Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Jogos de linguagem
Isadora Welzel

Os jogos de linguagem consistem em domínios variados cujas palavras adquirem significado conforme o uso e a inserção da mesma em um desses jogos, que configuram circunstâncias diferentes. Uma mesma palavra (considerada uma ferramenta, por Wittgenstein) pode obter sentidos distintos a partir dos diferentes jogos de linguagem, que fornecem um contexto e um significado. Tais jogos de linguagem são formados por regras, e o seu exercício se configura como segui-las. Essas regras são dadas durante a execução do jogo, não fora nem antes dele. Ou seja, seguir as regras é sinônimo de aplicá-las. Além disso, são regras expostas e públicas, que não obscurecem aquilo que apresentam, posto que estão dadas e se fazem presentes. Por se tratar de regras internas ao jogo de palavras, não se vinculam a algo material. O sentido de uma palavra depende de seu uso no jogo de linguagem e isso se exemplifica da seguinte maneira: a palavra “martelo” pode assumir significados diferentes conforme o campo semântico de sua utilização, podendo estar relacionada a um instrumento de trabalho no caso de uma carpintaria, ou então ser relativa a um osso do corpo humano, quando a palavra é aplicada no âmbito médico por um otorrinolaringologista. Outro exemplo: a palavra “flor” pode se munir de um significado no jogo de linguagem da botânica que é diverso do sentido que obtém ao utilizar o termo no contexto da jardinagem, e que por sua vez, pode possuir um significado distinto em uma poesia. Assim, jogos de linguagem são caracterizados como múltiplos e incontáveis, e entendidos como comunidades de significado que fornecem sentido aos seus usuários, sendo que esses partilham de uma forma de vida em comum (Lebensform), a qual se configura como uma condição para o jogo de linguagem, dotado de regras advindas da gramática e aplicadas a partir da execução/realização durante o jogo que estiver em questão.

Disciplina: Filosofia da Linguagem


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55557


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Resenha: Mitologias Jurídicas da Modernidade Isadora Welzel
Resenhas Resenha crítica: Direito Penal na Grécia Antiga Isadora Welzel
Artigos Positivismo jurídico: Hans Kelsen e Norberto Bobbio Isadora Welzel
Artigos Ciência do direito positivo e ciência do direito justo Isadora Welzel
Artigos O Direito conforme os pensadores contratualistas Isadora Welzel
Artigos A elaboração das leis e a liberdade em Kant Isadora Welzel
Artigos Diferenças entre Locke e Rousseau Isadora Welzel
Artigos A concepção hobbesiana do estado de natureza Isadora Welzel
Artigos Introdução ao direito, o nomos da terra e o contrato social Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 131 até 139 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Faça alguém feliz - 55897 Visitas
viramundo vai a frança - 55897 Visitas
Delícias da festa junina - Ivone Boechat 55896 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 55896 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 55891 Visitas
Amores! - 55890 Visitas
MOMENTO DE REENCARNAR - Henrique Pompilio de Araujo 55887 Visitas
Opinião - valmir viana 55886 Visitas
Resumo do futebol paulista masculino em 2023 - Vander Roberto 55884 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 55878 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última