Atores:
Padre Antônio
Zeca
Cena única
Os diálogos entre os personagens se desenrolam da sacristia da igreja.
Zeca – Com licença ... Bom dia !
Padre – Bom dia ! Eu estou ocupado, mas pode se aproximar meu filho.
Zeca – Primeiramente .. . Quero pedir sua Bênção padre Antônio.
Padre – Deus te abençoe ! Agora me diga seu...
Zeca- José Carlos da Silva
Padre – Seu José Carlos...
Zeca – Pode me chamar de Zeca. É assim que sou tratado.
Padre – Como queira... Zeca, o que o trouxe à igreja há esta hora.
Zeca – Eu sei que já é tarde padre. Mas eu estou agoniado. No estou conseguindo dormir.
Padre – Então aconselho ir ao médico. Ele vai passar um remedinho pra sua insônia.
Zeca – Acho que remédio não resolve não. Só o senhor mesmo.
Padre – Já sei! Pecou e está com a consciência pesada...
Zeca – Mais ou menos padre.
Padre – Amanhã , antes da missa dominical, apareça no confessionário...
Zeca – Apareço sim... Tô precisando me confessar. Mas eu estou aqui agora é pra fazer um pedido.
Padre – Então peça... Se eu puder ajudar.
Zeca – Eu quero sacramentar a minha união com a Clara. Minha companheira!
Padre – Há quanto tempo vocês vivem juntos.
Zeca – Dez anos.
Padre – E porque só agora resolveu se casar no religioso?
Zeca – Porque só agora criei coragem.
Padre - E o que o fez criar “coragem”?
Zeca – O papa Francisco.
Padre – O papa Francisco?
Zeca – Santo Papa! O homem mais compreensível e tolerante que conheci na minha vida.
Padre – Te dou razão Zeca. Ele está provocando mudanças profundas na Igreja Católica.
Zeca – Então padre... O senhor casa a gente?
Padre - E com imensa satisfação. Mas antes, preciso fazer algumas perguntas.
Zeca – É necessário?
Padre- Sim Zeca! Mas não me olhe com está cara. Não é um interrogatório! O tempo da Inquisição já passou.
Zeca – Inquisição? O que é esse trem?
Padre – Esqueça meu filho... Só estava brincado.
Zeca – Tá bom... O que o senhor quer saber?
Padre – Vamos lá. O senhor é batizado?
Zeca – Sou!... Batizado e Crismado.
Padre – Na igreja católica.
Zeca – Uai! Se eu sou católico...
Padre – Nem todo católico foi sempre católico, seu José Carlos.
Zeca – Padre Antônio.., Mas eu sou católico desde que me conheço como gente.
Padre – Bom! E sua companheira Clara?
Zeca – A Clara?
Padre – Não é esse o nome dela?
Zeca – Sim! Clara Brastemp! É assim que a chamo.
Padre – Bom... Ela é batizada?
Zeca – Não. Só passou pelo controle de qualidade. E rigoroso!
Padre – Controle de qualidade?
Zeca – Deixa pra lá padre. É muito complicado e também não sei explicar. Sou agricultor e não técnico.
Padre – Bom! Tudo se resolve. Ela pode ser batizada antes do casamento.
Zeca – Se é necessário...
Padre – Sim! Temos que seguir os ritos da igreja.
Zeca – Com certeza. Quero tudo certinho.
Padre – Zeca... Achei bem diferente o sobrenome da sua companheira... Brastemp!
Zeca – É nome de família, né padre... que se pode fazer?
Padre – Nada meu filho... nada. E a família dela é muito grande?
Zeca – Se é ???... É enorme padre...
Padre – Quantos são, você sabe?
Zeca – Prá lhe falar a verdade, eu não sei não padre. Sei que é grande, mas eu não conheço todo mundo. Só conheço alguns pelo nome.
Padre – E você podia citar os nomes de alguns?
Zeca – Se é importante pro senhor, eu posso sim.
Padre – Pois então vamos lá, cite os nomes de alguns.
Zeca – Olhe, tem geladeira, fogão, batedeira, freezer, liquidificador, frigobar, até ar condicionado tem.
Padre – Espere aí seu Zeca! Mas esses nomes que o senhor citou, não são eletrodomésticos?
Zeca – É sim senhor.
Padre – Mas eu não estou entendendo...
Zeca – Não está entendendo o quê?
Padre – Me diga uma coisa, a Clara é quem afinal de contas?
Zeca – Ué!.. Uma lavadora, ora.
Padre – Mas o senhor não está querendo-me dizer que deseja casar com uma máquina de lavar, não é mesmo?
Zeca – Lavadora! Clara é uma lavadora. E das boas!
Padre - Máquina de lavar, lavadora ... É tudo igual seu José Carlos.
Zeca - Não é não. Clara não é uma máquina. Ela tem sentimentos!
Padre – O senhor ficou maluco? O que passa pela sua cabeça? Onde já se viu alguém casar com uma máquina de lavar?
Zeca – Lavadora!
Padre - (respira e conta até três) Um... dois... três ... Certamente o senhor deve ter uma explicação para essa loucura, não é mesmo ?
