Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O desastre na Copa Feminina em 2023
Vander Roberto

O Brasil foi eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina em 2023 após o empate com a Jamaica em 0x0. Eliminada precocemente, afinal, o Brasil era cotado ao menos para chegar nas oitavas do torneio, é preciso analisar com calma as razões desta triste surpresa.

Primeiramente, observei uma falta de imposição do jogo brasileiro, uma marcação duvidosa no meio campo e um ataque pouco criativo que foi anulado a partir da segunda partida e concretizado na terceira. Nosso ataque careceu de aproximação, toques mais contínuos com passes rápidos e especialmente a famosa criatividade impondo dribles e tabelinhas. O selecionado brasileiro parecia lento.

Extra campo, a técnica Pia Sundhage tinha nas mãos poucas opções para oxigenar a seleção feminina trabalhando com aquilo que dispunha. Nossa seleção é o inverso dos clubes nacionais que prezam pela competitividade em torneios internos e internacionais. Talvez, observar modelos como o Corinthians, a Ferroviária, o Palmeiras atual, possam dar uma ideia daquilo que possa ser melhorado neste quesito.

O desnível entre clubes que disputam nossos torneios nacionais são evidentes resumindo-se as principais equipes ao estado paulista. Isto não serve como parâmetro para montarmos uma seleção nacional. Ainda que tenhamos jogadoras atuando no exterior para tentar pegar experiência e o nível da elite desta modalidade, é muito pouco, não refletindo no conjunto precisando modelar esta conexão.

A CBF precisa começar a entender que o futebol feminino não é uma alternativa ao futebol masculino e sim uma modalidade própria que exige investimentos pontuais. Uma visão mais específica e olhando com bastante atenção aos problemas da falta de competitividade da seleção feminina poderão ajudar muito em outras Copas do Mundo. Entender modelos vitoriosos e como isto ocorreu é bom começo.

As moças são as menos culpadas pela desclassificação. Futebol exige tática, técnica, iniciativa, imposição de jogo e finalização acertada. Reunir tudo isto no elenco ao mesmo tempo não é fácil. A própria técnica Pia Sundhage sabia das nossas limitações e tentou fazer aquilo que pode. Quem sabe, novo desenho tático para os próximos anos ajude a seleção brasileira a ter notoriedade nesta modalidade.

O momento é aproveitar para entendermos como jogam as seleções de melhor nível e tirar lições aprendidas deste mundial. Uma boa leitura das adversárias que continuam na Copa poderá clarear bem o que não fizemos e o que tem que ser feito. Não basta trazer especialistas se não atingimos o básico que seja esperado para competir numa Copa do Mundo. Estudar o jogo alheio é essencial.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 55608


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Definidas as quartas da A2 do Paulista 2023 Vander Roberto
Artigos Centenário do querido Bandeirante de Birigui! Vander Roberto
Artigos Enchentes e suas questões Vander Roberto
Artigos O estudo como afirmação e motivação Vander Roberto
Artigos Entrevista para estudantes sobre História Afro/Indígena Vander Roberto
Artigos Dicas para quem pretende fazer superior em História em 2023 Vander Roberto
Artigos Modelos coloniais no século XXI Vander Roberto
Artigos Jéssica Senra respondeu ao vereador gaúcho! Vander Roberto
Artigos Senadores(as) trabalharão só 9 dias! Vander Roberto
Artigos O programa Gnome Chess Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 131 até 140 de um total de 159.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
A margarida que falou por 30 dias - Condorcet Aranha 56580 Visitas
A importância da pré alfabetização na educação infantil - Andréia Aparecida da Silva 56579 Visitas
A ORIGEM DA INFELICIDADE SEXUAL - HSERPA 56575 Visitas
🔴 Apenas um instante no universo - Rafael da Silva Claro 56574 Visitas
🔴 Vergonha alheia - Rafael da Silva Claro 56573 Visitas
Quem sou eu - Augusta Schimidt 56573 Visitas
🔵 O ancião japonês - Rafael da Silva Claro 56572 Visitas
PARA GLÓRIA DO SENHOR... - ANTONIO FERREIRA BISPO 56570 Visitas
BRASIL - FICÇÃO OU REALIDADE? - Lailton Araújo 56558 Visitas
Sincronia Sistêmica: - Isnar Amaral 56557 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última