Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Papo sobre Linux
Vander Roberto

A minha entrada no mundo Linux deu-se de forma bem inusitada e até engraçada. A tela do meu Windows ficou preta e sem acesso ao sistema pois eu estava usando uma chave pirata. Não tendo condições de pagar pelo sistema proprietário, a máquina também não comportava outro Windows mais recente, não tive escolha e um antigo professor em Informática acabou instalando o Ubuntu para mim. Um mês depois eu começava meu curso na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e logo percebi que eu estava errado caso continuasse usando software "crakeado" correndo riscos em segurança e também porque é ilícito fazer isto.

Minha vida no Linux perdura até hoje. Exatos 10 anos, já rodei por diversos sistemas operacionais em Linux. Precisei estudar bastante, entrei via Ubuntu, passei pelo Linux Mint, Debian e hoje cheguei ao MX Linux. Acredite, a mesma máquina que eu usava Windows pirata está com sistema atualizado em 2023. Ela foi feita em 2008 tendo arquitetura 32 bits. Procurei um sistema mais adequado pela limitação de memória RAM e caí no MX Linux usando interface gráfica Fluxbox. Está aqui, usada para digitar este texto que escrevo para você. Tenho outra máquina reserva, uma com arquitetura 64 bits que mantenho mais guardada e atualizo o sistema vez ou outra. Neste longo tempo, só troquei o teclado da máquina de 32 bits e mais nada.

Tenho que confessar que virei um devoto de vídeos no YouTube sobre Linux e especialmente as distros que usei. Comprei livros, baixei manuais, li a documentação delas e ganhei bastante conhecimento fora do curso porque na universidade você não aprende nada disto ao não ser linhas que caem na prova. Hoje posso indicar coisas para quem deseja chegar no mundo Linux sem ter dores de cabeça, ganhar conhecimento e dar passos em busca de maiores saberes. Tentarei passar alguma informação para quem chega e isto depende do seu hardware. Opto por ligar o hardware com usabilidade e facilidade. Antes de instalar qualquer coisa, estude, leia, veja vídeos. Não se empolgue.

Quem não entende nada de Linux e vem do Windows ou outro sistema proprietário, a melhor coisa é usar Linux Mint com Xfce ou Cinnamon se a sua máquina for 64 bits com 4 GB de memória. A interface é bem similar, vem recheada de programas, tudo é feito pela interface gráfica e o uso do Terminal é praticamente zero. Quem possui máquinas de 32 bits recomendo usar o MX Linux com Fluxbox ou Xfce pela questão da limitação da RAM. Indico especialmente o Fluxbox mas a pessoa precisará testar no pen-drive bootável se acostuma ou não. O caminho é iniciar com sistemas que sejam baseados em Debian, usem o apt para atualizar o sistema, instalar e desinstalar, caso venha usar o Terminal. Os sistemas citados acima tem versões baseadas em Debian.

O mais importante é buscar informações de como baixar uma imagem ISO, construir um pen-drive bootável, dominar a configuração de setup para que este pen-drive dê o arranque e leve até a área de trabalho mostrando como é o sistema rodando nele tendo a possibilidade de instalação. O segredo para quem começa é fazer a instalação lado a lado com o Windows e verificar programas que fazem a mesma coisa. Procure vídeos de instalação e manutenção, não esqueça de ativar o Firewall para navegar com mais segurança. Tanto o Linux Mint como o MX Linux possuem alerta na interface gráfica sobre atualizações e são fáceis de serem feitas com cliques.

A partir daí é questão de estudar bastante e entender o sistema em uso. Baixe manuais em PDF, leia a documentação por mais extensa que seja, dedique-se e vá aprendendo linhas de comando que possam ser aplicadas via Terminal. Frequente o fórum oficial do sistema e obtenha mais conhecimento. Tire dúvidas com quem usa Linux, procure livros que tratam do assunto, faça cursos específicos caso queira saber mais. Só não desista na primeira dificuldade. Estudando, chega lá. Há sistemas como o Debian que nem é preciso formatar, sendo o sistema novo atualizado via Terminal, fazendo pequenas mudanças nele. Questão de estudo e isto pode ser aprendido no YouTube. Resgate seu computador mais antigo, use em seu novo e boa sorte! O mundo do pinguim agradece! Abraços.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 54710


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits Vander Roberto
Artigos Já estudou Filosofia da História hoje? Vander Roberto
Artigos O estudo da História é vital para não ser escravizado Vander Roberto
Artigos Análise da obra: "História do Brasil: uma interpretação" Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl nº 2 - Junho/2024 Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl - Junho/2024 Vander Roberto
Artigos A conquista da Atalanta e a resiliência Vander Roberto
Artigos Plano de Recuperação de Desastres Vander Roberto
Artigos Experiência com o Positivo Stilo One Vander Roberto
Artigos Paulista Sub-23 de 2024 Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 142.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Vocabulario nipo-brasileiro (UDONGE) - udonge 54959 Visitas
Amores! - 54847 Visitas
Delícias da festa junina - Ivone Boechat 54831 Visitas
Dores da paixão - Ivone Boechat 54826 Visitas
Desabafo - 54825 Visitas
Carta para Sophie Scholl - Junho/2024 - Vander Roberto 54823 Visitas
Leite com Pimenta - Rafael da Silva Claro 54822 Visitas
🔴 Conto de fardas - Rafael da Silva Claro 54818 Visitas
A menina e o desenho - 54814 Visitas
Vivo com.. - 54812 Visitas

Páginas: Próxima Última