Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Quartas de final da 4ª divisão em 2023 do Paulista
Vander Roberto

Estão definidas as quartas de final do Campeonato Paulista Sub-23 de 2023 conhecida como Bezinha do Paulista ou 4ª divisão. Agora serão jogos de ida e volta. Mantendo a igualdade no placar agregado a disputa irá para as penalidades máximas. A vantagem das quatro melhores equipes na pontuação geral é somente mandar o segundo jogo em casa.

Taquaritinga (1º) x Rio Branco (8º)

São Carlense (2º) x União Barbarense (7º)

União São João (3º) x Nacional (6º)

Catanduva (4º) x Francana (5º)

O emparceiramento dos confrontos foi obtido pela soma da pontuação geral das equipes nas 3 fases anteriores enfrentando o 1º x 8º, 2º x 7º e assim em diante. Na semifinal continuam somando os pontos por vitória e empate o que definirá confrontos diferentes. Lembrando que somente o campeão e vice garantem acesso à série A3 em 2024.

O que aconteceu na 3ª fase de importante? Equipes cotadas para subirem como XV de Jaú, Vocem e Penapolense perderam o gás e foram eliminadas. A competição muito extensa em 3 fases de grupos pesou bastante. Os 8 sobreviventes para as quartas de final chegaram após 22 jogos. Quem for competente e chegar até o título terá jogado 28 jogos, o que considero um excesso de partidas. Se pegarmos estas 28 partidas seria um torneio de turno e returno com 15 equipes para uma 4ª divisão. O torneio também promoveu 2 fases onde houve rebaixamento, algo até inédito para nosso futebol paulista que terá uma 5ª divisão em 2024. Agora, o acesso está a 4 jogos e o título a 6.

O torneio começou com 36 equipes sendo divididas em 6 grupos com 6 equipes cada causando um excesso de 10 jogos já na 1ª fase. Na 2ª e 3ª fases houveram turno e returno com 6 jogos cada. Faltou estudar melhor a fórmula do torneio para que não houvesse tantos jogos. Quanto ao sistema de rebaixamento, a própria fórmula complicou demais, rebaixando as 2 últimas equipes por grupo na 1ª fase e também aquelas que não passaram para a 3ª fase visando formar a 5ª divisão. Foi algo complicado do(a) torcedor(a) entender a própria fórmula de disputa ao longo das 3 primeiras fases, especialmente, a 2ª.

Problemas como a eliminação do Fernandópolis na 2ª fase do torneio e o campo do América que tinha linhas de futebol americano após um evento em seu campo de jogo foram destaques. Equipes desistiram de continuar o torneio ainda na 1ª fase como a Santacruzense. A regionalização não foi algo capaz de mostrar que o futebol do Alto Tietê tinha condições de seguir no torneio, tendo suas equipes da 2ª fase campanhas que não refletiam nem sequer estarem ali, ficando muito abaixo do nível das demais. Isto precisa ser revisto. Cabe a FPF, repensar este tipo de formato quando houver novas divisões.

Particularmente, acredito que clubes buscam visibilidade e portanto não é interessante sumirem numa 4ª ou 5ª divisão. Prefiro 2 divisões com a atual A2 regionalizada e bem trabalhada com grupos maiores e menos jogos do que 5 divisões. Outra ideia para que a FPF comece a dar valor aos clubes e não fazê-los sumir em divisões como punição. O Paulista da 4ª divisão ou Sub-23 chamada Série B, pode ser visto no canal do YouTube chamado Futebol Paulista. Desejo bons jogos.       



Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 55679


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A dor pelo povo Yanomami Vander Roberto
Cartas 469 anos da cidade de São Paulo Vander Roberto
Artigos O Capitalismo matará a humanidade! Vander Roberto
Artigos Novas mídias para ver o futebol paulista em 2023 Vander Roberto
Artigos Jogadores de futebol: respeitem as mulheres! Vander Roberto
Artigos A cidade de São Paulo está largada Vander Roberto
Artigos O Bolsonarismo é braço do Nazismo. Acordem! Vander Roberto
Artigos Direito de escolha Vander Roberto
Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 151 até 159 de um total de 159.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Lançamento livro Insana Verdade - Terezinha Tarcitano 3 Visitas

Páginas: Primeira Anterior