Zeca – Loucura não... Paixão! ... Eu vou explicar...
Padre – Pois então me explique.
Zeca – Clara, além de ser uma lavadora de mão cheia... Olha pra minha camisa... Branca de dá gosto! Já a do senhor...
Padre – O senhor está insinuando que a minha roupa não está bem lavada? Que eu sou relaxado?
Zeca - Não estou insinuando nada.
Padre – Ah bom!
Zeca - Só estou comparando... (Zeca encosta o seu braço no ombro do padre) Olha a diferença! Gritante!
Padre - Desgruda homem! Já vi, não sou cego... (irônico) O que a sua Clara é além de "boa" lavadora?
Zeca – Veja só padre: A Clara nunca me encheu o saco. Não reclama quando saio com meus amigos pra tomar uma cervejinha. Não é fofoqueira e nem ciumenta. E quando a gente se casar não vou ter que aguentar o mau humor na TPM e também nem terei que dormir no sofá da sala.
Padre – Estou impressionado! Tem mais?
Zeca – Sim! A bichinha, além do mais, é muito econômica. Não vou ter de gastar com cabelereiro, manicure, academia, cirurgia plástica, isso sem contar que não vou precisar de me preocupar com o cartão de crédito, São motivos suficientes, ou quer mais?
Padre- Chega! Já escutei o suficiente.
Zeca - Então...
Padre - Apesar de todas as "qualidades" de sua companheira...Não vai haver casamento!
Zeca - Não? Por que padre?
Padre – Clara é uma ma... Lavadora. Não é um ser humano.
Zeca – E qual o problema? Na bíblia não tem nada que diz que é proibido um homem casar com uma lavadora.
Padre – Eu sei! Na época que foi escrita a sagrada escritura, que eu saiba, não existia lavadora. Muito menos eletricidade. Por isso não está na Bíblia!
Zeca – Se não tá...
Padre – Senhor José, não quero mais discutir. Reflita homem! O seu pedido é absurdo. A Igreja não autorizará o seu casamento.
Zeca - Nem indo ao Papa? O Chiquinho é tão compreensível. .
Padre- Francisco é um santo papa, mas não é maluco para permitir o seu casamento com Clara.
Zeca – Duvido!
Padre – Então o senhor acha que o papa é maluco?
Zeca – Claro que não! Chiquinho é o papa mais lúcido que já existiu. Eu duvido é que ele seja contra o meu casamento com a Clara. Pelo contrário, ele abençoaria a nossa união.
Padre - Em que o senhor se baseia para ter todo esta convicção?
Zeca retira um recorte de jornal do bolso e lê para o padre
Zeca – No pronunciamento do Chiquinho que saiu no jornal de ontem... Vou ler pro senhor: Papa Francisco aprova oficialmente a união homossexual e pede aceitação a toda forma de amor em sua exortação apostólica pós-sinodal “ Amoris Laetitia”.
Padre – O que o senhor acaba de ler é verdade?
Zeca – Verdade verdadeira. Eu tenho pouca instrução, mas aprendi a ler.
Padre – Só não aprendeu a interpretar.
Zeca – Além de maluco, agora o senhor também tá me chamando de burro?
Padre – Calma! Não se exalte...
Zeca – Calma nada. Tá escrito! O papa pede a aceitação à toda forma de amor. Se ele aprova casamento de homem com homem e mulher com mulher, óbvio que ele abençoaria minha união com a Clara.
Padre – Entenda senhor José Carlos... Não quero ofendê-lo ... O padre se refere à união entre seres humanos. Não humanos com máquinas...
Zeca – Lavadora! Lavadora! Lavadora!...
Padre – Tudo bem! Mas lavadora não é um ser humano.
Zeca – Padre Antônio, estou começando a achar que o senhor é eletrofóbico.
Padre – Eletro o quê?
Zeca – Eletrofóbico! De eletrofobia... Preconceitos contra eletrodomésticos.
Padre – Não me venha com neologismos.
Zeca – Neo o quê?
Padre – Esqueça! Eu não tenho nenhum tipo de preconceito contra eletrodoméstico. Fique sabendo que eu sou apaixonado pelo meu micro ondas.
Zeca – Então saia do armário e assuma sua relação.
Padre – Não entendi? Repita o que você falou.
Zeca – Esqueça padre, não está mais aqui quem falou.
Padre - Senhor! Perdoe este homem. Ele não está em seu pleno juízo.
Zeca – Senhor! Perdoe este padre por sua intolerância.
Padre – Meu Deus! Aonde eu fui amarrar meu bode... Tudo bem Zeca... Já estou mais calmo.
Zeca - Que bom! Estresse mata...
Padre - Você venceu! Vamos supor que a igreja autorize o seu casamento com Clara... Como ela subiria ao altar? Que eu saiba lavadora não tem pernas.
Zeca – Não tem pernas... Mas Clara tem rodinhas!
Padre Antônio sai de cena gritando.
Padre – Ai meu Deus... Eu joguei pedra na cruz! Eu joguei pedra na cruz.
Zeca – E eu que sou o louco... O jeito é apelar para o Papa. Chiquinho... Fui!
FIM
|