções aos problemas. Entendo que isto não ocorre da noite para o dia requerendo muito estudo. O ideal é tirar ao menos 1 hora para leitura de conteúdo e outras duas praticando. Se puder, reproduza o conteúdo do material enquanto lê.

Outra dica importante é ver conteúdo no YouTube para aprender como faz. Siga os passos e aprenda. Opte por canais e sites oficiais das distros raízes para estudar. Aproveite e participe do chat tirando algumas dúvidas pontuais. Uma técnica boa é tirar um tempo para refazer o que foi aprendido. A mente precisa trabalhar senão esquece.

Nunca esqueça de estar vendo periodicamente se não lançam versões novas destes materiais. Importante isto pois há mudanças. Se for adquirir livros impressos, recomendo verificar a qualidade do conteúdo, ano de edição e se a linguagem facilita o aprendizado. Nada adianta se o(a) autor(a) é confuso(a) demais pois você não aprenderá e jogará o livro no canto. Verifique a didática.

Quanto aos cursos ao vivo ou online eu não recomendo imediatamente até que você tenha uma base sólida teórica e domínio prático para mexer com Terminal. As aulas são cansativas e uma vez que você não entende o conteúdo ficará boiando na aula e perderá o interesse. Os cursos devem servir mais para ratificar seu conhecimento tirando dúvidas pontuais e não aprender do zero.

Explore bem estas aulas e anote tudo em caderno, tire fotos via celular, procure anotar situações onde o professor aprofunda o tema e reproduza em casa. Evite curso que seja diário pois se você trabalha não terá tempo de estudar o assunto da aula anterior. Veja se o curso te oferta aulas em Debian ou Arch. Evite cursos com distros independentes no momento para não confundir sua mente.

Por fim, seja humilde e comece pelo Linux Essentials. Não queira pular etapas. É difícil? É. Não vou falar que é fácil pois eu estou comendo o pão que o diabo amassou, pisou, tacou na parede e mandou comer! O importante é ter um cronograma de estudos, não ter pressa, não pule etapa enquanto não entender bem o assunto e desejo boa sorte. Se puder, aprenda com alguém na prática.

É isto.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 56534


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto
Artigos O debate da Flow em São Paulo (2024) Vander Roberto
Artigos Eu quero respirar! Vander Roberto
Artigos 3º debate à Prefeitura de São Paulo - Gazeta Vander Roberto
Artigos O legado da Rio-2016 foi Paris-2024? Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 159.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60639 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60508 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 60436 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60359 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59221 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59017 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 58792 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58763 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58624 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58528 Visitas

Páginas: Próxima Última